Evento multicultural O Cluster pela primeira vez no Recife

Foto: Eduardo Magalha
O evento multicultural O Cluster chega pela primeira vez no Recife no próximo dia 20 de agosto (domingo). Criado em 2012, o projeto oferece espaço para o intercâmbio de ideias, propostas e experiências de moda, design, artes visuais, música e gastronomia. O principal objetivo é viabilizar a troca entre público e artistas, designers, estilistas, para fomentar a cadeia criativa dos locais por onde passa. Cerca de 80 mil pessoas já passaram pelas mais de 20 edições realizadas no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. A edição recifense acontecerá das 13h às 21h, na Rua José Luís da Silveira Barros, 71, no bairro do Espinheiro. A entrada é gratuita.


A programação d’O Cluster Recife será em formato pocket, mas extensa, com performances artísticas e musicais, marcas e produtos pernambucanos. Um dos destaques é o mercado de criativos, com curadoria da estilista Carolina Herszenhut, idealizadora e diretora d’O Cluster. O público encontrará 25 marcas de produtos e serviços de moda, design, artes visuais, música e gastronomia. A ideia é surpreender e apresentar nomes novos da economia criativa local. As marcas, chefs e artistas interessados em integrar a edição recifense podem participar da seleção enviando um e-mail com seu material para avaliação para cadastro@ocluster.com.br com o título “RECIFE ”.

A escolha do Recife para receber O Cluster não foi por acaso. “Existe um crescimento da economia criativa em todo Brasil, e isso inclui o Recife. Ainda mais pela cidade ser berço de uma série de manifestações artísticas e culturais”, explica Carolina. A estilista revela que há muito tempo quer trazer a iniciativa para o Nordeste. “E minha irmã mora em Olinda, o que possibilitou uma série de conexões na cidade. E, junto disso, ganhamos um edital com uma parceira local para realização de um seminário de moda e empreendedorismo no mesmo fim de semana”, revela.

Enquanto a curadoria dos nomes das marcas, chefs e artistas ainda é realizada, O Cluster já confirmou três atrações musicais. A multiartista olindense Catarina DeeJah apresenta seu projeto como DJ no evento e promete um set recheado de cumbias, que pesquisou em suas duas turnês pela América Latina. O também olindense DJ 440 vai de música brasileira e latina, passeando pelo samba, samba-rock, tropicalismo, funk e soul. Já o recifense DJ Aslan Cabral, que também é artista plástico e agitador cultural, deve levar toda a sua imprevisibilidade para o som.

Sobre O Cluster – Desde 2012, já foram realizadas mais de 20 edições do evento no Rio e em BH. Ao longo desse período, o projeto apresentou cerca de 300 novas marcas e 50 novos chefs ao mercado, descobriu modelos de negócios inovadores, abriu caminho para eventos com propostas parecidas e revelou a potência deste mercado de empreendedores criativos. Na edição Recife, O Cluster tem patrocínio da Sol Beer e parceria com o Espaço Garimpo e Revista O Grito!.

Além dos eventos, O Cluster conta com uma revista digital (www.ocluster.com.br) com matérias sobre o universo criativo no Brasil e no mundo, sendo todas autorais. E em 2016 O Cluster virou livro: “Guia O Cluster Cem Criativos Cariocas”. O título é inédito por se tratar do único guia da cidade do Rio de Janeiro, que revela novos nomes da economia criativa.
*Da Assessoria de Comunicação

Serviço:
O Cluster Recife
Quando: 20/08 (domingo), das 13h às 21h
Onde: Rua José Luís da Silveira Barros, 71 – Espinheiro | Recife-PE (Mapa: https://goo.gl/maps/wPoQppGNLm72)
Entrada: gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Jardim Espaço Plural comemora um ano com atividades gratuitas durante o mês de Abril