"A Mulher Monstro" das últimas apresentações Recife

Foto: Anelizze Tozeto
Após sucesso de público e crítica no Festival de Curitiba, o polêmico espetáculo "A Mulher Monstro" retornou aos palcos pernambucanos. Os últimos dias da temporada acontece nesse final de semana, sexta, sábado e domingo – de 16 a 18 de junho - no Teatro Hermilo Borba Filho, noRecife Antigo.

A tragicomédia fala da intolerância e do preconceito, trata a atualidade político-social do Brasil através da figura de uma burguesa perseguida pela própria visão intolerante da sociedade, sem saber lidar com a solidão e as relações num tempo de ódio, corrupção e golpe vistos sem vergonha.

Um espetáculo divertido e reflexivo. Recentemente a obra foi destaque em um dos maiores festivais do Brasil, no Paraná, com reconhecimento para a atuação do ator José Neto Barbosa, posto como importante nome do teatro brasileiro por veículos de comunicação e crítica especializada. Também compõem a equipe do espetáculo o iluminador potiguar Sergio Gurgel Filho, o maquiador e sonoplasta paulista Diogenes Luiz e a cineasta e fotógrafa norueguesa Mylena Sousa.

Os famosos “prints” das redes sociais foram a partida para a construção do texto, uma colagem de falas reais de figuras públicas e de anônimos, atualizando o conto “Creme de Alface” de Caio Fernando Abreu. A criação do espetáculo começou em 2015. O processo surgiu diante das barbáries sempre lidas e ouvidas de forma tão escancarada no dia a dia e, agora, acentuada dos últimos tempos não só nas redes sociais, impulsionado pela crise política.

Na obra, inspirado nas suas memórias da “Mulher Monga” dos parques e circos nordestinos, o artista expõe fatos e discursos impositivos de sua vida, desde infância, decorrente da discriminação vista e sentida no convívio social. 

O conto de Caio F. foi escrito em plena ditadura militar, mas só publicado em 1995: “O que me aterroriza neste conto de 1975 é a sua atualidade. Com a censura da época, seria impossível publicá-lo. Depois, cada vez que o relia, acabava por rejeitá-lo com um arrepio de repulsa pela sua absoluta violência. ssim, durante vinte anos, escondi até de mim mesmo a personagem dessa mulher monstro fabricada pelas grandes cidades. Não é exatamente uma boa sensação, hoje, perceber que as cidades ficaram ainda piores, e pessoas assim ainda mais comuns”, disse o escritor dois anos antes de seu falecimento.

“Se de 75 para 95 Caio percebeu que a sociedade estava mais intolerante, hoje, pouco mais dos quarenta anos da criação desse conto inspirador, vemos que nesse tempo de redemocratização brasileira pouco avançamos com relação à intolerância e o preconceito. É um dos maiores desafios em 15 anos de trajetória no teatro, resolvi fazer da minha arte militância”, diz José Neto, que pela primeira vez dirige o próprio espetáculo.

"Vivemos um momento de intolerância muito grande, onde ferir o outro não é vergonhoso, muito pelo contrário, é aceitável socialmente. É um tempo delicado em que monstros estão todos soltos", destaca o ator.

Com apenas um ano de estreia, o espetáculo já circulou por relevantes Festivais/Mostras do país, fora temporadas independentes no Rio Grande do Norte e em Pernambuco: Mostra Cênica Caio Fernando Abreu em São Paulo/SP; Festival Nacional do Grupo Clowns de Shakespeare/RN; Festival Nordestino de Teatro de Trindade/PE (onde recebeu o Prêmio Hermilo Borba Filho de Melhor Direção); Mostra Nacional Capiba de Monólogos do SESC Pernambuco; Mostra Outubro Ou Nada de Teatro Alternativo do Recife; 43º FENATA – Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa/PR (onde, pela primeira vez na história do Festival, houve sessão extra por calorosos pedidos do público); Mostra de Teatro e Circo do SESC Casa Amarela/PE; Festival Internacional das Artes Cênicas – Janeiro de Grandes Espetáculos 2017 em Recife (com indicação ao Prêmio APACEPE de Melhor Ator e Melhor Maquiagem) e o Festival de Teatro de Curitiba no Complexo Cultural Guaíra (um dos destaques nacionais).

Os ingressos estão sendo vendidos a preços populares e, se comprados antecipadamente, podem ainda  ter 50% de desconto no portal Sympla, através do link: goo.gl/tvoQGD

Serviço:
A Mulher Monstro
Dias 16, 17 de junho, às 19h

Dia 18 de junho, às 18h
Teatro Hermilo Borba Filho - R. do Apolo, 121 - Recife Antigo
Ingressos: R$ 3o (inteira) e  R$ 15 (meia), à venda também duas horas antes do espetáculo, na Bilheteria do Teatro
Classificação indicativa: 16 anos | Duração: pouco mais de 60 minutos.
Informações: 3355.3321 ou 
facebook.com/semciadeteatro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Jardim Espaço Plural comemora um ano com atividades gratuitas durante o mês de Abril