quinta-feira, 22 de março de 2018

“Auto da Via Dolorosa” interpreta a Via Crucis em igrejas de Pernambuco



Espetáculo que narra a história de Jesus abrirá, em 2018, o ciclo de apresentações da Semana Santa na capital na segunda (26) e conta com edições também no interior

Dedicado a recontar a história de Jesus Cristo do ponto de vista da Via Crucis, o espetáculo “Auto da Via Dolorosa” chega à quarta edição em 2018. A encenação do Coletivo Ditirambos estreia na segunda-feira (26/03) com apresentação gratuita na Igreja de Santa Cruz, no bairro da Boa Vista, no Recife, abrindo o ciclo de apresentações religiosas da Semana Santa na capital pernambucana.


O diferencial do “Auto da Via Dolorosa” é que ele acontece sempre em igrejas e espaços intimistas, e narra a vida de Jesus sob a ótica da Via Crucis. “O espetáculo passeia pelas 15 estações da Via Sacra, destrinchando episódios como o encontro do Cristo com Maria, a primeira e a segunda quedas, a crucificação e a ressureição”, explica o diretor do espetáculo, Thiago Ambrieel.

Há quatro anos, o espetáculo ganha vida de forma única e marca as encenações religiosas do período da Páscoa no Recife. Tendo como base o texto do dramaturgo e poeta francês Henry Ghéon, o coletivo construiu uma opereta sacro-erudita, com partes interpretadas e cantadas. “O Auto é composto por seis atores, oito cantores e dois músicos, que se revezam nos diversos papeis da história, de forma que a mensagem em si se torna o grande protagonista”, conta Hemerson Moura, assistente de direção e ator integrante do elenco.

A encenação tem como forte inspiração o estilo barroco, que é levado ao figurino, à maquiagem e à estética geral do espetáculo. As interpretações ganham toques do teatro grego, com as figuras de coro e corifeu e o uso de máscaras. Já a parte musical foi dirigida pela professora de canto e cantora lírica Célia Oliveira, que elaborou arranjos exclusivos para fragmentos do texto. O coro a quatro vozes entoa os cânticos acompanhados de órgão e percussão.  

O Auto conta ainda com desenho especial de iluminação, além de recursos de projeção que engrandecem a encenação. Este ano, pela primeira vez, o espetáculo traz a novidade de leitura em libras e audiodescrição para deficientes visuais e auditivos. “Queremos trazer ao público uma abordagem diferenciada da história da Paixão de Cristo, usando recursos para recontar essa história de forma única e inclusiva, sensibilizando-o a mergulhar e refletir sobre a mensagem que o texto traz”, ressalta Hemerson.

Após a estreia da temporada na segunda-feira (26), o espetáculo circula por Olinda (27/03), Bezerros (28/03), retorna à capital para uma edição especial no Morro da Conceição (29/03) e conclui o circuito em Floresta (30/03). Todas as apresentações têm início às 19h e são gratuitas, mas o grupo pede doações de alimentos não perecíveis, a serem encaminhados a instituições de caridade do Recife.

Confira o teaser da temporada 2018 do espetáculo: https://www.youtube.com/watch?v=jUz8D9daSYk 

Serviço:
Estreia da 4ª temporada do espetáculo “Auto da Via Dolorosa”
Quando: segunda-feira, 26 de março de 2018
Local: Igreja de Santa Cruz (Rua de Santa Cruz, 413 – Boa Vista, Recife/PE)
Horário: 19h
Entrada gratuita.

Programação completa do espetáculo:
- Segunda-feira, 26/03 – Estreia no Recife, na Igreja de Santa Cruz, às 19h.
- Terça-feira, 27/03 – Apresentação em Olinda, na Igreja do Carmo (Rua do Bonfim – Carmo, Olinda/PE), às 19h.
- Quarta-feira, 28/03 – Apresentação em Bezerros, no Agreste, na Paróquia São José (Rua da Matriz, 27 – Rosário, Bezerros/PE), às 19h.
- Quinta-feira, 29/03 – Apresentação no Recife, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição (Estrada do Morro da Conceição, S/N – Casa Amarela, Recife/PE), às 19h.
- Sexta-feira, 30/03 – Apresentação em Floresta, no Sertão, na Catedral do Senhor Bom Jesus dos Aflitos (Travessa Enéias G. Ferraz, 188 – Floresta/PE).


Nenhum comentário:

Postar um comentário