Abre e fecha para o Carnaval 2017

O Carnaval do Recife vai movimentar os quatro cantos da cidade com shows e outras apresentações, mostrando a cultura pernambucana. Por este motivo, alguns serviços serão suspensos durante o período, voltando à normalidade na quinta-feira (02/03). Equipamentos de cultura, como teatros e museus, e a Ciclofaixa de Turismo e Lazer não vão funcionar, dando espaço para os blocos carnavalescos. No entanto, o Jardim Botânico do Recife (JBR) funciona normalmente, das 9h às 15h30, com exceção da segunda-feira, dia de manutenção.

Confira o que abre e fecha nos serviços prestados pela Prefeitura:

PREFEITURA – A Secretaria de Planejamento Administração e Gestão de Pessoas informa que deste sábado (25/02) até a próxima quarta-feira (01/03), os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionarão. Na quinta-feira (02/03) o atendimento volta a funcionar normalmente das 8h às 17h na Reciprev e Saúde Recife e no edifício-sede da Prefeitura.

CONTRIBUINTE – A Secretaria de Finanças do Recife informa que a Central de Atendimento ao Contribuinte, localizada no edifício-sede da Prefeitura do Recife, Bairro do Recife, e as demais unidades que funcionam no Expresso Cidadão do Cordeiro e do Shopping Rio Mar estarão fechadas no carnaval, de 25 a 1° de março. Caso o contribuinte precise de informações sobre tributos, basta acessar o site da prefeiturawww.recife.pe.gov.br.  É possível consultar ou obter informações sobre IPTU, ISS e taxas referentes ao município de maneira rápida e segura, clicando no banner da Secretaria de Finanças "Atendimento ao Contribuinte" disponível ao lado direito da tela.

EDUCAÇÃO – As escolas e creches-escolas municipais não funcionam do sábado (25/02) à quarta-feira (01/03), voltando normalmente na quinta-feira (02/03).

CIDADANIA – O Compaz do Alto Santa Terezinha funciona nesta quinta-feira (23/02) até às 14h. Da sexta (24/02) ao dia (01/03), a unidade estará fechada, voltando às atividades na quinta-feira (02/03). As bibliotecas municipais não funcionam entre os dias 24/02 e 01/03.

MERCADOS E FEIRAS – A Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que, em virtude do carnaval, os horários dos mercados públicos, feiras novas e outros centros de comércio popular serão alterados em alguns dias. No sábado (25/02), na segunda-feira (27/02) e na quarta-feira de Cinzas (01/03), todos os mercados públicos e feiras novas funcionarão normalmente, das 6h às 18h. No entanto, no domingo (26/02) e na terça-feira de Carnaval (28/02), funcionarão apenas meio expediente, das 6h às 13h, com exceção do Mercado da Boa Vista, que funcionará até as 18h.

Já o Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) não funciona do sábado (25/02) até a terça-feira (28/02). O funcionamento volta ao normal na quarta-feira de Cinzas (01/03), de 8h às 18h. O mesmo vale para Mercado das Flores e das Frutas. Já as feiras livres nos bairros funcionam normalmente no período carnavalesco, de acordo com a programação semanal.

TRÂNSITO – Os serviços de atendimento ao público realizados na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), na Rua Frei Cassimiro, 91, no Bairro de Santo Amaro, ficarão suspensos das 13h da sexta-feira (24) até a quarta-feira (1º). Os serviços voltarão a funcionar normalmente a partir da quinta-feira (2), das 8h às 13h. Já os trabalhos de monitoramento e fiscalização de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da CTTU, continuarão sendo realizados normalmente. Para registrar denúncias, solicitar fiscalização ou realizar registros de acidentes, a população deve acionar a CTTU através do 0800.081.1078.

TURISMO E LAZER – Durante os dias de folia, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer e o Lazer na Rua ficam suspensos, dando espaço para os blocos carnavalescos que vão tomar conta da cidade. Os projetos retomam as atividades no domingo 5 de março. As Academias Recife funcionarão normalmente até a sexta-feira de Carnaval (24), retomando todas as atividades na quinta-feira, dia 2 de março.

EMPREENDEDORISMO – As Salas do Empreendedor de Casa Amarela e a localizada na sede do prédio da Prefeitura do Recife não irão funcionar durante o Carnaval, voltando às atividades na quinta-feira (02/03).

EMPREGO – Na quinta-feira (23/02), a Agência do Emprego da Avenida Rio Branco funciona até às 12h, a Agência universitária, instalada na FACIPE, funciona até às 16h e as demais unidades funcionam normalmente. Na sexta-feira (24/02), a Agência da Rio Branco e a instalada na FACIPE não abrem. As demais Agências funcionam até às 12h. Todas as agências voltam a funcionar normalmente na quinta-feira (02/03).

MULHER – O Centro de Referência Clarice Lispector, voltado para o acolhimento e orientação de mulheres em situação de violência, funcionará dentro da Central do Carnaval, na Rua do Observatório, Bairro do Recife. Já o Centro da Mulher Metropolitana Julia Santiago, localizado no bairro de Brasília Teimosa, não funcionará durante o Carnaval.

ASSISTÊNCIA SOCIAL – Todos os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS e Bolsa Família não funcionarão durante o Carnaval, exceto as casas de acolhida do IASC. Os serviços voltam ao normal na quinta-feira (02/03).

MEIO AMBIENTE – O Jardim Botânico do Recife, no Curado, abre as portas para o público durante o Carnaval, com exceção da segunda-feira, dia de manutenção. No sábado (25/02), domingo (26/02), terça (28/02) e quarta (01/03), o equipamento público de lazer contemplativo, pesquisa e conservação funcionará das 9h às 15h30.  Durante o período, por conta do feriado, o local não contará com visita guiada. Outro equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife, o Cais do Imperador também vai funcionar durante o Carnaval. O espaço, no bairro de Santo Antônio, foi inaugurado em 21 de outubro de 2016 e conta com um café-bar. O horário será de meio-dia à meia-noite na sexta-feira (24/02). No sábado (25/02) estará fechado. No domingo (26/02), segunda (27/02) e terça (28) abrirá das 14h às 2h, e na quarta (01/03) das 14h às 22h.

CULTURA - Durante os festejos de Momo, os equipamentos culturais da Prefeitura do Recife estarão fechados ao público. Um dos motivos é que boa parte deles se localiza próximos aos focos de folia. Mas quem mora na zona norte e gosta de se exercitar, vai contar com o espaço do Sítio Trindade, na Estrada do Arraial, em Casa Amarela, que vai funcionar durante todo o período no horário das 5h às 19h.

SAÚDE – Na próxima segunda (27/02), terça (28/02) e quarta-feira (01/03), feriado de Carnaval, as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, voltando a funcionar normalmente na quinta-feira (02/03).
O atendimento do Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR também funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar.

Nas Maternidades Municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) será disponibilizado atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) estarão funcionando normalmente.

Para vacinação antirrábica, a Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriado, com demanda espontânea, e a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) vai receber as pessoas que já estão em acompanhamento, das 8h às 12h.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705. O Centro de InformaçõesEstratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos e epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 funciona normalmente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii