Mostra Play The Movie começa nesta quarta em Belo Jardim.

Filme Yorimatã

Filme "Yorimatã" sobre a dupla Luhli e Lucina abre o evento, que também traz "Divinas Divas", dirigido por Leandra Leal.

Com patrocínio da Baterias Moura através da Lei de Incentivo à Cultura, a programação da Mostra Play The Movie rola entre os dias 25 e 27 de outubro, com sessões dos filmes “Yorimatã”, “Divinas Divas” e “Danado de Bom” no Cine Teatro Cultura com entrada gratuita. O encerramento fica por conta do grupo Radiola Serra Alta no dia 27, fazendo uma trilha sonora ao vivo para o filme “Na Quadrada das Águas Perdidas”.


Com direção de Rafael Saar, "Yorimatã", abre a mostra dia 25, às 19h. O  filme-documentário fala sobre a dupla Luhli e Lucina que são parte fundamental na história da música brasileira. Pioneiras no lançamento de discos de forma independente no país, as cantoras, compositoras e multi-instrumentistas, fizeram mais de 800 composições – a maioria ainda inédita. Entre seus intérpretes estão artistas como Nana Caymmi, Tetê Espíndola, Zélia Duncan e especialmente Ney Matogrosso, que entre muitas outras canções da dupla gravou "Bandoleiro" e "O Vira".
Yorimatã é uma co-produção Imagem-Tempo, Dilúvio, Tela Brasilis e Canal Brasil, com patrocínio da Riofilme. Reune além de filmagens atuais com cenas, shows e depoimentos das artistas e encontros musicais com Ney Matogrosso, Joyce Moreno, Gilberto Gil, Tetê Espíndola, Alzira E., Zélia Duncan, Antonio Adolfo, Luiz Carlos Sá (Sá e Guarabyra), dentre outros.
O filme estreou na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e circulou entre 2014 e 2015 em festivais em todo o mundo como a Semana dos Realizadores no Rio de Janeiro, o Festival de Havana e o In-Edit Brasil onde foi eleito o Melhor Filme pelo Júri e pelo Voto Popular.

No dia seguinte, às 19h, "Divinas Divas", que marca a estreia de Leandra Leal na direção, será exibido. Trata-se de um documentário musical que resgata a trajetória de oito artistas pioneiras: Rogéria, Jane Di Castro, Divina Valéria, Camille K, Fujika de Halliday, Eloína dos Leopardos, Marquesa e Brigitte de Búzios. Elas foram os primeiros homens que se travestiram de mulher nos palcos cariocas nos anos 1960, quando o Brasil vivia sob rígida ditadura militar.
Em 2014, essas artistas completaram 50 anos de carreira, ainda em atividade como cantoras, atrizes e comediantes. São cinco décadas de dedicação radical ao fazer artístico, em que as Divas assumiram sacrifícios enormes e moldaram seu próprio corpo, num gesto libertário que rompe o limite entre a arte e a vida.
Para apresentar suas trajetórias, foi produzido um espetáculo em que elas cantam, interpretam e reelaboram, com talento raro, histórias de suas vidas. O show terá um lugar central na narrativa do documentário: é o fio condutor do filme.
A terceira exibição no Cine Teatro Cultura, dia 27, às 18h, será de "Danado de Bom", que fala da vida, a obra e a trajetória de João Leocádio da Silva, mais conhecido como João Silva, um dos maiores letristas da história da música brasileira, que chegou a ser declarado Patrimônio Vivo de Pernambuco.
Nascido em Arcoverde, no sertão pernambucano, menino solitário criado pelo pai depois que a mãe foi embora, João Silva descobriu cedo a paixão pelos ritmos nordestinos, como o baião, o xote e o forró. Ainda garoto, decidiu ir para o Rio de Janeiro, para conhecer o ídolo Luiz Gonzaga. Os dois, que a princípio se estranharam, acabaram tornando-se não só grandes amigos, mas parceiros em muitos sucessos, como “Doutor do Baião”, “Nem se despediu de mim” e “Pagode Russo”.
Para encerrar, no mesmo dia e local, a banda Radiola Serra Alta fará uma trilha ao vivo para o filme "Na Quadrada das Águas Perdidas", a partir das 20h30. O filme, dirigido por Wagner Miranda e Marcos Carvalho, traz Matheus Nachtergaele na pele de Olegário, um nordestino que vive na Caatinga.

MOSTRA PLAY THE MOVIE - BELO JARDIM
QUARTA - 25/10
CINE TEATRO CULTURA
19h - Mostra Play the Movie - “Yorimatã" (Dir. Rafael Saar)
(Direção: Rafael Saar, 2014) - 116 minutos
Luhli e Lucina são duas mulheres brasileiras que buscam liberdade no movimento hippie, nos anos 1970. Elas desenvolvem composições musicais experimentando instrumentos e são pioneiras da música independente brasileira. Luhli e Lucina vivem um relacionamento a três com o fotógrafo Luiz Fernando Borges da Fonseca, que registra a vida deles em filmes 8mm.
Classificação Indicativa: 12 anos

QUINTA - 26/10
CINE TEATRO CULTURA
19h - Mostra Play the Movie - “Divinas Divas” (Dir. Leandra Leal)
Rogéria, Valéria, Jane Di Castro, Camille K, Fujika de Holliday, Eloína dos Leopardos, Marquesa e Brigitte de Búzios formaram, na década de 1970, o grupo que testemunhou o auge de uma Cinelândia repleta de cinemas e teatros. O documentário acompanha o reencontro das artistas para a montagem de um espetáculo, trazendo para a cena as histórias e memórias de uma geração que revolucionou o comportamento sexual e desafiou a moral de uma época.
Classificação Indicativa: 14 anos

SEXTA - 27/10
CINE TEATRO CULTURA
18h - Mostra Play the Movie - “Danado de Bom” (Dir. Debby Brennan)
(Direção: Deby Brennand, 2017) - 75 minutos
A vida, a obra e a trajetória de João Leocádio da Silva, mais conhecido como João Silva, um dos maiores letristas da história da música brasileira. Através de depoimentos de artistas e amigos, de alguns materiais de arquivo e da reconstituição do trajeto realizado por João Silva durante sua vida, este é um retrato aprofundado de um homem que compôs a letra de inúmeros sucessos e que chegou a ser declarado Patrimônio Vivo de Pernambuco.
Classificação Indicativa: Livre
20h30 - Cine Concerto com Radiola Serra Alta (PE)

Serviço:
Instituto Conceição Moura apresenta No Ar Coquetel Molotov 2017 - etapa Belo Jardim.
Local | Parque do Bambu - R. Antônino Gonzaga, 363 - São Pedro
Data | 28.10
Horário | Shows a partir das 16h.
Evento Gratuito



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo