Cantautor abre a programação de 2017 com Isaar e Escurinho

Foto: Beto Figueiroa
Ícones da cultura popular e cosmopolita, Isaar e Escurinho, se
encontram no Terrá Café.

A edição de janeiro do projeto #Cantautor vai reunir Isaar e Escurinho, dois ícones da música brasileira, para uma noite de conexões sonoras e valorização da arte de compor. O projeto, que é formado por uma websérie documental sobre composição e uma mostra ao vivo de música autoral, tenta reunir e conectar pessoas, criar conexões entre artistas e suas ideias, composições através de uma vivência musical dentro da identidade latinoamericana, explica a jornalista e idealizadora do projeto, Elayne Bione. Por isso antes de cada show, nós exibimos um episódio da websérie que apresentará o argentino Ezequiel Borra antes dos shows, afirma.

Considerado um ‘griot’ que faz Hip Hop Ancestral, Escurinho tem 4 discos lançados, onde canta a resistência e a periferia num experimentalismo de versos e ‘rock and roll desimbestado’. E ao lado de Isaar, com três álbuns estandartes da poesia urbana e cosmopolita, a edição de janeiro do Cantautor vai oferecer ao público recifense a oportunidade de conhecer com mais intimidade a arte bruta destes dois artistas.


Escurinho - Pernambucano, de Serra Talhada. Compositor, cantor e percussionista, atua também no teatro como ator e na criação de trilhas. Interprete performático, Escurinho traz em sua música uma poesia urbana de caráter social, numa fusão de ritmos populares, pop e experimentalismo. Sua formação musical vem da sua experiência com o pai que se apresentava cantando em festas e a convivência com as manifestações populares do interior do nordeste. Na década de 70, fundou com alguns amigos, entre eles Chico César, o grupo “Ferradura”. No teatro foi premiado em 92, pela criação e execução da trilha sonora do espetáculo “Vau da Sarapalha”. Idealizou e montou o show “Labacé” (1995). Em 2003, lançou o segundo CD, “Malocage”, e foi selecionado para o Projeto Pixinguinha 2004/2005, FENART/04/05 (Festival Nacional de Arte da Paraíba), Rumos do Itaú Cultural/05, IV Mercado Cultural Via Magia em Salvador/05, Centro Cultural Banco do Nordeste – Fortaleza e Cariri/06, e Feira da Música em Fortaleza/06. Em 2006, lançou o seu primeiro DVD e no mesmo ano, realizou shows na Espanha, Bélgica, Suíça e Itália acompanhando o cantor Chico César. O Princípio Básico, seu terceiro CD, foi lançado em 2013 e em 2015, lançou o 4º, “Ciranda de Maluco Vol 1”.

Isaar
Cantora, compositora e instrumentista, Isaar começou a vida artística como brincante no Maracatu Piaba de Ouro, de Olinda/PE, em 1995. De 1997 a 2004, integrou a banda Comadre Fulozinha, com a qual gravou dois CDs e se apresentou em diversas cidades do Brasil. Integrou os projetos DJ Dolores & Orquestra Santa Massa (2001) e DJ Dolores & Aparelhagem (2004), nos quais era a cantora principal e coautora de algumas músicas. Participou da gravação de álbuns das bandas Siba e A Fuloresta, Mundo Livre S/A, Eddie e Cidadão Instigado e de várias trilhas sonoras para teatro, dança e cinema, como Deus é Brasileiro, A Máquina e Narradores de Javé. Em 2008, compôs o elenco do projeto Era Iluminada: Tropicália, ao lado de Tom Zé, Roberta Sá e Júpiter Maçã, em São Paulo/SP. Em 2014, lançou, virtualmente, o 3o álbum Todo Calor. Ícone da cultura regional pernambucana como uma artista universal e cidadã urbana, numa cidade cosmopolita e caótica..

Sobre o projeto - A websérie #Cantautor é uma pesquisa audiovisual idealizada em 2014 pela Dozão Produções. Produzida de forma colaborativa e independente, com direcão da jornalista pernambucana Elayne Bione e pelo músico Alex Guterres. Todos os episódios ficam disponíveis online no canal do you tube (www.youtube.com/dozaoprod). A primeira temporada, exibida em 2015, é composta por Vertin Moura, Juliano Holanda, Helton Moura, igor de Carvalho e Alex Guterres. Esta segunda temporada tem o conceito sulamericano, com o objetivo de abrir conexões com os países vizinhos. Estão presentes músicos do Chile, da Argentina e do Uruguai. Além do conteúdo audiovisual, o projeto promove uma Mostra Musical com shows ao vivo logo após a exibição.

Episódio inédito - O episódio que será exibido no dia 12 de janeiro trará o cantautor argentin Ezequeiel Borra, que recebeu a equipe pernambucana de gravação na cidade de Buenos Aires, na Argentina, em novembro de 2015. A entrevista foi feita pela jornalista Elayne Bione e pelo cinegrafista e músico Alex Guterres.

O Cantautor é realizado pela Dozão, através de Alex Guterres (Direção Técnica) e Elayne Bione (Direção Artística / Produção), e conta em sua equipe com Hermano Ramos (Técnico de som), Anna Andrade (Produção, Produção Executiva), Onilê França de Morais (Bilheteria), Gabriel Melo (Fotografia), e com as parcerias do Terra café I bar, Missão da Terra Flamejante e MMF Latam.

Serviço:
Mostra Cantautor + Websérie
Showcase com Isaar (PE) e Escurinho (PE)
Quinta-feira, 12 de janeiro, às 19h
Terra Café Bar - Rua Artur Orlando, 113 - Boa Vista
R$10,00

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil