Concerto oficial da Orquestra Sinfônica do Recife

Foto: Andréa Rego Barros/PCR
Na noite desta quarta-feira (19), erudição será palavra de ordem no Teatro de Santa Isabel. A partir das 20h, será apresentado o quinto concerto oficial da temporada 2017 da Orquestra Sinfônica do Recife. A apresentação, uma realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura, é gratuita e aberta ao público. Para usufruir do legado de alguns dos mais célebres e talentosos compositores do mundo, basta retirar o ingresso uma hora antes da apresentação.

O programa do concerto, preparado pelo maestro regente da orquestra, Marlos Nobre, será protagonizado por dois indefectíveis nomes da música erudita: os alemães Bethoven e Mendelssohn.

A apresentação começa com a revolucionária Primeira Sinfonia de Beethoven, composição que o maestro Marlos Nobre define como “monumental pórtico” das nove sinfonias deixadas para a humanidade como legado pelo autor, “o mais importante gênio da música erudita”.

Audaciosa composição, a sinfonia provocou grande escândalo entre críticos na sua primeira audição, em Viena. “É uma obra que traz a marca indelével do gênio pessoal de um ainda desconhecido Beethoven, introduzindo muitas inovações, como o acorde de falsa-dominante que abre o 1º movimento, os grandes contrastes dinâmicos entre pianíssimo e fortíssimo, os enormes e inusitados ‘crescendos’, além do início hesitante e inesperado que abre o movimento final da sinfonia”, explica o maestro.

A segunda peça do concerto será a composição Sonhos de uma Noite de Verão, obra de Felix Mendelssohn, que tem como base a peça de teatro de mesmo nome, escrita por William Shakespeare. Mendelssohn começou a compor aos nove anos de idade, mas essa é uma de suas composições de mais fama, escrita em diversos momentos de sua vida.

*Da Assessoria de Comunicação

Serviço
Quinto Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do Recife
Quando: Quarta-feira, 19 de julho
Horário: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n, Bairro de Santo Antônio
Informações: 3355-3322

Entrada franca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii