Lançamento do Livro “Ópera no Recife: Vozes, Bastidores e Espectadores”


No próximo dia 25 de março, às 17h, na Academia de Pernambucana de Letras, será lançado o livro “Ópera no Recife: vozes, bastidores e espectadores”. A publicação é o primeiro livro que retrata o universo da ópera no Recife no período do final do século XIX ao século XX.

Organizado por Karuna Sindhu de Paula e Sérgio Deslandes, o livro é fruto do projeto de pesquisa financiado pelo edital do FUNCULTURA (2015). O projeto foi o primeiro contemplado na inédita linha de ação de pesquisa de Ópera. A pesquisa tornou-se livro pelo esforço da produção e equipe do projeto, como um adicional, pois o projeto não contemplava a impressão. A equipe entendendo a importância de socializar o resultado deste mergulho na cultura operística assumiu esta iniciativa.

Mas, existe ópera em Recife? “Sim, existe ópera no Recife. Estudamos algo vivo”, evidenciam os pesquisadores. O estudo teve por objeto o desenvolvimento de uma extensa pesquisa com documentos, entrevistas e bibliografia, para a composição de uma interpretação histórica sobre a implantação e os aspectos da ópera na cidade do Recife. 

A publicação articula memórias e apresenta uma rica contribuição em pontos pouco explorados, alguns deles inéditos. Oferece ao leitor novos enquadramentos e ênfases de momentos e movimentos operísticos. O livro foi organizado seguindo a estrutura padrão de uma ópera, com seus elementos fundamentais.

O projeto também prevê um ciclo de palestras com o interesse em dialogar sobre a pesquisa. Tendo em vista ser uma pesquisa aberta, as palestras são espaços de troca sobre o conhecimento operístico e de conceder a voz às pessoas protagonistas dessa história da ópera.

Ciclo De Palestras
- SESC - Unidade Santo Amaro / sala de música (dia 22/03 às 10h);
- UFPE / Teatro Joaquim Cardozo (dia 22/03 às 17h).


Sobre os autores:
Karuna Sindhu de Paula _ Mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua como pesquisadora e produtora cultural.
Felipe Azevedo de Souza _ Mestre em História pela UFPE e doutor em História Social pela UNICAMP.
Sérgio Deslandes _ Natural de Curitiba/PR. Em 2008 concluiu seu Mestrado em Composição Musical na UFBA e em 2015, o Doutorado em Música - Regência, na mesma instituição. Lançou em 2017 seu CD Eixo, o terceiro de composições próprias. Atuou como professor no Conservatório de MPB de Curitiba, na Faculdade de Artes do Paraná, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Universidade Federal da Bahia e na Universidade Estadual de Feira de Santana sempre com as cadeiras de violão, harmonia, contraponto, arranjos vocais, regência e principalmente canto coral. Desde 2008 possui um verbete no Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira; em 2010, atuou como maestro interno da Ópera Carmen, encenada no Teatro Guaíra (Curitiba) e em abril de 2013 ganhou o titulo de Comendador da Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes pela Sociedade Brasileira de Artes Cultura, e Ensino de Campinas (SP). Hoje, é professor universitário na UFPE, e atua com instrumentista no Quarteto de Violões Tapioca de Shark.

Informações:
Data: 25 de março de 2018
Hora: 17h
Local: Academia Pernambucana de Letras - Av. Rui Barbosa, 1596 - Graças, Recife
Valor do Livro (especial para o dia do lançamento!): R$ 35,00
* Na ocasião acontecerão concertos musicais realizado por grupos e artistas enfocados na pesquisa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife