sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Obras que remetem à Revolução de 1817 em exposição na Arte Plural

Benção pública da bandeira de Pernambuco
Por Beto Viana
Com curadoria de Raul Córdula, exposição 17 por 12 é composta por pinturas e desenhos
Inéditos, feitos por artistas locais, que tematizam importantes aspectos do histórico episódio

Há muito tempo cantada em prosa e verso, a Revolução Pernambucana de 1817 – “a única revolução brasileira digna desse nome”, segundo o historiador Oliveira Lima – ganhou uma expressiva homenagem no campo das artes plásticas. A exposição 17 por 12, realizada pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), está em cartaz na Arte Plural Galeria, onde as pinturas e desenhos ficarão em exposição até 10 de fevereiro, sempre das 13h às 19h (de terça a sexta-feira) e das 16h às 20h (sábados).

Motivada pelo bicentenário de um dos episódios históricos que mais concorreram para Pernambuco ficar conhecido como o “Leão do Norte”, a exposição, com curadoria do pintor e crítico de arte Raul Córdula, é composta por 12 obras de artistas locais (ou aqui radicados), produzidas exclusivamente para o evento e para o calendário Cepe de 2017, peça que todos os anos aborda temas ligados à história e à cultura pernambucana.

Com total liberdade artística, as obras focalizam importantes aspectos da Revolução de 1817, como a cena em que o capitão José de Barros Lima, o “Leão Coroado”, mata um oficial português, dando início à luta; e a benção pública da bandeira pernambucana. “Os doze artistas convidados trabalharam sob a inspiração de temas propostos, numa sequência destinada a mostrar simbolicamente aquele momento heroico”, diz Raul Córdula.

De acordo com a ordem cronológica do calendário, participaram os seguintes artistas: Jeims Duarte, Helder Santos, Daaniel Araújo, Bruno Vilela, Beto Viana, Plínio Palhano, Jéssica Martins, Gio Simões, Roberto Ploeg, George Barbosa, Renato Valle e Rinaldo Silva.
Com preços variados, as obras podem ser adquiridas pelo público na própria Arte Plural Galeria.

Serviço:
Exposição 17 por 12, em homenagem à Revolução Pernambucana de 1817
Arte Plural Galeria - Rua da Moeda, 140 – Bairro do Recife
Visitação: de 11 de janeiro até 10 de fevereiro, de terça a sexta-feira, das 13h às 19h; aos sábados, das 16h às 20h.
Entrada gratuita.
Mais informações: 3424.4431


Nenhum comentário:

Postar um comentário