segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Nação Estrela Brilhante de Igarassu, Patrimônio Vivo do Estado, oferece oficina gratuita de maracatu para o Carnaval

Foto: divulgação
Os encontros acontecem todas as quartas, no Mercado da Ribeira, em Olinda. O objetivo é preparar os foliões para um grande cortejo que sairá pelas ladeiras no domingo de Carnaval

A nação do maracatu Estrela Brilhante de Igarassu - Patrimônio Vivo de Pernambuco e a mais antiga, em atividade, do Estado, com 192 anos de história – convida a todos os foliões para sua oficina de batuque, todas as quartas-feiras, às 20h, no Mercado da Ribeira, Olinda. O objetivo é ensinar o tradicional baque da nação aos brincantes e entusiastas do maracatu preparando-os para um grande arrastão, que sairá no domingo de Carnaval pelas ladeiras de Olinda. A atividade é gratuita e aberta a pessoas de todas as idades.

A ideia surgiu do pedido de amigos e apreciadores da nação, que desejavam ver criado um "bloco do Estrela Brilhante" para que pudessem brincar durante a folia de Momo junto a seus integrantes. "Muitas pessoas de fora - São Paulo, Rio, Minas, Porto Alegre, Paraíba, Fortaleza, de todo canto do mundo - vêm para brincar o Carnaval e eles queriam ter a oportunidade de tocar o baque de Igarassu com a gente, aqui em Pernambuco", explica Gilmar Santana, mestre e presidente do Estrela Brilhante. 

O objetivo das oficinas é ensinar os visitantes a tocar o baque da nação, o chamado 'treme terra', e a cantar as tradicionais toadas. O resultado poderá ser visto no domingo de Carnaval, num grande arrastão que sairá do Mercado da Ribeira até a Praça do Carmo: "A gente vai tentar botar 300 batuqueiros na rua. Vamos tentar. Quem vai fazer é o povo, estamos dando só o ponta pé inicial", afirma Mestre Gilmar.

Para participar das oficinas, basta comparecer ao Mercado da Ribeira e integrar o grupo. Aqueles que já possuem instrumento de maracatu podem levá-lo consigo. A atividade é gratuita mas, para sair no cortejo de Carnaval, será preciso adquirir uma camisa com valor a ser definido ainda. As vendas ocorrerão nos próprios ensaios. Esta é uma ação que visa propagar a cultura do maracatu de baque virado, através da vivência de brincantes  de uma nação centenária, além de promover uma grande integração entre foliões das mais diversas culturas.
 
Nação Estrela Brilhante de Igarassu
Com 192 anos de história, a Nação Estrela Brilhante de Igarassu - Patrimônio Vivo de Pernambuco - é uma das mais importantes nações de maracatu do Estado e a mais antiga em atividade. Comandado pelo Mestre Gilmar Santana, filho da rainha e matriarca do grupo D. Olga Santana (falecida em 2013), o Estrela mantém um forte trabalho de preservação, manutenção e continuidade de uma tradição secular. Além de participar ativamente do Carnaval em Igarassu, Olinda e no Recife, a nação também costuma circular por festivais pelo Brasil e Europa realizando apresentações e oficinas que espalham o baque 'treme terra' ao redor do mundo. Hoje, é possível encontrar grupos que se espelham no Estrela em lugares como Manaus, Curitiba, São Paulo, Inglaterra e até no Japão. 
 
Serviço:
Oficina de maracatu da Nação Estrela Brilhante de Igarassu
Todas as quartas, às 20h - até o Carnaval
Mercado da Ribeira - Sítio Histórico de Olinda

Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário