Doutores da Alegria comemoram São Joãozinho com forró e espetáculo em quatro hospitais do Recife.

Foto: Lana Pinho
Cortejo junino pelas alas pediátricas vai de 19 a 22 de junho. Palhaços encenam A peleja do noivo que tentou enganar a noiva na festa de São João ou vice e versa e fazem todo mundo forrozar com o Trio Porta Soro, formado só por mulheres.

Mês de junho é sinônimo de “São Joãozinho” nos hospitais atendidos pelos palhaços da associação Doutores da Alegria na capital pernambucana. O arraial começa nesta segunda-feira, dia 19, no Hospital da Restauração (HR), às 10h; no dia 20, é a vez do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) e do Procape, às 10h; o Barão de Lucena recebe o forró dos besteirologistas no dia 21, às 9h; as comemorações do mês junino serão encerradas no dia 22, às 10h, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).

Este ano, os palhaços matutos resolveram incrementar a festa. O Trio Porta Soro, que puxa o forró no cortejo junino pelas alas pediátricas dos hospitais, é formado só por mulheres: Dra. Tan Tan (Tâmara Floriano) assume a zabumba; Dra. Svenza (Luciana Pontual) o triângulo; e a musicista Verônica Sanfoneira faz uma participação especial neste São Joãozinho.

Mas a principal novidade é que os palhaços vão encenar um espetáculo criado especialmente para a data: “A peleja do noivo que tentou enganar a noiva na festa de São João ou vice e versa”. A montagem tem inspiração na literatura de cordel e nos encontros e desencontros amorosos. A peça conta a história de Marmelo (Marcelo Oliveira) que, para fugir do casamento com Baju (Juliana de Almeida), se veste de noiva. Mas como não é besta, Baju conta com a ajuda do pai, Mircolino Lampião (Marcelino Dias), para dar a volta no palhaço fujão.

Para completar a algazarra, o trio Fuxiquinha (Svenza/Luciana Pontual), Fuxiqueira (Verônica Sanfoneira) e Fuxicão (Tan Tan/Tâmara Floriano) talvez entregue o paradeiro da falsa noiva. São João (Eu_zébio/Fábio Caio) espera abençoar o casal; o balão de São João é Ado (Arilson Lopes); Lui (Luciano Pontes) vive seu dia de majestade como Rei do Milho; e Dud Grud (Eduardo Filho) esquenta a festa com a fogueira de São João.

O espetáculo elaborado coletivamente, sob a coordenação artística de Arilson Lopes (Dr. Ado), foi ensaiado durante os encontros semanais dos artistas. A rotina dos palhaços do Doutores da Alegria inclui intervenção artística em duplas duas vezes por semana em cada hospital atendido pelo grupo e ainda um encontro às sextas-feiras de aperfeiçoamento e intercâmbio. O trabalho da associação Doutores da Alegria é gratuito para os hospitais, mas não é voluntário. O elenco é formado por artistas profissionais. “Estamos sempre buscando novas formas de potencializar o nosso encontro com a criança hospitalizada, o foco do nosso trabalho. A nossa peça de São João foi criada nesse intuito, de estabelecer o jogo e a brincadeira com a criança”, comenta Arilson Lopes. A produção do São Joãozinho é de Nice Vasconcelos.

Agenda do São Joãozinho:
19/06 (segunda), às 10h - Hospital da Restauração
20/06 (terça), às 10h - Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) e Procape
21/06 (quarta), às 9h -  Hospital Barão de Lucena (HBL)

22/06 (quinta), às 10h - Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado