segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Bomba do Hemetério recebe o concerto de abertura do XIX Virtuosi, neste sábado (10)

Maestro Forró | Foto: divulgação
Além de diversas cidades do Nordeste brasileiro, a 19ª edição do festival também acontece na Argentina, Chile e Uruguai

19ª edição do Virtuosi – Festival Internacional de Música de Pernambuco tem início neste sábado (10/12). Uma das grandes novidades desta edição é a apresentação da Orquestra Jovem de Pernambuco na Bomba do Hemetério. O bairro abre a turnê do festival, a partir das 19h, com palco armado na Praça Castro Alves, aberto ao público. Esta é a primeira vez que o bairro recebe um concerto de música clássica ao ar livre. 

Com a participação do trompetista Maestro Forró, a Orquestra Jovem de Pernambuco apresentará um programa de música clássica sob a direção do Maestro Rafael Garcia. O programa se encerra com músicas de natal arranjadas pelo Maestro Forró para orquestra e coro. A Orquestra Jovem de Pernambuco foi criada em 1986 e reativada em 2005 durante a realização do projeto “A Fábrica de Música” pelo Maestro Rafael Garcia.

Nesta edição, o festival acontece não apenas no Nordeste brasileiro, mas ainda na Argentina, Uruguai e Chile com uma programação que se caracteriza pela excelência de seu repertório e de sua execução em peças clássicas e contemporâneas. Pelo sétimo ano consecutivo, o VIRTUOSI acontece em diferentes localidades além do Recife, com concertos e recitais nas cidades de Buenos Aires, Montevidéu, Santiago, Olinda, João Pessoa, Natal, Salvador e Fortaleza.


No dia 11, às 18h, inicia-se A Tour Nordeste do Virtuosi que leva o festival para Olinda, João Pessoa, Natal, Fortaleza e Salvador. O concerto em Olinda será realizado no Convento de São Francisco e apresentará a violinista coreana/alemã Clara-Jumi Kang, uma das vencedoras do último Concurso Tchaikowsky realizado em 2015. Clara-Jumi Kang foi aluna do maior professor de violino da atualidade: Zakhar Bron. A violinista foi uma criança prodígio apresentando-se desde os cinco anos de idade como solista de orquestra sinfônica. Vencedora de vários prêmios internacionais, destacou-se com o Internacional de Indianápolis recebendo além do primeiro prêmio, cinco outros especiais. Toca com um violino Stradivarius de 1708, “Ex-Strauss” cedido pela Fundação Samsung da Coréia. 

A Tour Nordeste apresenta o Trio con Brio Copenhagen nos dias 14 em João Pessoa e 15 em Salvador, com ambos os concertos às 20h. O primeiro acontece na Sala Radegundis Feitosa da UFPB e o segundo no Museu de Arte Sacra da UFBA. Fundado em Viena, o trio está em grande demanda internacional com uma agenda intensa de concertos em todo o mundo. Nos últimos anos, o Trio con Brio Copenhagen tem aparecido nas principais salas de concerto da Europa, EUA e Ásia. Venceu a maioria das competições internacionais incluindo a ARD (Munique), Vittorio Gui (Florença) e Trondheim (Noruega). O violinista Soo-Jin toca em um instrumento de Andrea Guarneri do século 17, Soo-Kyung toca um violoncelo Grancino, e o pianista Jens é o primeiro Steinway Artist da Dinamarca. 

Já o duo Rodrigo Ferreira & Ronan Khalil, contratenor e cravista, estarão se apresentando dia 14 em Natal (Teatro de Cultura Popular Chico Daniel ) e dia 16 em Fortaleza (Auditorio Dragão do Mar). O brasileiro Rodrigo Ferreira tem uma vida muito ativa participando de várias óperas com papéis principais e junto com o cravista Ronan Khalil realizam numerosos concertos e recitais na França e recentemente em Cuba. O duo participa do Virtuosi com apoio do Consulado Geral da França. 

De volta ao Recife, a programação do Virtuosi prossegue nos dias 12, 13, 14 e 15 com concertos de câmara na Ordem Terceira de São Francisco do Recife, sempre às 19h.  No dia 12, o Ensemble São Paulo & Luiz Afonso apresentam o CD “Quinteto para Clarinete & Cordas” com obras de Brahms, Reale e Escobar. No dia 13, o programa “A voz e o violino” apresenta a soprano Manuela Freua (SP) e o violinista americano Benjamin Sung com obras de Clarke, Williams, Kurtag e Villa-Lobos. A Orquestra Virtuosi de Pernambuco sob a regência do Maestro Rafael Garcia apresenta no dia 14 um concerto que será levado na tour internacional tendo como solistas o violista Rafael Altino e a violinista Clara-Jumi Kang. Finalmente, no dia 15, o duo Rodrigo Ferreira & Ronan Khalil se apresenta em Recife com o programa “Música por um Tempo”.

O Teatro de Santa Isabel abriga a Série Vicente Fittipaldi com apresentações nos dias 16, 17 e 18 sempre às 20h. A programação no teatro se inicia com o recital da pianista russa/alemã Kristina Miller-Koeckert que executa um programa virtuosístico. Natural de Moscou, aos seis anos foi convidada para estudar na escolar especial de música para crianças talentosas de São Petersburgo. Desde os 12 anos se apresenta pela Europa, Estados Unidos e Oceania. No dia 17, será a vez de subir ao palco o pianistaVictor Asuncion, grande artista já conhecido do público pernambucano. O festival se despede de Recife no dia 18 às 18h com a apresentação do Trio con Brio Copenhagen.

Enquanto se realiza a TOUR NORDESTE e os concertos no Recife, o VI VIRTUOSI DIÁLOGOS acontece no Auditório do MAMAM nos dias 13, 14 e 15 das 10h às 12h. Serão talks com o jornalista Irineu Perpétuo com o tema “Apresendendo a ouvir música clássica” em mais uma edição de sucesso. As inscrições são gratuitas e estarão disponíveis no site www.virtuosi.com.br.

A Tour Internacional será realizada de 16 a 19 de dezembro em três países. Os concertos ocorrem dia 16 às 20h na Sala VERDI em Montevidéu; dia 18 às 18h no Centro Cultural Kirchner em Buenos Aires e dia 19 às 19h30 no Conjunto Andrónico Luksic na Universidad Católica de Santiago no Chile.
O programa da turnê é formada por obras de Vivaldi tendo como solista o flautista Horácio Massone (Argentina); obras de Paganini com o solista Rafael Altino; Saint-Saens e Sarasate com a solista Clara-Jumi Kang e peças de Marlos Nobre e Grieg com a Orquestra Virtuosi. No Chile será solista também o violoncelista Leonardo Altino.  

Confira a programação do Recife e Olinda:

RECIFE
10 19h
Bomba do Hemetério
Grande Concerto BNDES - “A Música Clássica na Periferia”
Orquestra Jovem de Pernambuco, Maestro Forró (solista) e Rafael Garcia (regente)
12 19h
Ordem Terceira de São Francisco Do Recife
Quinteto para Clarinete & Cordas

Ensemble São Paulo
Betina Stegmann (violino), Nelson Rios (violino), Marcelo Jaffé (viola), Robert Suetholz, (cello), Luis Afontso Montanha (clarinete).

13 19h
A Voz & O Violino
Manuela Freua
Benjamin Sung

14 19h
Orquestra Virtuosi
Rafael Garcia (regente)

15 19h
Música por um Tempo
Rodrigo Ferreira (Contratenor)
Ronan Khalil (Cravo)

Olinda
Convento De São Francisco
11 18h
Clara Jumi-Kang, Violino

VI Virtuosi Diálogos
MAMAM
13, 14 e 15 10h
Aprendendo a Ouvir Música Clássica” - palestras com Irineu Franco Perpétuo
Inscrição: www.virtuosi.com.br

Teatro de Santa Isabel
16 20h
O Piano Romântico I
Kristina Miller-Koeckert (piano)

17 20h
O Piano Romântico II
Victor Asuncion (piano)

18 18h
Trio Con Brio Copenhagen
Soo-Jin (violino), Soo-Kyung Hong (cello), Jens Elvekjaer (piano)

Mais informações: 3363-0138 www.virtuosi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário