Recife e Jaboatão dos Guararapes recebem etapa do projeto Transborda


As ações são variadas e com acesso gratuito. A abertura acontece hoje (17) em locais como o Sesc Piedade e o Teatro Luiz Mendonça

Oficina, performance, mesa de conversa e espetáculos compõem a programação do Transborda, que aporta entre os dias 17 e 22 de julho nas cidades do Recife e de Jaboatão dos Guararapes. Essa etapa do projeto é movimentada pelo Sesc Piedade e tem como foco discutir questões de gênero em diferentes linguagens artísticas, como a dança e o teatro.

A primeira oficina a abrir a programação é Corporeidades e as Danças Urbanas, que será realizada das 9h às 12h na sala de dança do Sesc pelo bailarino Edson Voguee. A proposta é ensinar aos participantes conhecimento básico da técnica voguing/stiletto, além da sua influência corporal e a dinâmica do movimento.

“A programação pretende dialogar com iniciativas locais e oportunizar intercâmbios entre os pesquisadores e artistas atuantes, fomentando reflexões para a compreensão de questões que desafiam as percepções, compreensões e padrões estabelecidos pela sociedade”, explica a professora de Artes do Sesc Piedade, Ivana Motta. De acordo com ela, as oficinas possuem acesso gratuito e os interessados devem se inscrever no ponto de atendimento da Unidade.

No dia seguinte (18), será movimentada a oficina de Foto Performance: outros corpos que habitam meu corpo no turno da manhã com o The Boche Coletivo Artístico Pós-Traumático, grupo de Jaboatão. A aula acontece na sala de cinema do Sesc Piedade e será realizada também no dia 20. A proposta é encontrar arquétipos para criar novas configurações visuais.

Neste mesmo dia, no período da tarde, das 15h às 15h30, o Teatro Luiz Mendonça recebe a performance “Vogue e Stiletto Dance” com a Companhia Vogue for Recife, que desenvolve um trabalho de construção cênica e pesquisa sobre elementos e relações técnicas com as danças urbanas. Em seguida, haverá uma mesa de conversa com o tema Danças Urbanas: corporeidades além do masculino com Edson Vogue, Maria Eduarda Serafim e mediação de Ivana Motta.

A programação do Transborda é extensa e até o dia 22 de julho o público poderá participar ainda de debate sobre moda e gênero, assistir documentários sobre o feminino e atuação política, apresentação da montagem de Shin –Zen 7 Co(R)pos, oficina de teatro sobre poéticas de gênero e a performance “Rosa Luz em Versos”. No dia 21 será exibido às 19h o filme “Divinas Divas”, de Leandra Leal, que aborda a primeira geração de artistas travestis do Brasil, entre elasestão Rogéria e Jane di Castro, que testemunharam o auge da Cinelândia repleta de cinemas e teatros. O audiovisual poderá ser conferido no Teatro Luiz Mendonça. Já no último dia de atividade, ganha a rua o espetáculo “Las Mariposas”, que conta a história de mulheres reais que sofreram violências e muitas vezes de forma silenciada. A encenação acontece às 16h30 na praça rotatória em Candeias. A grade completa pode ser conferida no site do Sesc (www.sescpe.org.br).

Serviço:
Projeto Transborda
De 17 a 22 de julho
Programação: www.sescpe.org.br
Sesc Piedade – Rua Goiana, nº 40
Teatro Luiz Mendonça – Av. Boa Viagem, s/nº, Parque Dona Lindu
Informações: (81) 3361.2275

Programação:

17 de julho
9h às 12h – Oficina: Corporeidades e as Danças Urbanas | Sesc Piedade

18 de julho
9h às 12h – Oficina: Foto Performance: Outros Corpos que Habitam meu Corpo | Sesc Piedade
15h as 15h30 - Performance: Vogue e Stiletto Dance | Teatro Luiz Mendonça
15h30 às 17h- Mesa Danças Urbanas: Corporeidades Além do Masculino | Teatro Luiz Mendonça

19 de julho  
9h às 12h – Oficina: Corporeidades e as Danças Urbanas | Sesc Piedade
15h30 às 17h - Mesa Moda e Gênero: Questionando as Identidades | Teatro Luiz Mendonça

20 de julho
9h às 12h – Oficina: Foto Performance: Outros Corpos que Habitam meu Corpo | Sesc Piedade
14h- Feminino e Atuação Política
15h às 17h- Mesa com o tema: Feminino e Atuação Política | Sesc Piedade
19h30 – Apresentação Shin -Zen 7 Co(R)pos | Sesc Piedade

21 de julho
9h às 12h – Oficina de Teatro: Poéticas de Gênero e Intersseccionalidade Social | Sesc Piedade
15h às 17h - Mesa com o tema Gênero e Diversidade: Visibilidades e Invisibilidades | Teatro Luiz Mendonça
18h – Performance “Rosa Luz em Versos” |Teatro Luiz Mendonça
19h – Exibição do Filme: “Divinas Divas” | Teatro Luiz Mendonça

22 de julho
9h às 12h – Oficina de Teatro: Poéticas de Gênero e Intersseccionalidade Social | Sesc Piedade

16h30 – Espetáculo “Las Mariposas” | Praça da Rotatória em Candeias (Jaboatão dos Guararapes)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas