Semana pré-Carnaval tem ensaio geral com Alceu Valença, encontro de Caboclinhos  e o Baile da Pessoa Idosa

Alceu Valença realiza ensaio aberto nesta quarta (22)
Foto: Cléio Tomaz
Com uma agenda extensa e opções para todos os gostos, a semana pré-carnavalesca do Recife começa na terça-feira (21), como o tradicional Baile da Pessoa Idosa, que promete reunir milhares de foliões. No mesmo dia, o Marco Zero recebe o 1º ensaio geral das nações de maracatu que vão se apresentar na Abertura do Carnaval. Na quarta-feira (22) à noite, acontece o último ensaio dos batuqueiros, no Bairro do Recife. Na quinta-feira (23), antes do início oficial da festa de Momo, os foliões podem começar a esquentar para a festa no 9º Encontro de Caboclinhos. No total, são 70 opções de atrações e eventos. Confira a agenda.

Baile de Carnaval da Pessoa Idosa do Recife
O 16º Baile Municipal da Pessoa Idosa acontece no próximo dia 21/02, no Classic Hall. A festa carnavalesca é gratuita e vai reunir 160 grupos de convivência de pessoas idosas que existem nas comunidades do Recife, e das instituições de longa permanência. No Baile serão apresentados a Rainha e o Rei da Pessoa Idosa 2017, eleitos no 8º concurso, no último dia 9 de fevereiro. A animação ficará por conta da orquestra do Maestro Spok e convidados. O baile começa às 14h

Terça Negra especial
No dia 21/02, a Terça Negra Especial de Carnaval se despede do Pátio de São Pedro. A partir das 20h, se apresentam o Maracatu Nação Cambinda Africano, Coco Bojo de Macaíba, Maracatu Nação Almirante do Forte e o Afoxé Omo Badê.

Encontro de Baques
Na quarta (22), o Pátio de São Pedro sedia a segunda etapa do 7º encontro de Baques de Caboclinho, que vai reunir sete Ternos de Agremiações. O evento, aberto ao público, começa às 19h no Pátio de São Pedro e reúne apenas os integrantes dos ‘Ternos’, os núcleos musicais das agremiações que relembram os povos indígenas. O evento acontece às 19h e irás contar com o Caboclinhos Canindé do Recife; Tribo de Caboclinhos Tupi, Tribo de Índio Tabajara de Goiana; Tribo de Índio Tupi Guarani de Olinda, Caboclinho Oxóssi Pena Branca e quem encerra a noite é o Caboclinho Carijós do Recife, um dos homenageados do Carnaval 2017.

9º Encontro de Caboclinhos
Quinta-feira (23), um dia antes do início dos festejos de Carnaval, vai acontecer o 9º Encontro de Caboclinhos na Rua da Moeda, que vai reunir vinte agremiações carnavalescas. A manifestação cultural que tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial, título conferido pelo IPHAN no ano passado. O evento acontece às 19h.

Blocos em folia
Na semana pré-Carnavalesca, as troças e agremiações já estão em pleno vapor nas ruas, convidando os foliões a entrar no clima Carnavalesco. Confira onde e quando aderir à folia:
 - Cais da Alfândega
Na quarta (22), o palco do Cais da Alfândega será o ponto de encontro dos amantes das manifestações afro e indígenas. A partir das 19h, o Maracatu Tambores de Ogum se apresenta, seguido do Afoxé Omô Nilê Ogujá, Caboclinhos Carijós. O Maracatu Porto Rico, comandado por mestre Chacon, encerra a noite.
- Pátio de São Pedro
No dia 23 (quinta), a partir das 17h, o local recebe o Clube de Bonecos Seu Pedro e, às 18h, o Afoxé Oyá Tokolé começa a concentrar para se apresentar ao público.
- Arsenal da Marinha

Nestas terça, quarta e quinta (21, 22 e 23), o polo do Arsenal se torna o quartel general da alegria com apresentações de atrações diversas. 

Ensaios gerais da abertura do Carnaval do Recife
A partir da segunda (20), começam os ensaios gerais do Palco do Marco Zero. O destaque fica por conta de Lenine e Virgínia Rodrigues, que ensaiam com maestro Edson Rodrigues, Coral Voz Nagô com 13 Nações de Maracatu de Baque Virado nas noites de terça e quarta (vide horários). Confira os horários e atrações:

21 de fevereiro (terça)
17h30 - Marrom Brasileiro e Nonô Germano
19h20 - Homenagem a Naná (Lenine e V. Rodrigues)
21h50 - Orquestra Contemporânea de Olinda
23h30 - Recife de Bambas

22 de fevereiro (quarta)
17h30 - Nena Queiroga e Coral Edgar Moraes
19h20 - Homenagem a Naná (Lenine e V. Rodrigues)
21h30 - Spok Frevo Orquestra e Ed Carlos
23h10 - Alceu Valença

23 de fevereiro (quinta)
17h30 - Gustavo Travassos
19h20 - Elba Ramalho
20h50 - Orq. P. Bomba do Hemetério e Karinna Spinelli
22h20 - Almir Rouche e Convidados

Veja programação completa do Carnaval do Recife aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente