Dezova, expo de Fernando Augusto Lima continua na Torre Malakoff


Foto de Eric Barros

A mostra aborda de forma poética questões da violência urbana 
e duplicidade da vida e morte


DEZOVA é a mais nova exposição individual de arte contemporânea do artista plástico Fernando Augusto Lima, que traz para debate, de forma poética, questões da violência urbana entrelaçadas em nosso cotidiano. A expo estreou em março na Galeria Mestre Galdino – Sesc de Caruaru e agora está no Recife, na Torre Malakoff – Recife Antigo. A mostra conta com um conjunto de 40 fotos, vídeo e objetos em uma instalação que se debruça nos paradoxos do abandono, da vida e morte. 
Se por um lado, desovar é ato de criação de vida que tantos seres executam a fim de reproduzir a espécie, também é, por vezes, ação de rejeite, descarte e análogo à morte. Palavra usada com frequência para designar crimes que envolvem abandonos de carros ou bens roubados e violentados de algum modo.

Foi por transitar nesse cenário regularmente, em uma estrada de contínua desova de carros roubados, na BR 408 (trecho que aproxima e divide os municípios do Recife e de São Lourenço da Mata) e tornar-se testemunha involuntária desse recorrente ritual, que Fernando Augusto decidiu transformá-lo, contrapondo-se ao sentido de extermínio do ato da desova e inserindo onde pouco resta, a lembrança de que nada de fato acabou.
 A mostra é composta por três partes. A primeira delas é formada pelo registro fotográfico de dez ações nas quais o artista identifica um carro carbonizado e insere em sua estrutura inutilizável, uma dezena de ovos que evocam o contraste entre os significados da palavra desova, aliviando a ideia quase exclusiva de apagamento e de morte. Trazendo de volta o sentido vital e primeiro associado ao ato da desova. É do número de repetições do mesmo gesto e da quantidade de ovos depositados no que restou daqueles carros, que deriva a grafia inventada do título dado aos trabalhos, “Dezova“.
O projeto ainda é complementado por mais duas ações. Um vídeo onde o artista reencena o processo da “desova”, do abandono e da falta de gerenciamento das cidades, mostrando de forma ficcional o que acontece na realidade. E por fim, uma instalação que reproduz na sala de exposição, uma chocadeira de ovos e um pinteiro em processo de germinação, que propõe reforçar o debate da vida versus morte.
Fernando acumula diversas experiências em sua trajetória de artista plástico, com várias exposições coletivas e individuais em diversos países à exemplo de Cuba e Argentina. Foi ganhador do Prêmio de Arte Mural – Salão de Arte Contemporânea de Pernambuco e do Concurso de Gravuras – Centro Cultural Brasil / Espanha, Recife. Entre outros trabalhos, em 2002 e 2005 criou e coordenou o SPA das Artes – Semana das Artes Visuais do Recife.

DEZOVA é a 11º individual de Fernando Augusto. O projeto tem incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, através do Funcultura e é uma realização de Guilherme l. F. Patriota (Theia Produtores Associados).

A exposição fica em cartaz até o dia 08 de outubro, na Malakoff, com visitação de terça a domingo, na Sala Acir Lacerda, piso térreo, com entrada gratuita.

 Serviço: 
DEZOVA
Exposição individual de Fernando Augusto

Sala Alcir Lacerda / Torre de Malakoff – Recife – PE, Praça Artur Oscar, S/N, Bairro do Recife
Visitação: até 08 de outubro de 2017, de terça a sexta: 10h às  17h, sábados: 15h às 18h e domingos: 15h às 19h

Agendamentos para visitas guiadas e informações:(81) 3184.3180
Incentivo: Governo do Estado de Pernambuco / Funcultura
Realização: Guilherme I. F. Patriota (Theia Produtores Associados)
Informações:  (81) 9 3721.3967 / 9 9176.0537
Entrada Gratuita


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil