Sinagoga Kahal Zur promove segunda turma do curso “Israel – Ontem e hoje”

Foto: Marcela Cintra/ESP.DP

Mais pessoas poderão conhecer o país através do curso, que será ministrado em quatro aulas a partir do dia 28 de novembro

Após sucesso da primeira edição em setembro, o Museu Sinagoga Kahal Zur Israel abre segunda turma do curso “Israel – Ontem e Hoje”, no qual serão abordados temas culturais, sociais e políticos, além de uma viagem no tempo para compreender o país na atualidade. As quatro aulas ministradas por Jáder Tachlitsky, coordenador de comunicação da Federação Israelita de Pernambuco, ocorrem a partir do dia 28 de novembro. Inscrições já estão abertas.

No espaço da Kahal é possível conhecer essa história, preservá-la, transmiti-la às próximas gerações e através dela refletir sobre o futuro. Num período tão difícil a nível nacional e internacional, no qual a tolerância e o respeito entre as pessoas e os povos parecem não estar nos seus melhores momentos, o resgate de um passado em que os judeus puderam fundar a primeira sinagoga das américas se mostra muito relevante. Dentro desse espírito a Kahal está promovendo cursos de temática judaica. A disseminação do conhecimento é o melhor antídoto contra o preconceito e uma luz no caminho de uma convivência sadia.                         
                                                                                 
ONTEM E HOJE - Israel, um nome que abrange múltiplos conceitos. A nação que se forjou na antiguidade; designação da terra prometida a Abraão; pátria do povo que saiu do Egito, herdeiro dos patriarcas bíblicos. Na encruzilhada do avanço dos grandes impérios perpetuou uma nova visão de mundo. Terra da recordação por muitos séculos, renasceu pujante em nossa era. Israel moderno, maior realização do povo judeu. Contemporâneo da maior tragédia desse mesmo povo. Nascido no conflito, reviveu a história dos retornados da Babilônia. Com uma mão construíam, com a outra defendiam sua obra. Israel das grandes polêmicas e dos grandes desafios. Tão minúsculo em tamanho, tão gigantesco em importância. “Precisamos conhecer seu passado para compreender o presente e visualizar o futuro. Neste curso vamos desvendar um pouco da sua história e apreender a sua realidade. Por trás dos mapas, fotos, documentos, conhecer um tanto da alma e do espírito que o definem”, explica Jáder.

SOBRE - Jáder Tachlitsky é formado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); coordenador de Comunicação da Federação Israelita de Pernambuco; professor de história judaica; coordenador de estudos judaicos do Colégio Israelita Moysés Chvarts e coordenador de educação e cultura do Centro Israelita de Pernambuco. É representante da comunidade judaica no Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CMPPIR). Possui vários cursos de temática judaica no Brasil e em Israel. Foi assessor pedagógico do Arquivo Histórico Judaico do Estado.

Serviço
Curso: “Israel – Ontem e Hoje”
Local: Sinagoga Kahal Zur Israel – Rua do Bom Jesus, 197 – Recife Antigo
 Professor: Jáder Tachlitsky
 Datas: 28 de novembro, 05, 12 e 19 de dezembro, das 19h às 21h
 Investimento: R$ 160,00 (pelas quatro aulas, incluso material didático)
 Informações: 3224-2128 |  fipe.sec@israelita.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente