Caruaru recebe o Jazz & Blues Festival durante a Semana Santa

Uptown Band Adriana P
O jazz e o blues estão ganhando cada vez mais espaço dentro de Pernambuco. Prova disso é que o Caruaru Por Paixão, que em sua 2ª edição promoverá um circuito gastronômico, exposições de arte, apresentações artísticas e shows até domingo (1º), em sete polos descentralizados para celebrar a Semana Santa, abre espaço na sua programação, tradicionalmente comandada pela música nordestina, para receber, nesta quinta-feira (29), o Jazz & Blues Festival. A mostra, que é gratuita e tem curadoria do músico e produtor Giovanni Papaleo e de Jackson Rocha Jr, da Promundo, traz entre as atrações, George Israel, Uptown Blues Band, Allycats Band e Joanathan Richard.


O músico George Israel, que integra o Kid Abelha desde sua formação, em 1981, e ainda mantém, paralelamente, carreira solo desde 2007, será o responsável por fechar a noite, subindo ao palco às 00h com um dos shows mais aguardados pelo público e com um repertório repleto de clássicos, como “Exagerado”, “Sonífera Ilha”, “Na Rua, na Chuva”, “Puro Êxtase”, entre outros. Ele, que também compõe, tem mais de 80 canções gravadas em parceria com Paula Toller e 18 músicas com Cazuza. Com o Kid Abelha, gravou 15 discos, sendo o Acústico MTV um dos que coproduziu. 

Outra atração bastante esperada da noite é a Uptown Blues Band, a banda pioneira de blues em Pernambuco, capitaneada por Giovanni Papaleo. O grupo, com 20 anos de estrada, está, inclusive, concorrendo ao Prêmio Profissionais da Música 2018 na categoria Melhor Artista de Blues e Melhor Festival, com o Gravatá Jazz Festival. “Para nós, que dedicamos nossa vida ao crescimento do jazz e do blues em Pernambuco e no Nordeste, a indicação ao prêmio é uma conquista e tanto! Prova que estamos no caminho certo. Ainda mais neste momento, quando estamos comemorando 20 anos de carreira e com vários projetos prontos para serem colocados em prática. A Uptown é a banda anfitriã de vários festivais do gênero justamente porque nosso objetivo maior é promover o cenário local do jazz e do blues como um todo, dando destaque aos companheiros talentosos que estão conosco nessa jornada”, diz Papaleo. O show, que marca a estreia da banda nos palcos caruarenses, trará entre as faixas hits como Sweet Child o’Mine, Uptown Blues, Come Togheter e até um medley com músicas de Raul Seixas com arranjos de blues.

Para abrir a programação, às 20h, a mostra musical convocou a banda pernambucana Allycats, que traz em suas apresentações toda a energia dançante dos tempos áureos do rock’n roll, na década de 50. Com visual e conceito Old School, o grupo traz como influência os estilos rockabilly, psychobilly, hillbilly e country, passando, claro, também pelo blues. Com som dançante, contagiante e inovador – o que agrada públicos de todas as idades –, a Allycats conta com repertório eclético, com canções próprias e também releituras de clássicos do rock e da música contemporânea. Entre os artistas homenageados nas apresentações, ícones como Elvis Presley, Johnny Cash, Buddy Holy, Gene Vicent, entre outros.

O caruarense Joanathan Richard, cantor e compositor com longa trajetória na cena local do blues, também integra a programação da mostra.

O Caruaru Por Paixão tem como proposta oferecer uma vivência cultural única ao público que visita Caruaru, município localizado a 130 km de distância do Recife, durante Semana Santa. As manifestações artísticas acontecem em lugares simbólicos da cidade, como a Feira de Artesanato, o Monte Bom Jesus e o Alto do Moura (Maior Centro de Artes Figurativas das Américas), e ainda em polos de entretenimento, como a Avenida Agamenon Magalhães, Rua da Má Fama, Estação Ferroviária e museus.

Aberta à diversidade cultural, além de receber shows de jazz e blues, a cidade ainda promoverá apresentações de música contemporânea e de música nordestina, fazendo jus ao título de Capital do Forró.

Mais blues e jazz em Caruaru – Na sexta-feira (30), dia seguinte ao Jazz & Blues Festival, a Uptown Blues Band volta a se apresentar em Caruaru. Desta vez, no espaço de eventos montado em frente ao Armazém da Criatividade, no Polo de Confecções do município, a partir das 13h. Para o show, a banda contará com a participação especial de João André Vilela, considerado o melhor gaitista de blues de Maceió, em Alagoas. A proposta é levar diversão e cultura para um dos mais tradicionais centros de compras de Pernambuco. 

Serviço:
Jazz & Blues Festival
Onde: Polo Estação Criativa (Estação Ferroviária de Caruaru)
Hora: A partir das 20h
Quando: 29 de março, quinta-feira
  
Programação

20h - Allycats Band
21h20 - Joanathan Richard
22h40 - Uptown Blues Band
0h - George Israel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife