quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Escola de Frevo do Recife abre vagas para crianças e adultos

Foto: Andréa Rego Barros
Na cidade em que o Carnaval é instituição cultural das mais tradicionais e festejadas, lugar de aprender frevo é na escola. Para perpetuar a dança que há décadas traduz como nenhuma outra a cultura da capital pernambucana, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, oferece cursos para iniciantes e iniciados na dança que surgiu da capoeira, ministrados na Escola de Frevo Maestro Fernando Borges.

Para este semestre, estão sendo oferecidas 212 vagas em 20 turmas, que vão desde o Infantil 1 até o Adulto Avançado, nos três turnos. As aulas começam na próxima semana (7), são gratuitas e podem ser feitas duas vezes por semana (segundas e quartas/ terças e quintas) ou só uma vez (sextas). As inscrições devem ser feitas de hoje (1) até a próxima sexta-feira (4), das 9h às 17h, na própria escola, na Encruzilhada. Os interessados devem apresentar uma foto 3X4, uma cópia da Identidade ou Certidão de Nascimento.

A Escola de Frevo foi inaugurada em 1996, com o objetivo de contribuir para a preservação da cultura pernambucana, a partir de uma de suas mais características e bonitas manifestações. Inicialmente pensada para oferecer oficinas de sombrinha e máscaras de carnaval, a escola hoje é um dos principais espaços de divulgação, salvaguarda e perpetuação da imensa biblioteca de passos de frevo, que podem se executados ao som do ritmo genuinamente pernambucano, considerado principal embaixador da nossa cultura e declarado patrimônio cultural da humanidade pela Unesco.

A escola, que fez 21 anos no último mês de março, atende atualmente 680 alunos, dos 5 anos de idade em diante, contribuindo com a difusão da cultura pernambucana, promovendo inclusão social, geração de renda e apontando um futuro profissional para muitos dos alunos que passam por lá. Os quatro instrutores responsáveis por ministrar as aulas são todos ex-alunos, que encontraram no frevo uma paixão e um meio de vida.

A escola conta ainda com uma Companhia de Dança, que faz apresentações em eventos, participa de festivais e recebe convites até para apresentações fora do país. No último mês de julho, quatro jovens da escola formaram a única delegação brasileira que participou do Chengdu International Sister Cities Youth Music Festival, um encontro anual de música que reúne todas as cidades-irmãs de Chengdu, localizada na Província de Sichuan, parte oriental da China.

Mas todos os estudantes da escola sobrem ao palco pelo menos duas vezes por ano: nos meses de junho, no Sítio Trindade, e em dezembro, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu.

Serviço

Matrícula: Até sexta-feira (4)
Horário: Das 9h às 17h
Local: Escola de Frevo, Rua Castro Alves, 440, Encruzilhada

Informações: (81) 3355-3102

Nenhum comentário:

Postar um comentário