Fundação Gilberto Freyre, uma ótima opção de lazer e conhecimento

Foto reprodução/Facebook

A semana começou e você ainda não sabe o que vai fazer? Que tal ir conhecer a Fundação Gilberto Freyre e ter uma experiência incrível?

Criada em 1987, a Fundação Gilberto Freyre tem a missão de preservar e disponibilizar ao público o patrimônio pessoal e intelectual reunido pelo escritor pernambucano e de estimular a continuidade dos seus estudos e de suas ideias, voltados para a compreensão e interpretação da realidade cultural e social brasileira.

O patrimônio pessoal, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), reúne o conjunto arquitetônico e paisagístico formado pela Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre e pelo Sítio Ecológico. 

A casa-museu é um espaço que vai muito além do arquitetônico. É uma referência atual de experiência patrimonial e humana. É um conjunto de cômodos que abriga azulejos que lembram as Quintas portuguesas, peças etnográficas que apresentam o culturalismo antropológico do proprietário, mobílias que registram o ofício de estrangeiros radicados em Recife no trato da madeira. Da face arquitetônica à distribuição das salas, quartos e corredores, é também um centro de exposição dedicado à vida das casas de sítios do Recife do século XIX, onde se busca compreender a relevância dos objetos na esfera caseira, não apenas sob a dimensão utilitarista do uso desses objetos, mas também do cotidiano no qual estiveram imersos, motivando desejos, conflitos e sentidos. 

A área externa alimenta a relação estabelecida pelo escritor com o meio natural.  No sítio que ocupa o entorno e avança por sobre a casa, ele cultivou espécies nativas como o cajueiro e a pitangueira misturadas às espécies exóticas, mas já  abrasileiradas, como as mangueiras e jaqueiras. Criou um ambiente hospitaleiro compartilhado fraternalmente com a fauna local e onde, em caminhadas diárias, colhia frutos e buscava inspiração.


Serviço:
Fundação Gilberto Freyre
Rua Dois Irmão, 320, Apipucos, Recife
Contato: (81) 3441.1733 | (81) 3441.3348
Whatsapp: (81) 9.9211.6793 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado