sexta-feira, 19 de maio de 2017

Mostra promove apresentações e reflexões sobre o teatro de bonecos de Pernambuco

Foto: divulgação 
Um total de 33 apresentações artísticas é o que prevê a programação da VI Mostra Pernambucana de Teatro de Bonecos, evento que acontece de 27 de maio a 04 de junho próximo. Esta iniciativa da Associação Pernambucana de Teatro de Bonecos, contará também com uma programação pedagógica.  A maior parte das ações do projeto está programada para acontecer no Teatro Apolo, mas o evento se espalhará por outros espaços como Casa da Cultura, Teatro Marco Camarotti e Sítio Histórico de Igarassu, além das praças do Carmo, em Olinda, e Esquina da Rua 7 de Setembro com Hospício e Praça do Arsenal da Marinha, em Recife.

A Cia Fios de Sombra, de Campinas/SP faz a abertura oficial do evento no sábado, 27/05, as 16h30 no Teatro Apolo. O evento contará ainda com outro grupo paulistano, a Clara Trupi de Ovos y Assovios, que se junta à produções locais, oriundas da Região Metropolitana do Recife, Agreste, Mata Norte e Sertão. O evento contará também com uma programação pedagógica, onde estão inseridas a Conferência sobre Registro e Salvaguarda do Mamulengo no Estado de Pernambuco e a mesa redonda que terá como tema A contribuição dos grupos e instituições na formação em teatro de bonecos hoje, reflexões estas que contarão com a participação de Renata Duarte (Superintendente do IPHAN), Juliana Cunha (Técnica do IPHAN), Izabel Concessa (Professora da UFPE), José Manoel Sobrinho (Gerente de Cultura do SESC), Carla Denise e Fábio Caio, integrantes do Mão Molenga, entre outros.

A programação pedagógica contará também com realização de três oficinas: Confecção de Bonecos de papel machê e Confecção de bonecos de sucata (material reciclável) ambas a serem ministradas por Maria Oliveira, e mais Confecção de bonecos de madeira (Mulungu) com Antero Assis de Moura. Todas serão realizadas no Centro Apolo/Hermilo, no período compreendido entre 29 de maio e 02 de junho, de segunda a sexta. As duas primeiras acontecerão das 8h às 12h e das 13 às 17h, respectivamente. A oficina de Antero Assis acontece no período da tarde. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por email (apetb@globo.com), ou presencialmente, das 8h às 14h no Centro Apolo Hermilo (3355.3319 ou 3321) com Izolda Barreto. Estão disponíveis 20 vagas em cada turma, de forma totalmente gratuita, sem nenhum pré-requisito e contanto, inclusive, com o fornecimento do material didático.

A VI Mostra Pernambucana de Teatro de Bonecos conta com patrocínio do BNB, Banco do Nordeste, através da Lei Rouanet. Conta também com apoios do Governo do Estado de Pernambuco, Secretaria de Cultura, Fundarpe, Prefeitura da Cidade do Recife, Centro Apolo-Hermilo, Cepe, Sesc e VouVer Acessibilidade.


O projeto prevê a distribuição de uma cota de ingressos gratuitos para escolas públicas e instituições assistenciais. Os interessados só precisam  entrar em contato com a coordenação do evento e agendarem o dia que pretendem ir ao teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário