2ª Mostra Bienal CAIXA de Novos Artistas

Monotonia 17/04, 2016 Autor: Lucas Lugarinho Braga

Projeto itinerante já passou por quatro capitais brasileiras e fica em cartaz por dois meses na capital pernambucana

Experimentação e força poética-visual foram alguns dos principais pré-requisitos para a curadoria das peças da 2ª Mostra Bienal CAIXA de Novos Artistas. A exposição itinerante deixa Fortaleza, onde ficou entre os meses de janeiro e março deste ano, para ocupar o prédio da CAIXA Cultural Recife. São 37 obras de 30 artistas provenientes de estados de todas as regiões do país: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Os trabalhos escolhidos contemplam de desenhos a esculturas, passando por fotografias, gravuras, instalações, intervenções, pinturas e vídeo. A abertura está agendada para o dia 27 de março, às 19h, e é aberta ao público em geral. A visitação à mostra tem entrada franca e pode ser feita até o dia 27 de maio de 2018, sempre de terça a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 10h às 17h. A classificação indicativa é livre.


A veia latente que norteia os trabalhos selecionados pulsa nas narrativas que mostram os artistas como atores sociais. Questões de gênero, raça, identidade, meio ambiente, ética e engajamento por direitos humanos e sociais aparecem como marcos do momento de transformação atual nos trabalhos dos artistas selecionados. “As obras expostas têm um potente diálogo contemporâneo e revelam um panorama das linguagens e propostas de uma emergente geração das artes visuais. Suas narrativas revelam o artista como um ator social crítico, pleno de cidadania, que se expõe e nos projeta para as complexas relações que se dão nas grandes cidades”, explica a curadora Liliana Magalhães.

Entre os artistas com obras na mostra, uma pernambucana, Cecília Urioste. Ela exibe duas obras. A primeira uma videoinstalação de quase dois minutos, um autorretrato intitulado “Não é sentir” que aborda a relação entre os sentidos e os sentimentos, através de um coração machucado que bate e sangra fora do peito; a segunda, “PonderaDor”, é um diário motivado não só por inspirações artísticas, mas também pela sofrida experiência de ter sido submetida a um tratamento de dor crônica. Cecília Urioste reside em Recife, mas cursou o Master em Fotografia de Arte no Centro Internacional de Fotografia y Cine (EFTI), em Madri, na Espanha, participou da exposição coletiva Encontros de Agosto, no Centro Cultural Dragão do Mar (CE) e foi selecionada pelo Funcultura para desenvolvimento de pesquisa artística.

A 2ª Mostra Bienal CAIXA de Novos Artistas está na sua segunda edição. O maior objetivo do projeto é abrir as portas e dar visibilidade para que novos artistas divulguem trabalhos em artes visuais. A seleção dos artistas participantes do projeto nesta edição foi feita a partir de um edital de seleção pública e a curadoria da mostra é assinada pela pernambucana Liliana Magalhães. Os critérios para a seleção de obras e artistas passaram pelo resultado entre intenção e realização da obra e diversidade de suporte e linguagens, além da representação da cena contemporânea das cinco regiões brasileiras. A exposição encerra sua passagem por Recife em maio e segue para a CAIXA Cultural Salvador. A 2ª Mostra Bienal CAIXA de Novos Artistas passa ainda em 2018 por Curitiba e Porto Alegre e encerra a itinerância por oito capitais.

Serviço:
2ª Mostra Bienal CAIXA de Novos Artistas
Local: CAIXA Cultural Recife
Informações: (81) 3425-1905 
Período: 28 de março até 27 de maio de 2018
Visitação: de terça a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 10h às 17h 
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas