Cantautor abre a programação de 2017 com Isaar e Escurinho

Foto: Beto Figueiroa
Ícones da cultura popular e cosmopolita, Isaar e Escurinho, se
encontram no Terrá Café.

A edição de janeiro do projeto #Cantautor vai reunir Isaar e Escurinho, dois ícones da música brasileira, para uma noite de conexões sonoras e valorização da arte de compor. O projeto, que é formado por uma websérie documental sobre composição e uma mostra ao vivo de música autoral, tenta reunir e conectar pessoas, criar conexões entre artistas e suas ideias, composições através de uma vivência musical dentro da identidade latinoamericana, explica a jornalista e idealizadora do projeto, Elayne Bione. Por isso antes de cada show, nós exibimos um episódio da websérie que apresentará o argentino Ezequiel Borra antes dos shows, afirma.

Considerado um ‘griot’ que faz Hip Hop Ancestral, Escurinho tem 4 discos lançados, onde canta a resistência e a periferia num experimentalismo de versos e ‘rock and roll desimbestado’. E ao lado de Isaar, com três álbuns estandartes da poesia urbana e cosmopolita, a edição de janeiro do Cantautor vai oferecer ao público recifense a oportunidade de conhecer com mais intimidade a arte bruta destes dois artistas.


Escurinho - Pernambucano, de Serra Talhada. Compositor, cantor e percussionista, atua também no teatro como ator e na criação de trilhas. Interprete performático, Escurinho traz em sua música uma poesia urbana de caráter social, numa fusão de ritmos populares, pop e experimentalismo. Sua formação musical vem da sua experiência com o pai que se apresentava cantando em festas e a convivência com as manifestações populares do interior do nordeste. Na década de 70, fundou com alguns amigos, entre eles Chico César, o grupo “Ferradura”. No teatro foi premiado em 92, pela criação e execução da trilha sonora do espetáculo “Vau da Sarapalha”. Idealizou e montou o show “Labacé” (1995). Em 2003, lançou o segundo CD, “Malocage”, e foi selecionado para o Projeto Pixinguinha 2004/2005, FENART/04/05 (Festival Nacional de Arte da Paraíba), Rumos do Itaú Cultural/05, IV Mercado Cultural Via Magia em Salvador/05, Centro Cultural Banco do Nordeste – Fortaleza e Cariri/06, e Feira da Música em Fortaleza/06. Em 2006, lançou o seu primeiro DVD e no mesmo ano, realizou shows na Espanha, Bélgica, Suíça e Itália acompanhando o cantor Chico César. O Princípio Básico, seu terceiro CD, foi lançado em 2013 e em 2015, lançou o 4º, “Ciranda de Maluco Vol 1”.

Isaar
Cantora, compositora e instrumentista, Isaar começou a vida artística como brincante no Maracatu Piaba de Ouro, de Olinda/PE, em 1995. De 1997 a 2004, integrou a banda Comadre Fulozinha, com a qual gravou dois CDs e se apresentou em diversas cidades do Brasil. Integrou os projetos DJ Dolores & Orquestra Santa Massa (2001) e DJ Dolores & Aparelhagem (2004), nos quais era a cantora principal e coautora de algumas músicas. Participou da gravação de álbuns das bandas Siba e A Fuloresta, Mundo Livre S/A, Eddie e Cidadão Instigado e de várias trilhas sonoras para teatro, dança e cinema, como Deus é Brasileiro, A Máquina e Narradores de Javé. Em 2008, compôs o elenco do projeto Era Iluminada: Tropicália, ao lado de Tom Zé, Roberta Sá e Júpiter Maçã, em São Paulo/SP. Em 2014, lançou, virtualmente, o 3o álbum Todo Calor. Ícone da cultura regional pernambucana como uma artista universal e cidadã urbana, numa cidade cosmopolita e caótica..

Sobre o projeto - A websérie #Cantautor é uma pesquisa audiovisual idealizada em 2014 pela Dozão Produções. Produzida de forma colaborativa e independente, com direcão da jornalista pernambucana Elayne Bione e pelo músico Alex Guterres. Todos os episódios ficam disponíveis online no canal do you tube (www.youtube.com/dozaoprod). A primeira temporada, exibida em 2015, é composta por Vertin Moura, Juliano Holanda, Helton Moura, igor de Carvalho e Alex Guterres. Esta segunda temporada tem o conceito sulamericano, com o objetivo de abrir conexões com os países vizinhos. Estão presentes músicos do Chile, da Argentina e do Uruguai. Além do conteúdo audiovisual, o projeto promove uma Mostra Musical com shows ao vivo logo após a exibição.

Episódio inédito - O episódio que será exibido no dia 12 de janeiro trará o cantautor argentin Ezequeiel Borra, que recebeu a equipe pernambucana de gravação na cidade de Buenos Aires, na Argentina, em novembro de 2015. A entrevista foi feita pela jornalista Elayne Bione e pelo cinegrafista e músico Alex Guterres.

O Cantautor é realizado pela Dozão, através de Alex Guterres (Direção Técnica) e Elayne Bione (Direção Artística / Produção), e conta em sua equipe com Hermano Ramos (Técnico de som), Anna Andrade (Produção, Produção Executiva), Onilê França de Morais (Bilheteria), Gabriel Melo (Fotografia), e com as parcerias do Terra café I bar, Missão da Terra Flamejante e MMF Latam.

Serviço:
Mostra Cantautor + Websérie
Showcase com Isaar (PE) e Escurinho (PE)
Quinta-feira, 12 de janeiro, às 19h
Terra Café Bar - Rua Artur Orlando, 113 - Boa Vista
R$10,00

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira Criativa Romã realiza edição especial Dia das Crianças no Ecoparque das Paineiras neste sábado (18)

16º Festival de Cinema de Triunfo divulga edital para inscrições de filmes

Governo de Pernambuco abre inscrições para os Ciclos Carnavalesco e Junino de Pernambuco 2026 (CAJU)