HOJE TEM O BACALHAU NA VARA DO MERCADO DA BOA VISTA QUE COMEMORA 16 ANOS DE FOLIA


Para quem ainda tem fôlego para frever, o Bacalhau Na Vara do Mercado da Boa Vista continua a festa nesta quarta-feira, a partir do meio-dia, quando completa 16 anos recebendo três orquestras, passistas e encerrando a folia com muito frevo, puxado pela cantora Marta Santana, Cleiton Moreno e orquestra e ainda convidados como
 Malu Travassos, Maria Pagadinho, Thiago Paiva, Amauri Nascimento, Luca de Melo, Michelle Monteiro, Maestro JP Andrade, Bruno Maya e Mario Alves, intérpretes da nova geração.
Bacalhau na Vara do Mercado da Boa Vista, assim como tantos outros, surgiu numa conversa informal entre os amigos, Marcelo Varella, Maurício Cavalcanti e o jornalista e escritor Manoel Constantino, em 2002. Naquela época, os três faziam parte da coordenação do carnaval da Fundação de Cultura. Coube a Constantino a tarefa de resgatar bacalhau naquele mercado. Historicamente, a brincadeira do bacalhau na quarta-feira de cinzas, surgiu nos velhos mercados públicos, criados por aqueles que durante o período carnavalesco trabalhavam, a exemplo de comerciantes e garis, e como todo recifense é festivo, o único dia para brincar era justamente a quarta-feira de cinzas.
Teresa Cristina e Manoel Constantino, fundadores do Bacalhau
Desde 2002, a quarta-feira fica menos ingrata com nossa presença. Reuni com algumas pessoas do mercado, como Tereza Cristina, Ivan Severino, que naquele ano administrava o mercado da Boa Vista, enquanto que Marcelo Varella e Maurício Cavalcanti tratavam de conseguir orquestra para a festa, conta Manoel Constantino”, que a cada ano veste o Cacique do Bacalhau para comandar a festa.
Manu Travassos é uma das convidadas do Bacalhau
A partir de então a quarta-feira deixa de ser tão ingrata e com 16 anos, mantemos a tradição, inclusive os foliões podem beliscar o bacalhau, desde que não sejam hipertensos, ainda nos conta Constantino que circula com um estandarte feito de improviso com a iguaria. A brincadeira tem o apoio pela Secretaria de Cultura/Fundação de Cultura desde a sua fundação, além de todos os permissionários do Mercado da Boa Vista.

Além do Bacalhau do Mercado da Boa Vista, várias outras agremiações participam com seus estandartes, a exemplo do Grea, Grêmio Recreativo entre Amigos, que seguindo o exemplo de Constantino, Varella e Cavalcanti, criaram o bloco em 2006. Hoje o Bacalhau atrai centenas de foliões, principalmente artistas das artes cênicas, compositores, escritores, jornalistas e famílias que moram no bairro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente