Grife Oush inova na estamparia exclusiva
Por: Erika Fraga | Fotos: Carolina de Andrade e modelo: Rudá Rocha.
As
estampas florais, uma forte tendência que marcou a moda masculina na
década de 1970, voltou com força total. Desde 2004 elas voltaram à
moda e prometem perdurar por um longo período, trazendo mais estilo
e atitude ao visual dos homens. Pensando nesse movimento de retorno
das estampas, a marca pernambucana Oush entrou no mercado e explora a
estamparia como um grande diferencial.
Criada
há pouco menos de um ano pelas designers
de moda Cora Viterbo e Eduarda Collier a
Oush surgiu como resultado do processo criativo de duas amigas
designers que decidiram unir as suas trajetórias como estilistas e
produtoras de moda, para atender particularidades de um público e
trazer inovações na área do design de moda. “Nos últimos anos o
consumo masculino ganhou algumas particularidades, como o gosto por
estampas peculiares e personalizadas, que muitas vezes saíam do
padrão de produção. Da mesma forma, observávamos que esta
produção atingiria não somente a população masculina, mas também
as mulheres e transexuais. Percebemos então que esta produção
teria uma importância estratégica no mercado da moda. No início,
fizemos uma pesquisa de mercado por um período de seis meses, depois
iniciamos a elaboração de nossa identidade e projeto, para só
então começamos a produção e venda das camisas.“, explicam as
sócias.
Segundo
as designers o
conceito da “Oush!” é procurar inovar o campo da moda através
da criação de um estilo mais
eclético e que venha a atingir diferentes públicos. Trazendo ideias
expressivas, com designs personalizados e estampas exclusivas,
desenvolvidas pela dupla. “De acordo com as tendências do verão
2016/2017, percebemos como o minimalismo, a geometria e os elementos
havaianos estão presentes, a partir daí começamos a trabalhar
temas tropicais: como frutas, florais havaianos e animais. Dando
início a nossa primeira coleção: “Tropical Beat”.revelam. Esta
coleção aposta em uma modelagem
mais reta e despojada, podendo ser usada tanto por homem quanto por
mulher. Para as amigas outro diferencial é ter uma modelagem que
varia de comprimento, para agradar os dois gêneros.
Por
serem designers, as duas participam do processo criativo, no
dia-a-dia, uma fica responsável pelas áreas de criação de
estampas e de administração do projeto e a outra tem a
responsabilidade de atuação nas redes sociais e de operar a
logística de venda das camisas. Cora Viterbo iniciou sua carreira
com a atuação como assistente de figurino nos filmes “Tatuagem”
e “Amor, Plástico e Barulho” e passou a trabalhar como produtora
de moda para o Melk- Zda, um dos estilistas renomados de Pernambuco.
Eduarda Collier iniciou sua carreira como produtora de moda no
showroom ZOZAND. Trabalhou no Coletivo UMA como figurista e produtora
de moda junto com Cora Viterbo e em
2011 participou do desfile Ativistas da Moda, dentro da programação
da Feneart, cujo o tema era restos digitais, com curadoria de
Leopoldo Nóbrega.
Após essas experiências Eduarda, buscou se especializar em áreas
diferentes, como a parte de design gráfico voltada para a criação
de moda, estagiou na área de criação da confecção Mota Pinho,
foi monitora de design gráfico durante a faculdade, estagiou na
empresa Akross- de exportação, onde estava em contato direto com os
fornecedores e criava modelos para eles confeccionarem. Desenvolveu
uma coleção de moda, modelos e estampas para a marca
infanto-juvenil Dom de Anjo e atualmente trabalha na Bizarro
Confecções na área de criação de estampas. Assim, unindo suas
experiências como figurinista, stylist, design de estampa e
produtora de moda, ambas resolveram iniciar um projeto e criar uma
marca de moda para um público diferenciado.
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