Queima da Lapinha encerra o Ciclo Natalino neste sábado (6)

Tradição do Dia de Reis, a Queima da Lapinha acontece a partir das 18, com concentração no Pátio do Carmo. A programação é aberta ao público.

Neste sábado, dia 6 de janeiro, quando é comemorado o dia de Reis, o Recife sedia a última festividade do Ciclo Natalino, a tradicional Queima da Lapinha. A programação, realizada pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, conta com participação de 12 pastoris que serão acompanhados por Mendes e sua Orquestra, além do grupo de Cavalo Marinho Boi Coroado.

 Fotos de Andrea Rego Barros.

A partir das 18h, todos os grupos se concentrarão no Pátio do Carmo. Às 18h30 seguem acompanhados da orquestra, cantando as jornadas até o Pátio de São Pedro e conduzindo a lapinha com a imagem do Menino Jesus. Participam do cortejo os pastoris: Aurora Boreal, Idosos Estrela Dalva, Estrela Brilhante, Estrela do Mar, Estrela Guia do Recife, Giselly Andrade, Infanto Juvenil UR-3Ibura, Lindas Ciganas, Menino Jesus da Vovó Bibia, Sonho de Um Adolescente, Tia Marisa e Tia Nininha 3º Idade.

Queima da Lapinha, tradição que acontece hoje, sábado, dia, no Pátio de São Pedro.

Conhecido como o dia em que os três reis magos levaram presentes para Jesus Cristo, antes da solenidade da queima da lapinha, que é feita de folhagens secas e incensos, a imagem do Menino Jesus é retirada para ser entregue de presente a um homenageado. Em seguida, a lapinha é queimada, enquanto o público joga seus pedidos no fogo, na esperança de que sejam realizados. Terminada a cerimônia, será o momento de celebrar o ano entrando no clima carnavalesco. As pastorinhas são transformadas em passistas e todos saudarão o Carnaval 2018 com muito frevo.


História – A Queima da Lapinha é uma manifestação religiosa do século 19 e que foi trazida pelos jesuítas para o Brasil. A lapinha simboliza a manjedoura onde nasceu o Menino Jesus. Além de ser um rito de despedida do Ciclo Natalino, a Queima da Lapinha antecipa o novo período festivo, abrindo caminho para o Carnaval.  

Serviço
Queima da Lapinha
Quando: sábado, dia 6 de janeiro
Horário: concentração às 18h, no Pátio do Carmo, centro do Recife.
Local: Pátio de São Pedro, bairro de São José


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife