terça-feira, 1 de agosto de 2017

Oficina gratuita de Gravuras em relevo

Foto: Bia Melo
A CAIXA Cultural Recife inicia as inscrições para a Oficina de Gravuras em Relevo – Linóleo e Borracha Escolar nesta terça-feira (1º de agosto). O curso será ministrado de 15 a 19 de agosto pela premiada artista e arte-educadora pernambucana Bia Melo e realizada pela Casa Mecane. A atividade é gratuita e tem como proposta fazer uma introdução ao universo da gravura e trabalhar a técnica de gravura em relevo e as diversas possibilidades de impressão. A aula será realizada das 14h às 18h e é direcionada a artistas visuais, estudantes de artes, professoras e professores do ensino regular e pessoas interessadas em artes visuais/Design/Gravura. As inscrições podem ser feitas até 8 de agosto pelo email gentearteirape@gmail.com (informar nome, idade, profissão e solicitar ficha de inscrição). São 25 vagas e a idade mínima é de 14 anos.


A linoleogravura é um processo semelhante ao da xilogravura, porém, permite uma gravação mais rápida e sumária do que a madeira. O que não impede que seja usada de modo refinado. Já a gravura em borrachas escolares (carimbos) permite se chegar rapidamente a um resultado gráfico, devido ao tamanho da matriz e ao processo de impressão.

MINI BIOGRAFIA – BIA MELO
Bia Melo nasceu em Recife-PE, Brasil, em 1985. Sua formação acadêmica é em arquitetura e urbanismo, pela UFPE. Porém, atua profissionalmente como artista visual desde 2010. Em sua trajetória, vem explorando várias técnicas e suportes, desde colagens físicas, pinturas e gravuras a instalações (intervenções) artísticas espaciais.

Atualmente, faz parte do coletivo de gravuras Gráfica Lenta e desenvolve um trabalho de pequenos formatos, chamado carimbos gravados. No qual explora as repetições de uma mesma imagem, criando estampas manuais exclusivas. Periodicamente, ministra oficinas de gravuras e carimbos.

Já participou de diversas exposições coletivas, entre elas: Sobre O Vento E O Eespelho (FIG, 2012), Ilustradoras Pernambucanas no SIHG (Galeria Janete Costa, 2012), Delas #1, #2 e #3 (A Casa do Cachorro Preto, 2014, 2015 e 2016), Gráfica Lenta (Galeria MauMau, 2014, 2015 e 2016), Exposição Publique-se! De Livros de Artistas, (Museu da Cidade do Recife, 2015) e ganhou o prêmio de artes visuais da Cidade do Recife, em 2014, pelo Projeto Alinhamento, que consistiu numa intervenção na fachada do Museu Murillo La Greca.

CASA MECANE
Desde que iniciou sua atuação, a Casa Mecane esteve envolvida direta e indiretamente, produzindo, co-produzindo, patrocinando, apoiando ou sediando mais de 50 projetos nas áreas de Teatro, Dança, Circo, Música, Literatura, Poesia, Artes Visuais e Cinema.
A Produção Cultural já realizou 05 projetos aprovados no edital FUNCULTURA-PE (2008, 2009, 2012, 2015, 2016), 01 projeto contemplado no prêmio Funarte De Teatro Myriam Muniz (2012) e 04 projetos selecionados no edital de ocupação da Caixa Cultural (2013 e 2017).
Recebeu em 2012 o prêmio do Festival Janeiro De Grandes Espetáculos pela iniciativa a favor da produção artística local, tornando-se símbolo de resistência artística e exemplo de empreendedorismo cultural na cidade de Recife.

FICHA TÉCNICA
Realização: Casa Mecane
Arte-Educadora: Bia Melo
Direção de Produção: Dado Sodi
Administração Financeira: Júnior Melo
Produção Executiva: Alexandre Sampaio e Júnior Melo
Assessoria de Imprensa: Flora Noberto

*Da Assessoria de Comunicação

Serviço
OFICINA: Gravuras em Relevo – Linóleo e Borracha
Local: CAIXA Cultural Recife - Av. Alfredo Lisboa, 505 – Bairro do Recife Antigo – Recife - PE
Inscrições gratuitas: De a 1º a 08 de agosto. Solicitar ficha de inscrição através do e-mail ‘gentearteirape@gmail.com
Datas: De 15 a 19 de agosto de 2017
Horários: Das 14h as 18h
Classificação Indicativa: 14 anos.

Público alvo: Artistas Visuais, estudantes de Artes, professoras e professores de ensino regular e pessoas interessadas em Artes Visuais/Design/Gravura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário