Concursos, Acerto de Marcha e 1º Terça Negra Especial de Carnaval marcam programação carnavalesca do Recife desta semana

Concurso de Porta Estandarte de Caboclinho | Foto: Hans Von
Os foliões terão diversas opções para brincar as prévias do Carnaval do Recife, de hoje (30) até sábado (4). As atividades acontecem no Pátio de São Pedro e nas sedes de Maracatus nos bairros do Pina, Chão de Estrelas, Recife Antigo e em Jaboatão dos Guararapes. O destaque fica por conta da celebrada final do Concurso do Rei Momo e da Rainha do Carnaval na sexta-feira (3) e dos concursos de Passista e Porta Estandarte, Flabelista, Mestre Sala e Porta Bandeira.

Concurso de Porta Estandarte,  Flabelista, Mestre Sala e Porta Bandeira  
Nos dias 30/1 e 1/2, a partir das 17h, o Pátio de São Pedro será palco do Concurso de Porta Estandarte,  Flabelista, Mestre Sala e Porta Bandeira. A competição que vai reunir 96 candidatos de várias agremiações carnavalescas da cidade. O concurso premia o 1º e 2º lugar de cada modalidade, nas categorias adulto (maior de 16 anos) e infantil.   

Terça Negra especial
Abrindo a programação especial da Terça Negra de Carnaval, no dia 31/1, quatro atrações vão se apresentar no Pátio de São Pedro, a partir das 20h, com entrada gratuita. Nesta 1º edição, se apresentarão o Maracatu Nação Encanto do Pina, a Banda Afro Oba Nijé, o Coco das Estrelas e o Afoxé Obá Iroko.


Ensaios de Maracatu
Entre os dias 1 e 4/2, sete Nações de Maracatu ensaiam em suas comunidades e no Bairro do Recife, sempre às 18h. Na quarta-feira (1), em Jaboatão dos Guararapes, é o dia do Maracatu Aurora Africana. Na quinta (2), se apresenta o Maracatu Cambinda Estrela, em Chão de Estrelas. Já na sexta (3), a Rua da Moeda no Recife Antigo recebe as nações Aurora Africana, Cambinda Estrela e Raízes de Pai Adão. O último ensaio da semana será no bairro do Pina, na sede do Maracatu Encanto do Pina, no sábado, dia 4. Os ensaios são a prévia da homenagem ao mestre Naná Vasconcelos que os grupos farão durante a abertura da folia do Recife. (vide endereços das Nações no serviço)

Acerto de Marcha
No dia 2/2, acontece, também no Pátio de São Pedro, o 4º Acerto de Marchas do Carnaval  2017. Os blocos vão se apresentar às 18h30. Até o carnaval, passarão pelo Pátio 38 agremiações, sempre às quintas-feiras.

Concurso de Passistas
Nos dias 2 e 4 de fevereiro, às 17h, o frevo vai tomar conta do Pátio de São Pedro. São 120 passistas concorrendo ao troféu de melhores bailarinos de frevo de 2017 nas categorias Mirim (masculino e feminino), Infantil (masculino e feminino), Juvenil (masculino e feminino), Adulto (masculino e feminino) e Passista de Rua (masculino e feminino).

Final do Concurso do Rei Momo e Rainha do Carnaval
Na sexta-feira (3), os foliões conhecerão o novo Rei Momo e Rainha do Carnaval do Recife 2017. Vinte e quatro candidatos de 43 concorrentes foram selecionados para a final da disputa. O concurso acontece no Pátio de São Pedro, a partir das 17h. Os vencedores recebem, cada um, o prêmio de R$ 18 mil.

Concurso de Passistas
Nos dias 2 e 4 de fevereiro, às 17h, o frevo vai tomar conta do Pátio de São Pedro. São 120 passistas concorrendo ao troféu de melhores bailarinos de frevo de 2017 nas categorias Mirim (masculino e feminino), Infantil (masculino e feminino), Juvenil (masculino e feminino), Adulto (masculino e feminino) e Passista de Rua (masculino e feminino).

Ensaios de Maracatus – Endereços

Aurora Africanaquarta-feira (1), 18h - Av. Dois, nº 03 C, Vila Rica – Jaboatão. (Após o Colégio Vila Rica, COHAB 3)

Cambinda Estrela – quinta-feira (2), 18h - Rua Elias Gomes, nº 420, Chão de Estrelas, Recife. (Terminal de ônibus, em frente à Escola São Judas Tadeu).

Encanto do Pina – sábado (4), 18h - Rua Osvaldo Machado, nº 504, Pina.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife