Violonista Fernando César realiza turnê para comemora 35 anos de música

Fernando Cesar e Família - Foto Thiago Milreu

O músico se apresenta no Recife e traz para o palco do Teatro de Santa Isabel, três gerações da família, incluindo o irmão Hamilton de Holanda

O violonista Fernando César passará pelo Recife nos próximos dias 8 e 9 de dezembro, com a turnê Tudo Novamente para celebrar os 35 anos de carreira do músico. Ao lado das três gerações da família – o pai José Américo (violão), o irmão Hamilton de Holanda (bandolim), o sobrinho Gabriel de Holanda (piano) e o filho Bento Tibúrcio Mendes (contrabaixo) –, Fernando se apresenta no Teatro de Santa Isabel (8/12) e no Paço do Frevo (9/12), com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC).


“Vai ser uma parte da turnê bem especial, porque será na terra de meus pais e avós, que são pernambucanos. O show no Santa Isabel, quando tocarei com a minha família, vai me remeter à dedicação de meu pai quando mostrava, a mim e a meu irmão, um pouco da música todos os dias. Por isso, também, a apresentação vai ser uma homenagem a ele e à minha mãe, que completam no mesmo dia, 49 anos de casados”, adiantou Fernando. “A possibilidade de realizar o encontro das três gerações de músicos da nossa família e comemorar os 35 anos de carreira do meu irmão, já me deixam muito emocionado. E não tinha lugar melhor para a ocasião, senão no Recife”, comentou Hamilton de Holanda.

Fernando César traz para o show um repertório que envolve grandes violonistas parceiros, entre eles o saudoso Alencar Sete Cordas, que o presenteou com a música que dá nome à turnê, Tudo Novamente. “O Alencar me mostrou o choro quando já havia montado o repertório do primeiro CD 3 X 4. Mas ele sabia que em algum momento eu tocaria essa música. O Hamilton e eu sempre tocamos composições dele, presente em nossa vida artística como uma grande referência”, explicou Fernando.

De Pixinguinha a Jacob do Bandolim, passando por composições autorais e do irmão Hamilton de Holanda, além de canções de parceiros violonistas como Rogério Caetano, Daniel Santiago, Rafael dos Anjos, Tiago Tunes e Marcus Vinicius Magalhães, que fizeram Generoso especialmente para Fernando, os shows pretendem reacender a tradição da formação violão, flauta e cavaquinho, uma ‘trinca’ tradicional do choro. “Um gênero musical com diferentes sotaques, de novas e velhas composições e à nossa maneira de tocar, esse é o choro que apresentamos”, ressaltou o violonista sobre as apresentações que incluirão, também, homenagem ao frevo pernambucano. “Evocação nº 1, de Nelson Ferreira, será um dos momentos especiais do show no Paço do Frevo, dentro do projeto Hora do Frevo em que vamos tocar”, adiantou.
No palco Fernando contará, ainda, com Pedro Vasconcellos (cavaquinho), Thanise Silva (flauta transversal), Júnior Ferreira (acordeom) e Valerinho Xavier (pandeiro).

Serviço
Show Fernando César e Regional convidam Hamilton de Holanda
Quinta-feira (8), às 19h, no Teatro Santa Isabel
Praça da República, s/n, Centro do Recife
Informações: (81) 3355-3323 / 3355-3324
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Show Fernando César e Regional
Sexta-feira (9), às 12h, no Paço do Frevo
Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife
Informações: (81) 3355-9500
Acesso gratuito


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo