Galeria Corbiniano Lins abre exposição sobre o Teatro de Arena


Retratando o engajamento artístico e político durante a ditadura militar, a mostra “Arena Conta... Teatro e Resistência no Brasil (1965-1970)” terá vernissage na terça-feira (13)

A Galeria de Artes Corbiniano Lins, que fica no Sesc Santo Amaro, abre nesta terça-feira (13) a exposição “Arena conta... Teatro e Resistência no Brasil (1965-1970)”. As obras retratam a importância do Teatro de Arena, um dos principais grupos do teatro brasileiro, que teve destaque no período da ditadura militar com os trabalhos do dramaturgo, encenador e militante Augusto Boal. A vernissage acontece às 17h.

A exposição é realizada pelo Departamento Nacional do Sesc em parceria com o Instituto Augusto Boal e já percorreu várias cidades do país. O acervo traz três vídeos e sete painéis com fotografias de três espetáculos dirigidos por Boal: “Arena conta Zumbi”, “Arena conta Tiradentes” e “Arena conta Bolivar”. Em espaço alternativo, as montagens conciliavam a criatividade e os temas das discussões sobre a política brasileira, diante da repressão da época.

Na exposição “Arena Conta... Teatro e Resistência no Brasil (1965-1970)”, o público poderá conferir as histórias de três personagens presentes nestes espetáculos, que tiveram a criação de textos semelhantes. São eles: Zumbi, líder da rebelião de escravos travada no Quilombo dos Palmares; Tiradentes, uma das principais cabeças da Inconfidência Mineira; e Simon Bolívar, liderança política venezuelana nas lutas pela independência das colônias espanholas.

A visitação é gratuita e pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até o dia 28 de abril. Grupos e escolas podem fazer agendamento pelo telefone (81) 3216.1728. O Sesc Santo Amaro fica localizado na Rua Treze de Maio, 455.




Teatro de Arena – Foi um dos mais importantes grupos da década de 50 e 60, revolucionando o teatro brasileiro. Foi fundado em São Paulo, em 1953, como alternativa à cena cultural no período da ditadura. Eram apresentadas montagens a baixo custo em espaços improvisados, retratando temas da política brasileira. O Teatro de Arena optou pelo gênero musical, uma novidade no teatro da época, facilitando a assimilação pelo público. O dramaturgo Augusto Boal foi um dos incentivadores da nacionalização dos clássicos.

Galeria – Inaugurado em 4 de setembro de 2015, o espaço recebeu o nome em homenagem ao artista José Corbiniano Lins.

Sesc - O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.


Serviço:
Exposição “Arena Conta... Teatro e Resistência no Brasil (1965-1970).
Local: Galeria Corbiniano Lins | Sesc Santo Amaro – Rua Treze de Maio, nº 455
Inauguração: 13 de março, às 17h
Visitação: sexta-feira, das 9h às 17h, até o dia 28 de abril
Informações: (81) 3216.1728
Entrada gratuita


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Jardim Espaço Plural comemora um ano com atividades gratuitas durante o mês de Abril