Teatro de Santa Isabel de portas abertas para visitação

Crédito foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
Que tal conhecer o teatro monumento eleito como o melhor do país em 2015? E se esse teatro ficar logo ali no centro do Recife, perto, acessível, de graça? Com o intuito de aproximar o público e apresentar detalhes sobre a arquitetura, histórias e curiosidades do Teatro de Santa Isabel, patrimônio cultural do Recife, a equipe do departamento educativo do teatro promove aos domingos, em três horários (15h, 16h e 17h), visitas guiadas. Elas são gratuitas e não precisam ser agendadas. É só chegar no horário, seguir o guia e curtir as tantas histórias que envolvem períodos desde a construção do espaço até os dias de hoje. O teatro Santa Isabel é um equipamento cultural da Prefeitura do Recife.

O passeio dura aproximadamente 1h, com o guia revelando aos visitantes detalhes, que muitos desconhecem, como por exemplo, a cor do teatro, rosa, escolhida por ser a cor preferida da Princesa Isabel, e que por esse motivo, sempre se conservará desta cor, mantendo o vínculo com a princesa e com a história do Recife. O Teatro este ano completou 166 anos, e ao longo de sua existência, já passou por reformas, incêndios, foi palco para discursos de figuras ilustres da história do país, como Dom Pedro I, Joaquim Nabuco, Olavo Bilac, Castro Alves, Tobias Barreto, Carlos Gomes. No campo artístico, nomes como Bailarina russa Ana Pavllowa, Procópio Ferreira, dentre muitos outros, já emocionaram as plateias do Santa Isabel.

Visita Agendada - A equipe do departamento educativo do teatro ainda promove a ação Conhecendo O Teatro de Santa Isabel, que acontece dentro do Projeto de Educação Patrimonial. Aqui, participam das visitas guiadas, que acontecem nas terças, escolas, ONG's, centros comunitários, grupos artísticos e demais interessados. Estas sim, precisam ser agendadas previamente, através do email: teatrodesantaisabel.educativo@gmail.com . O projeto foi criado em 2013, com o objetivo de contribuir para formação de cidadãos aptos a respeitar e cuidar deste bem cultural, além de vincular-se aos seus acontecimentos artísticos.

História - O Teatro de Santa Isabel foi inaugurado no dia 18 de maio de 1850, numa homenagem à Princesa Isabel, com o drama O Pajem D’Aljubarrota, de Mendes Leal, escritor português dos mais encenados na primeira metade do século. Ao longo de sua história, o equipamento foi palco de grandes lutas libertárias e apresentações culturais. O Teatro monumento foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 31 de outubro de 1949 e representa o primeiro e mais expressivo exemplar de Arquitetura Neoclássica em Pernambuco e um dos mais notáveis do país. Sua construção, idealizada pelo futuro Conde da Boa Vista, Francisco Rego Barros, e concretizada pelo engenheiro francês Louis Léger Vauthier, fez parte de um plano de desenvolvimento da cidade cujo objetivo era desenvolver uma estrutura necessária à implementação da economia provincial, bem como aproximá-la dos padrões estéticos europeus, mostrando uma cidade próspera e civilizada, que valorizava a cultura como um todo.

Serviço:
Vistas Guiadas ao Teatro de Santa Isabel
Aos domingos: sem agendamento prévio
Horário: 15h, 16h e 17h.
Às terças: agendamento pelo email teatrodesantaisabel.educativo@gmail.com
Horário: 15h, 16h e 17h.

Entrada Franca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janeiro de Grandes Espetáculos abrirá a programação cultural de 2025 com mais de 90 espetáculos

Janeiro de Grandes Espetáculos inicia maratona de shows e peças com apresentação da Orquestra Lunar e Lia de Itamaracá, nesta quinta-feira, no Teatro de Santa Isabel

Olha! Recife oferece passeios para todos os gostos e idades