Projeto #Dajaneladomeuonibus lança site com ação nos coletivos da RMR

Foto: 1por1- Recife
Da rua para a web e do mundo virtual para o real. O projeto #Dajaneladomeuonibus, que desde 2014 leva para a internet fragmentos do cotidiano, flagrados em cliques pelos usuários dos coletivos, lança no dia 29 de novembro a sua plataforma web. E para difundir o site que busca fortalecer os olhares afetivos urbanos, nada melhor do que uma ação nos ônibus da Região Metropolitana do Recife. A atividade é promovida pela artista e designer Isabela Faria, idealizadora do projeto.

A ideia é ir ao encontro do público-alvo do Dajaneladomeuonibus e lá mesmo incentivar a sensibilização do olhar para as paisagens do dia-a-dia, a possibilidade de uma vivência coletiva ou uma redescoberta de pontos e locais muitas vezes esquecidos. "Faz mais sentido a gente ir pra rua conversar com quem está nos coletivos do que se fechar em qualquer espaço. É o uso do ônibus e a percepção da cidade que deu vida ao projeto", explica Isabela.
A artista convidará alguns colaboradores e circulará em linhas distintas, das 9h às 11h e das 15h às 17h, estimulando os usuários do transporte coletivo a fazerem fotos e interagiram com a hashtag #Dajaneladomeuonibus, no Instagram. Quem tiver interesse em participar da iniciativa, pode seguir para a concentração da intervenção, que será na parada de ônibus da Av. Cais do Apolo, em frente ao Santander, ao lado da Ponte Maurício de Nassau, no Bairro do Recife.

O site, desenvolvido pela 3Ecologias, com incentivo da Secretaria de Cultura de Pernambuco, por meio do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura - Funcultura, reunirá as fotos publicadas no perfil @dajaneladomeuonibus no Instagram. O usuário poderá utilizar o serviço de busca para navegar pelas imagens, traçando seu próprio roteiro a partir de palavras-chaves, hashtags, nome do autor das fotos, linha de ônibus, cidade, entre outros. "A pesquisa fica mais precisa do que se feita nos buscadores mais utilizados, como o Google, por ter seu campo restrito ao que foi publicado no Instagram do Dajanela", conta Isabela. Também serão disponibilizadas notícias sobre o projeto, relatos de usuários dos coletivos, curiosidades e fatos relacionados à memória e à cidade.

A plataforma conta ainda com um mapa, que mostra por onde já passaram os colaboradores #Dajaneladomeuonibus, que hoje tem mais de 5 mil seguidores no Instagram e mais de 7 mil curtidas no Facebook. De Recife, em Pernambuco, aos vizinhos Janga, Igarassu e João Pessoa, passando por Maharashtra, na Índia, Almaty, no Cazaquistão, Kuopio, na Finlândia, Moscou, na Rússia, Montevidéu, no Uruguai e Barcelona, na Espanha. A lista de cidades com contribuições ao Dajanela somam mais de 100 cidades em cerca de 50 países, e já alcançou cinco continentes: toda a América, Europa, Ásia, África e Oceania. Segundo Isabela, com o mapa foi possível criar "a maior linha de ônibus do mundo, são quase 50 mil quilômetros", refere-se com a graça exagerada típica do pernambucano.

Serviço:
Lançamento do site e da campanha #dajaneladomeuonibus
Quando: 29 de novembro
Onde: Ação nos coletivos da cidade, das 9h30 às 11h e das 15h30 às 17h, e celebração na Rua Mamede Simões, na Boa Vista, a partir das 18h
Concentração: às 9h e às 15h, na parada da Av. Cais do Apolo, em frente ao Banco Santander, ao lado da Ponte Maurício de Nassau, no Bairro do Recife
Curta, participe e boa viagem!

Campanha - Além de apresentar o projeto para quem não conhece, e encontrar com quem já contribui para a plataforma com seu olhar poético, a ação também irá promover a nova campanha do projeto, que irá renovar a exposição de longa duração do #Dajaneladomeuonibus na Central de Atendimento do VEM, na Rua da Soledade. Além disso, as nove fotos mais curtidas do concurso circularão em ônibus da Região Metropolitana do Recife, em fevereiro de 2017. As informações sobre como participar serão disponibilizadas no regulamento, a ser lançado junto com o site.
A campanha é realizada através de parceria com a Urbana-PE - Sistema de Empresas de Transporte Integrado. Para Luiz Fernando Bandeira de Mello, presidente da organização, o projeto ajuda a desenvolver uma perspectiva cidadã sobre o transporte público e a cidade. "O Dajaneladomeuônibus promove um olhar diferenciado não apenas sobre o transporte público, mas sobre a cidade e a forma como nos relacionamos com ela. Além de estimular as pessoas a admirar e valorizar os caminhos por onde circulam e até passar a zelar por uma cidade melhor", disse o gestor.

Isabela Faria, idealizadora do projeto.
Foto: Luiz Santos
Da janela - Interagir e participar da realidade urbana, seja através de um pertencimento nos espaços públicos, seja por interesse na convivência social, como a prática do exercício da cidadania ou mesmo como resgate da memória histórica e afetiva. O Projeto #Dajaneladomeuonibus propõe o uso do coletivo como expressão do olhar, possibilitando um diálogo entre a cidade, a manifestação artística, a vivência e o ponto de vista de cada um.
A iniciativa reforça a troca de valores, incentiva a cidadania e debate a mobilidade, ao propor um outro olhar do e para o uso dos transportes públicos. Por causa disto, Isabela Faria já firmou importantes parcerias com instituições, organizações e coletivos que promovem ações como Bicicletada, Vaga Viva, Dia Mundial Sem Carro, Jane's Walk, Desafio Intermodal e Semana Multimodal.

Este último, promovido pelo Instituto Corrida Amiga em 15 cidades do Brasil, convida as pessoas a experimentarem um meio de transporte diferente a cada dia, com prioridade aos meios ativos e coletivos. "Na Corrida Amiga a gente fala que a pé e busão é igual a arroz e feijão. Básico. E o ônibus é muito importante no transporte público. Então a parceria com o DaJanela é isso, de mostrar iniciativas que inspirem as pessoas a sair da bolha, da sua área de conforto e experimentem outros meios de locomoção", disse Silvia Stuchi Cruz, idealizadora do Instituto.

Para saber mais:
www.dajaneladomeuonibus.com (disponível a partir o dia 29 de novembro)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente