sexta-feira, 21 de julho de 2017

Olha!Recife lança novo roteiro literário

A partir desta edição, um sábado de cada mês será dedicado a conhecer um escritor pernambucano com encenações de atores em todo o percurso

Neste fim de semana, o Olha!Recife, projeto de sensibilização turística da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, chega com mais uma curiosa novidade. Neste sábado (22), é o dia da estreia do novo roteiro literário de ônibus, que acontecerá uma vez por mês e terá participação de atores que encenarão a vida e obra de escritores pernambucanos. No primeiro passeio, o escritor homenageado será Ascenso Ferreira. O passeio sairá às 14h da Praça do Arsenal, no Recife Antigo.

Natural de Palmares, o artista escreveu sobre cultura popular, costumes, paisagens e momentos históricos de Pernambuco e do Recife. No percurso serão visitados trechos do Recife Antigo, onde há dois monumentos em homenagem ao escritor: um busto em uma pequena praça que leva o seu nome e uma estátua em tamanho natural, no Cais da Alfândega, que integra o Circuito da Poesia.

Em seguida, o Museu do Trem, que remonta a um dos mais conhecidos poemas de Ascenso, “O Trem de Alagoas”, entra no trajeto poético. Para encerrar, os participantes serão levados até a Academia Pernambucana de Letras, onde os atores encenarão leituras dramáticas. O auditório do local estará aberto a partir das 15h30 a todo o público, inclusive para as pessoas que não fizerem o passeio completo.

No domingo (23), o passeio a pé percorrerá o bairro das Graças. O local surgiu no século XIX como desmembramento da Freguesia da Capunga e recebeu o nome atual em decorrência da construção da igreja construída em 1872. Primeiro surgiu o nome da famosa Rua das Graças e depois foi adotada também como o denominação do novo bairro. Pelas ruas da localidade é possível observar inúmeras construções históricas como casarões, palacetes e igrejas.

O encontro será no Parque da Jaqueira, em frente à Capela da Conceição. O passeio passará pela Rui Barbosa, Praça da Maxambomba, Jardim do Baobá, Rua das Graças, das Pernambucanas, da Amizade e se encerra na Praça do Entroncamento. A caminhada sai às 9h.

Já na quarta-feira (26), é a vez do Olha!Recife a pé conhecer o edifício da Associação Comercial. Ele é conhecido por ser um dos prédios mais bonitos do Recife Antigo. Sua escadaria e os vitrais do hall central vieram da Inglaterra e neles existem desenhos remetidos à cana de açúcar, café, cacau, algodão, fumo e borracha, além de outras mercadorias responsáveis pelo crescimento econômico da época. O passeio sai às 14h, da Praça do Arsenal.

Todas as inscrições abrem nesta sexta-feira (21), a partir das 9h no site www.olharecife.com.br. Tudo é gratuito e aberto para todas as idades. Para os passeios a pé são 70 vagas. Para o passeio de ônibus, são 50 inscrições.

Serviço:
Olha! Recife no Ônibus
Dia: 22/07
Hora: 14h
Local: Praça do Arsenal

Olha! Recife a Pé (domingo)
Dia: 23/07
Hora: 9h
Local: Parque da Jaqueira, em frente à Capela da Conceição

Olha! Recife a Pé (quarta)
Dia: 26/07
Hora: 14h
Local: Praça do Arsenal

Nenhum comentário:

Postar um comentário