Yukioe – a magia da gravura japonesa em exposição

Foto: Jaime Acioli
A Caixa Cultural Recife apresenta de 19 de julho a 17 de setembro de 2017 a exposição Ukiyoe – a magia da gravura japonesa, um convite à imersão na cultura tradicional japonesa. Sob a curadoria de Anna Paola Baptista, a mostra traz um conjunto de 74 gravuras realizadas no Japão entre os séculos XVII e XIX, 14 volumes de livro precursor dos mangás, 9 máscaras e 110 obras apresentadas virtualmente. A abertura acontece no dia 18 de julho, às 19h, com entrada franca. A visitação, também gratuita, pode ser feita a partir do dia 19, das 10h às 20h de terça a sábado e das 10h às 17h aos domingos. A classificação indicativa é livre.

As gravuras ukiyoe retratam, em sua maioria, o estilo de vida dos japoneses no período EDO (1603 | 1668), no qual o país foi governado pelos xoguns, da família Tokugawa. Nesta época, pela primeira vez, as populações urbanas tiveram oportunidade de se aproximar e da cultura e da moda. Também dedicavam-se incessantemente à busca de divertimento. Este estilo de vida foi denominado ukiyo (mundo flutuante), do qual faziam parte poesia, música, gueixas, os teatros kabuki e bunkaro e as prostitutas Oiran. Os registros em xilogravura dessa vida hedonista foram chamados de ukiyo-e (retratos de um mundo flutuante). As gravuras representam também cidades, proncias, o Monte Fuji, animais, flores,pássaros e heróis.


Segundo a curadora Anna Paola Baptista, a exposição Ukiyoe – a magia da gravura japonesa é um cartão de visita para a cultura tradicional japonesa: “A partir de mais de 200 obras vindas de importantes coleções de arte brasileiras, a mostra nos apresenta as paisagens e as gentes do Japão, bem como lança luz sobre aspectos de sua cultura e costumes tais como a dança, o teatro e a religião. Será possivel constatar também a grande influência que a gravura japonesa exerceu sobre importantes nomes da arte europeia como Edgar Degas, Édouard Manet, Claude Monet, Vicent Van Gogh e Henri de Toulouse-Lautrec”, declara. 

A mostra Ukiyoe – a magia da gravura japonesa se dividida em dois grupos: as gravuras do período Edo integrantedas celebradas séries de Hiroshige (As 53 estações daTokaido, estrada que liga Tóquio a KiotoO100 lugarelebredTóquio As vistada6provínciasque destacam o cotidiano dos personagens através dpaisagem e ostrabalhos que se distinguem pelo foco nas figuras individuais, retratadotanto em cenas intimistas do dia a dia do trabalho e em contextos que remetem à fantasia.

Os trabalhos são de autoria dos maiores mestres dos séculos XVII ao XIX – Harunobu, Utamaro, Kuniyoshi, Hokusai, Hiroshige, Yoshitoshi – e através delas pode-se acompanhar o desenvolvimento da técnica da xilogravura colorida e apreciar as principais temáticas desenvolvidas pelos artistas. As máscaras são oriundas das tradições culturais das danças dramáticas, as procissões religiosas e representam personagens mitológicos como gênios e dragões. As obras pertencem a duas das mais importantes coleções de arte brasileiras: o acervo dos Museus Castro Maya e a coleção João Maurício de Araújo Pinho, ambas do Rio de Janeiro.

Nos domingos 30 de julho e 6 de agosto, serão oferecidas gratuitamente ao público três oficinas de Origami e Kussudama. Ministradas pela professora Helena Makiyama, serão ensinadas técnicas de dobradura em papel para a criação de objetos da cultura tradicional japonesa como tsurus, flores, bolas de saúde e caixas porta-objetos. As oficinas duram uma hora e serão realizadas das 14h às 17h. A entrada é gratuita e são 15 vagas por turma.

*Da Assessoria de Comunicação

Serviço:
Ukioye – A magia da gravura japonesa
Local: Caixa Cultural Recife
Endereço: Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife, Recife/PE
Fone: (81) 3425-1915
Abertura: 18 de julho de 2017, às 19h, com entrada gratuita.
Visitação: 19 de julho a 17 de setembro de 2017.
Horário: De terça a sábado, das 10h às 20h; domingos, das 10h às 17h.
Entrada: gratuita.

Classificação Indicativa: Livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira Criativa Romã realiza edição especial Dia das Crianças no Ecoparque das Paineiras neste sábado (18)

16º Festival de Cinema de Triunfo divulga edital para inscrições de filmes

Governo de Pernambuco abre inscrições para os Ciclos Carnavalesco e Junino de Pernambuco 2026 (CAJU)