“Auto da Via Dolorosa” interpreta a Via Crucis em igrejas de Pernambuco



Espetáculo que narra a história de Jesus abrirá, em 2018, o ciclo de apresentações da Semana Santa na capital na segunda (26) e conta com edições também no interior

Dedicado a recontar a história de Jesus Cristo do ponto de vista da Via Crucis, o espetáculo “Auto da Via Dolorosa” chega à quarta edição em 2018. A encenação do Coletivo Ditirambos estreia na segunda-feira (26/03) com apresentação gratuita na Igreja de Santa Cruz, no bairro da Boa Vista, no Recife, abrindo o ciclo de apresentações religiosas da Semana Santa na capital pernambucana.


O diferencial do “Auto da Via Dolorosa” é que ele acontece sempre em igrejas e espaços intimistas, e narra a vida de Jesus sob a ótica da Via Crucis. “O espetáculo passeia pelas 15 estações da Via Sacra, destrinchando episódios como o encontro do Cristo com Maria, a primeira e a segunda quedas, a crucificação e a ressureição”, explica o diretor do espetáculo, Thiago Ambrieel.

Há quatro anos, o espetáculo ganha vida de forma única e marca as encenações religiosas do período da Páscoa no Recife. Tendo como base o texto do dramaturgo e poeta francês Henry Ghéon, o coletivo construiu uma opereta sacro-erudita, com partes interpretadas e cantadas. “O Auto é composto por seis atores, oito cantores e dois músicos, que se revezam nos diversos papeis da história, de forma que a mensagem em si se torna o grande protagonista”, conta Hemerson Moura, assistente de direção e ator integrante do elenco.

A encenação tem como forte inspiração o estilo barroco, que é levado ao figurino, à maquiagem e à estética geral do espetáculo. As interpretações ganham toques do teatro grego, com as figuras de coro e corifeu e o uso de máscaras. Já a parte musical foi dirigida pela professora de canto e cantora lírica Célia Oliveira, que elaborou arranjos exclusivos para fragmentos do texto. O coro a quatro vozes entoa os cânticos acompanhados de órgão e percussão.  

O Auto conta ainda com desenho especial de iluminação, além de recursos de projeção que engrandecem a encenação. Este ano, pela primeira vez, o espetáculo traz a novidade de leitura em libras e audiodescrição para deficientes visuais e auditivos. “Queremos trazer ao público uma abordagem diferenciada da história da Paixão de Cristo, usando recursos para recontar essa história de forma única e inclusiva, sensibilizando-o a mergulhar e refletir sobre a mensagem que o texto traz”, ressalta Hemerson.

Após a estreia da temporada na segunda-feira (26), o espetáculo circula por Olinda (27/03), Bezerros (28/03), retorna à capital para uma edição especial no Morro da Conceição (29/03) e conclui o circuito em Floresta (30/03). Todas as apresentações têm início às 19h e são gratuitas, mas o grupo pede doações de alimentos não perecíveis, a serem encaminhados a instituições de caridade do Recife.

Confira o teaser da temporada 2018 do espetáculo: https://www.youtube.com/watch?v=jUz8D9daSYk 

Serviço:
Estreia da 4ª temporada do espetáculo “Auto da Via Dolorosa”
Quando: segunda-feira, 26 de março de 2018
Local: Igreja de Santa Cruz (Rua de Santa Cruz, 413 – Boa Vista, Recife/PE)
Horário: 19h
Entrada gratuita.

Programação completa do espetáculo:
- Segunda-feira, 26/03 – Estreia no Recife, na Igreja de Santa Cruz, às 19h.
- Terça-feira, 27/03 – Apresentação em Olinda, na Igreja do Carmo (Rua do Bonfim – Carmo, Olinda/PE), às 19h.
- Quarta-feira, 28/03 – Apresentação em Bezerros, no Agreste, na Paróquia São José (Rua da Matriz, 27 – Rosário, Bezerros/PE), às 19h.
- Quinta-feira, 29/03 – Apresentação no Recife, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição (Estrada do Morro da Conceição, S/N – Casa Amarela, Recife/PE), às 19h.
- Sexta-feira, 30/03 – Apresentação em Floresta, no Sertão, na Catedral do Senhor Bom Jesus dos Aflitos (Travessa Enéias G. Ferraz, 188 – Floresta/PE).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shopping Patteo Olinda recebe programação especial e inclusiva com dança e cantata de Natal no dia 12 de dezembro

Cortejo Gonzaguiano ganha as ruas do Bairro do Recife neste sábado para celebrar os 113 anos de nascimento do Rei do Baião

Caixa Cultural Recife apresenta IV Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco