Escola de Frevo do Recife abre vagas para crianças e adultos

Foto: Andréa Rego Barros
Na cidade em que o Carnaval é instituição cultural das mais tradicionais e festejadas, lugar de aprender frevo é na escola. Para perpetuar a dança que há décadas traduz como nenhuma outra a cultura da capital pernambucana, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, oferece cursos para iniciantes e iniciados na dança que surgiu da capoeira, ministrados na Escola de Frevo Maestro Fernando Borges.

Para este semestre, estão sendo oferecidas 212 vagas em 20 turmas, que vão desde o Infantil 1 até o Adulto Avançado, nos três turnos. As aulas começam na próxima semana (7), são gratuitas e podem ser feitas duas vezes por semana (segundas e quartas/ terças e quintas) ou só uma vez (sextas). As inscrições devem ser feitas de hoje (1) até a próxima sexta-feira (4), das 9h às 17h, na própria escola, na Encruzilhada. Os interessados devem apresentar uma foto 3X4, uma cópia da Identidade ou Certidão de Nascimento.

A Escola de Frevo foi inaugurada em 1996, com o objetivo de contribuir para a preservação da cultura pernambucana, a partir de uma de suas mais características e bonitas manifestações. Inicialmente pensada para oferecer oficinas de sombrinha e máscaras de carnaval, a escola hoje é um dos principais espaços de divulgação, salvaguarda e perpetuação da imensa biblioteca de passos de frevo, que podem se executados ao som do ritmo genuinamente pernambucano, considerado principal embaixador da nossa cultura e declarado patrimônio cultural da humanidade pela Unesco.

A escola, que fez 21 anos no último mês de março, atende atualmente 680 alunos, dos 5 anos de idade em diante, contribuindo com a difusão da cultura pernambucana, promovendo inclusão social, geração de renda e apontando um futuro profissional para muitos dos alunos que passam por lá. Os quatro instrutores responsáveis por ministrar as aulas são todos ex-alunos, que encontraram no frevo uma paixão e um meio de vida.

A escola conta ainda com uma Companhia de Dança, que faz apresentações em eventos, participa de festivais e recebe convites até para apresentações fora do país. No último mês de julho, quatro jovens da escola formaram a única delegação brasileira que participou do Chengdu International Sister Cities Youth Music Festival, um encontro anual de música que reúne todas as cidades-irmãs de Chengdu, localizada na Província de Sichuan, parte oriental da China.

Mas todos os estudantes da escola sobrem ao palco pelo menos duas vezes por ano: nos meses de junho, no Sítio Trindade, e em dezembro, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu.

Serviço

Matrícula: Até sexta-feira (4)
Horário: Das 9h às 17h
Local: Escola de Frevo, Rua Castro Alves, 440, Encruzilhada

Informações: (81) 3355-3102

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii