Naná Sodré comemora 20 anos de carreira com temporada do seu solo: “A Receita”

Naná Sodre | Foto: Taís Lima
Em cena, a atriz Naná Sodré revela e discute, através de um trabalho de corpo e voz rigorosos, a violência doméstica sofrida por uma mulher negra.

A Receita, solo do grupo O Poste Soluções Luminosas, com atuação de Naná Sodré, sob direção e dramaturgia de Samuel Santos, cumpre temporada comemorativa pelos 20 anos de carreira de sua intérprete. A temporada acontece todos os sábados de agosto, às 20h, no Espaço O Poste.  

A tragicomédia revela a condição oprimida de uma mulher: casada e mãe, que passa a maior parte de seu tempo na cozinha, em meio a sal, alho, coentro e cebolinha. Tudo para servir bem seu homem. Suas ilusões não cabem numa panela e ela se vê com uma faca de dois gumes.

“A Receita é um encontro com a libertação feminina. Eu queria trazer à tona temas caros a esse universo, discutir o papel da mulher na sociedade e a violência que tantas de nós sofremos. Em Pernambuco, onde a cada dia cresce o número de mulheres assassinadas por seus companheiros, como em cada canto do Brasil e do mundo. A sororidade também é discutida no espetáculo." Foi com essa premissa que a atriz Naná Sodré contou com o dramaturgo e diretor Samuel Santos para, juntos, darem andamento à pesquisa a partir do resgate antropológico aliado ao teatro contemporâneo.

Naná Sodré - uma das atrizes mais vigorosas e inventivas de Pernambuco, comemora 20 anos de carreira. Graduada em Licenciatura em Educação Artística/Artes Cênicas pela UFPE, Naná traz em seu vasto currículo nomes como os de Eugenio Barba, Iben Rasmussen e Julia Varley (Odin Teatret/Dinamarca), Maurice Durozier (Thèatrê du Soleil/França), Yael Karavan (Israel), Roberto Lúcio (Brasil), Aderbal Freire-Filho (Brasil), Jasmin Martorell (França), Lina Della Rocca (Itália) e Maciel Salú (Brasil). Já ganhou o Prêmio APACEPE de melhor atriz e melhor atriz coadjuvante no Festival Janeiro de Grandes Espetáculos/Recife, prêmio especial do Juri com o seu grupo pela Pesquisa em matriz e cultura africana, com o espetáculo “Ombela” e foi homenageada pela UBM (União Brasileira de Mulheres) de Pernambuco por lutar pela igualdade contra toda a forma de opressão, homenagem à Mulher Negra Latina - Americana e Caribenha.

Serviço:
A Receita
Espaço o Poste - Rua da Aurora, 529 - Boa Vista
Sábados, até 26 de agosto, às 20h
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) / R$ 10,00 (meia)
Classificação indicativa: 16 anos | Duração: 50 minutos

FICHA TÉCNICA

Texto, direção, iluminação, sonoplastia e figurino: Samuel Santos. Atuação e maquiagem: Naná Sodré
Fotografias: Thaís Lima
Programação visual: Vicente Simas

Produção: O Poste Soluções Luminosas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado