“Elas são frevo” encerra março no Paço do Frevo


A programação de março do Paço do Frevo voltada ao protagonismo feminino se encerra com o encontro inédito de artistas pernambucanas:  Aishá Lourenço, Ingrid Guerra, Laís de Assis e Sofia Freire. O encontro “Elas São Frevo” une, pela primeira vez, as quatro instrumentistas em apresentação gratuita na Hora do Frevo, projeto que incentiva novas leituras instrumentais da música pernambucana.

JUNTAS - Nesse show,  ao meio dia, na sexta-feira, 31/3, Aishá Lourenço, Ingrid Guerra, Laís de Assis e Sofia Freire trazem um repertório com referências de frevo entre clássicos como Gostosinho, de Nelson Ferreira, e composições autorais como Cais (Sofia Freire) e Forró nº 1 (Laís  de Assis). O set list ainda tem Pinotado, Cocada, Maria Bonita, Meyse e Frevo de Saudade.


Sofia Freire é cantora, pianista e compositora de Recife (PE) e um dos nomes de destaque da nova geração musical pernambucana. Aos 18 anos, lançou seu primeiro disco Garimpo (2015), em que musicou poesias escritas pelo seu pai Wilson Freire, sua irmã Clarice Freire e outros amigos poetas. Já passou por importantes festivais de música independente como Rec-Beat, Coquetel Molotov, Projeto Levada (RJ). Em 2016,  venceu por voto popular o prêmio Natura Musical 2017, possibilitando a produção de seu segundo disco, que reunirá novas parcerias com as poetisas Micheliny Verunshk, Piera Schnaider e Clarice Freire, fortalecendo de produções femininas, com previsão de lançamento para este ano.  

Como percussionista, a olindense Aishá Lourenço atuou com o Comadre Fulôzinha (PE), Nitin Sawnneye (UK), Amadou e Marian (Mali), Grupo Bongar (PE), Maciel Salú (PE), Lucas e Orquestra Dos Prazeres (PE) e Naná Vasconcelos (PE). Estudou Percussão Popular em São Paulo (EMESP), e Produção Musical, na Manchester MIDI School, Inglaterra. Com uma linguagem que alia tradições da percussão artesanal a aparatos digitais, Aishá Lourenço
é reconhecida facilitadora musical, com pessoas de várias idades, etnias e classes sociais, incluindo crianças com necessidades especiais e mulheres refugiadas da Somália, Jamaica, Congo e de outros países.

Natural de Recife-PE, Laís de Assis é violeira, violonista, mestranda em Música (UFPB), desenvolvendo pesquisas acerca da viola de dez cordas nordestina. Traz em seu repertório músicas instrumentais para a viola de dez cordas solo, tendo como fonte de inspiração, o universo do romanceiro popular nordestino. É formada em violão popular pelo Conservatório Pernambucano de música. Como instrumentista, já atuou em diversos grupos musicais, dentre eles, O Quadro, e com seu trabalho solo, participou do “Sonora Ciclo Internacional de Compositoras”, em Recife em 2016, da Semana da Música UFPE 2016 e do Sarau das Mulheres promovido pelo Centro de Capoeira São Salomão.

Ingrid Guerra é flautista de Recife-PE, formada em flauta transversal pelo Conservatório Pernambucano e estuda música na UFPE. Participa da Banda sinfônica do CEMO desde 2014, também atua em blocos líricos como "Banhistas do Pina", "Eu quero mais", além de fazer parte do projeto autoral "Arcanflô". Recentemente obteve o 2° lugar no Segundo Encontro Internacional de Flautistas de Baurú.

Programação:
Sexta, 31/3, às 12h
Hora do Frevo – Elas São Frevo
Aishá Lourenço, Ingrid Guerra, Laís de Assis e Sofia Freire
Entrada Gratuita

Sábado, 1/4, às 14h
Oficina Capoeira e o Corpo Brincante + cinedebate Capoeira, um passo a dois
Acesso gratuito, no Centro de Documentação Maestro Guerra-Peixe.
Domingo, 2/4, às 15h
Arrastão do Frevo com Clube de Boneco Garoto de Guadalupe
Concentração 15h no Marco Zero, Saída 16h.

Serviço:
Paço do Frevo
Acesso com o ingresso do museu (R$ 8 inteira/ R$ 4 meia)
Horário: Terça (entrada gratuita) a sexta, das 9h às 17h. Sábado e domingo, das 14h às 18h.
Paço do Frevo - Praça do Arsenal da Marinha, s/nº, Bairro do Recife

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife