5º Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero

Cinema São Luiz

RECIFEST – Festival de Cinema de Diversidade Sexual e de Gênero é um festival de cinema, nascido no Recife, que busca ampliar o espaço e pensar a filmografia produzida por pessoas LGBTs e com temáticas de gênero e sexualidade. Além de curtas e longas-metragens nacionais e internacionais, o festival convida apresentações artísticas de outras linguagens, bem como lançamentos, oficinas e debates. Sua quinta edição acontecerá entre 21 e 30 de novembro de 2017, nas cidades de Recife e Caruaru.

Não é a partir de pequenas ambições que o Recifest – Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero chega, este ano, a sua quinta edição. Desnaturalizar o olhar e alterar o imaginário da presença LGBT no cinema são alguns dos desejos das pessoas que insistem na importância de manter e multiplicar espaços como esse.

Quando mulheres cineastas apontam a existência de um olhar masculino, elas estão tirando do lugar de neutralidade a câmera que lhes é apontada e anunciando que estas representações delas mesmas têm sido frequentemente criadas por homens e a partir de um olhar machista.

Quando um festival como o Recifest, por sua vez, surge recortando sua curadoria para obras queer, não é meramente para questionar a nossa ausência, mas pra convidar o espectador a pensar de que forma, pelo contrário, a nossa presença tem sido criada e a partir dos olhos de quem estas criações ganham forma.

Desta forma, o festival tenta, mais um ano, ser um canal para as realizações de narrativas anti hegemônicas que se contrapõem aos olhares dominantes.
Programação

Entrada franca
19 às 22h

Quinta-feira, 23 de novembro

Mostra Competitiva
Classificação indicativa: 18 anos

Convite Vermelho

direção de João Victor. Ficcção. 16', 2017, RJ
A rotina com os afazeres domésticos ocupa boa parte das horas da Cristina. Os ruídos desses movimentos ecoam por todos os cômodos vazios da casa. A chegada de um convite inesperado interrompe os seus costumes e a levará para um tocante reencontro repleto de orgulho e saudade.
.

O quebra-cabeça de Sara

direção de Allan Ribeiro. Documentário, 10', 2017, RJ
Em mais um dia de trabalho, Sara junta as peças de seus preconceitos.

No fim de tudo

direção de Victor Ciríaco. Ficção, 14', 2016, RN
As longas tardes marcam o último estágio de uma relação. Como uma boneca que sempre quis ter, Josy cuida de sua mãe. Durante toda sua vida, Josy lutou pela aceitação da única pessoa que o importava. A doença, as longas tardes e os delírios trazem à tona um estreitamento de laços que tardou a acontecer.

Roma

direção de Charles C.S. Ferreira. Ficção, 20', 2017, SP
Julia se sente desconfortável com a religiosidade de sua mãe, que embora muito comprometida com sua fé, deposita toda a sua confiança no líder religioso da igreja local. Ao mesmo tempo, Julia entra em um dilema moral ao se ver apaixonada por Bárbara, uma nova integrante de sua igreja.
Entre ombros

direção de Carolina Castilho. Ficção, 19', 2016, SP
Questões que fazem da identidade de gênero uma construção social expostas através da relação entre uma adolescente intersexual, sua mãe e a cidade.

Xavier

direção de Ricky Mastro. Ficcção, 13', 2016, SP
Nicolas começa a perceber que a atenção de seu filho Xavier, de 11 anos, não está mais só nas baquetas de sua bateria, mas se volta também para outros meninos.


Sexta-feira, 24 de novembro

Mostra Competitiva | Sessão Super Poderes

Oceano 

direção de Renato Duque, Animação, 15′, 2017, SP
Luna vê alguém se afogando no oceano, e desde então passa a se questionar: deveria usar seus poderes e tornar-se uma super-heroína?


Maria 

direção de Elen Linth, Doc., 18′, 2017, AM
Nascida aos 16, numa cidade ensanguentada por corpos de peito e pau.

Tudo o que amo morre 

Lula Magalhães, Fic., 14’30”, 2017, PE
Uma garota que mora e trabalha num desolado ferro velho tem sua rotina transformada pela chegada de um inusitado companheiro.


Tailor

direção de Calí dos Anjos, Doc., 10′, 2017, RJ
Uma garota que mora e trabalha num desolado ferro velho tem sua rotina transformada pela chegada de um inusitado companheiro.
Janaína Overdrive 
Mozart Freire, Fic., 19′, 2016, CE
Uma transciborgue busca sua sobrevivência longe do controle biotecnopolítico da corporação.

Fragmentos 
direção de Karen Antunes, Nyandra Fernandes e Viviane Laprovita, Doc., 6′, 2017, RJ)
Recostruir e reiventar. Quando corpos gordos (se) amam.
Stanley 
direção de Paulo Roberto, Fic., 19’36”, 2016, PB
Quando eu tinha sete, oito anos… vi meu pai conversando com um amigo. Não entendia muito bem o que eles estavam falando… o que eu mais lembro era dos lábios mexendo. Fiquei com vontade de beijar a boca do amigo do meu pai!

X-manas 

direção de Clarissa Ribeiro, Fic., 18′, 2017, PE
No submundo xs dissidentes sexuais, bichas bandidas, travestis, sapatonas boladas e todos os corpos marginalizados bolam um plano para destruir a cisheteronorma.

Sábado, 25 de novembro
19 às 21h30

Performance de Perlla Rannielly.

Mostra Div.A – Diversidade em Animação

Paper Thin 

Nataly Lebouleux, Animação, 19’ 54”, 2016, Reino Unido
Mina não é como a maioria dos adolescentes. Parte terror, parte realismo mágico, um curta subversivo em psiquiatria,  fundamentalismo religioso,  o poder das fadas madrinhas e a verdade.

Mascara in the Pool

Sakari Singh, Animação, 57”, 2016, EUA
Eu não estou chorando por você, a maquiagem que escorreu na piscina.

Queer Heroes 

Kate Jessop, Animação, 05’06”, 2016, Reino Unido)
Uma celebração de figuras queer nos tempos históricos e contemporâneos que ajudaram a promover as artes, a política ou a ciência. Uma colaboração entre 14 animadores, a estrutura é baseada no antigo jogo de desenho surrealista Exquisite Corpses. Cada animador recebeu um herói para animar, passando seu último quadro para o próximo animador para formar seu primeiro quadro e assim por diante.


Mikveh 

Adrian Garcia Gomez, Animação, 05’30”, 2016, EUA   
Nesta reinterpretação do Mikveh – um banho ritual de purificação realizado por noivos judaicos prestes a se casar – as imersões do cineasta e do seu marido são interrompidas por um governo que se recusa a reconhecer o seu casamento. Embora o casal seja obrigado, uma e outra vez, a provar que seu relacionamento existe legalmente, o Mikveh ajuda-os a superar burocracias implacáveis e retornar ao que realmente importa.

Showing It All 

Lisa Tulin e Lasse Persson, Animação, 02’23”, 2016, Suécia
Uma stripper faz um show com confiança e graça. Mas ela tem um público difícil de agradar.
Classificação indicativa: 18 anos

Mostra Internacional

Plasma Vista 

Sarah Cockings e Harriet Fleuriot, Videoarte, 07’31”, 2016, Reino Unido
Objetos e dispositivos se tornam corporais e manipuladores. O mago é uma máquina de desenhos animados que repete truques e equações. Quando os produtos se tornam próteses, os acessórios têm algum controle emocional?

Queen’s Mile 

Martin Delaney, Fic., 09’33”, 2016, Reino Unido
Queen’s Mile é uma história reconfortante sobre a coragem de uma jovem em lidar com a depressão, da sua própria forma.

Apollon 

Loic Dimitch, Fic., 08’, 2016, França
Apollon é um adolescente iludido pelos ideais sociais de masculinidade. Ele fantasia sobre ter o corpo perfeito – completo com grandes músculos e uma grande banana.

La Niña 

Domingo de Luis, Fic., 06’10”, 2016, Espanha
Esta é uma história de amor que acontece no lugar errado e na hora errada.

You’ve Got Tail

Danny Tayara, Fic., 04’, 2016, EUA
Um entregador de cartas é apanhado de surpresa! Os filhotes desta casa são um pouco mais amigáveis do que ele imaginava.

Mai 

Marta González, Fic., 07’16”, 2016, Espanha
Mai é ambientado em Sucs, Lérida, e tem como protagonistas três senhoras alarmadas com a chegada de duas meninas estranhas.

PYOTR495  

Blake Mawson, Fic., 15’, 2017, Canadá e Rússia
Numa noite em Moscow, Pyotr, de 16 anos, é atraído por um grupo ultra-nacionalista conhecido por seus violentos sequestros e ataques reforçados pela Lei de Propaganda LGBT da Rússia, mas Pyotr tem um segredo que seus agressores jamais poderiam imaginar.
Classificação indicativa: 18 anos

PREMIAÇÃO


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife