Exposição Aurore até o dia 25

Foto: Claire Jean / Divulgação
Para celebrar a Queda da Bastilha e a Revolução Francesa, ocorrida em 14 de julho de 1789, o Consulado Geral da França promove, no Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães (Mamam), o Aurore, encontro de fotografias francesas, com a produção de artistas pernambucanos. Misturando história, diplomacia e arte, o resultado estará exposto no museu, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, até o próximo dia 25 de julho.

A exposição, batizada com o nome da rua onde se localiza o Mamam, coloca para dialogar, no idioma universal da arte, obras das fotógrafas Claire Jean e Carolina Arantes, com as exposições atualmente em cartaz no museu, assinadas pelos artistas pernambucanos Wilton de Souza e Daniel Santiago, celebrando o encontro e a cooperação entre culturas e povos brasileiros e franceses.

A exposição de Daniel Santiago é Um Sonho Para Ezra Pound, que traduz a concepção do poeta americano sobre o real numa instalação composta por 20 camas de solteiro, disponíveis inclusive para uma sesta, no térreo do museu. Já a mostra de Wilton de Souza é a Bela Aurora do Recife, um panorama da obra do artista plástico pernambucano, com pinturas, gravuras e esculturas, selecionadas a partir da curadoria de Betânia Corrêa de Araujo, que ocupam o primeiro andar do prédio.

Interagindo com esses acervos, as fotógrafas Claire Jean, francesa radicada no Brasil há mais de três décadas, e Carolina Arantes, que trabalha em Paris há nove anos, expõem suas obras no térreo e no Aquário do museu, revelando seus olhares afetivos de fronteiras há muito tempo dissolvidas entre França e Brasil.

Nos trabalhos que selecionou para a mostra, Claire Jean insere a beleza, a paisagem e o nu em contextos artísticos e antropológicos, propondo a fotografia como cura para o corpo, para a alma e para o planeta, num convite para que os visitantes façam um esforço de contemplação do planeta através das críticas, desejos e angústias.

Carolina Arantes, por sua vez, apresenta o projeto First Generation, um trabalho documental sobre a primeira geração de mulheres afro-francesas, primeiras ramificações familiares dos imigrantes africanos que chegaram à França entre 1975 e 1980.  O projeto tenta entender como elas lidam com a incipiente referência de suas origens, estando imersas numa cultura europeia profundamente ancorada em sua tradição histórica.

*Da Assessoria de Comunicação

Serviço

Exposição Aurore
Quando: Até dia 25 de julho
Onde: MAMAM, Rua da Aurora, 265, Boa Vista
Horário: De terça a sexta, das 12h às 18h. Sábado e domingo, das 13h às 17h

Informações:3355-6871

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife