quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Museu da Cidade celebra Dia da Fotografia nesta sexta (19/08)



O Museu da Cidade do Recife celebra, nesta sexta-feira (19), às 19h, o Dia da Fotografia. E para marcar a data terá a entrega do 4o Prêmio Alcir Lacerda além da abertura de duas exposições fotográficas dos estudantes do curso superior de Tecnologia em Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco e o lançamento da sétima edição da revista UnicaPhoto, publicada pela instituição de ensino, com conteúdo produzido pelos alunos, professores e profissionais convidados. 

Organizado pela coordenadora do curso, a fotógrafa Renata Victor, o evento terá a exibição de dois mini documentários sobre os profissionais homenageados na edição deste ano do Prêmio Alcir Lacerda: os fotógrafos Fernando Neves e Yêda Bezerra de Mello. Os registros audiovisuais fazem parte de uma série realizada por Renata nos últimos quatro anos da iniciativa.

"Em 2012, nós criamos o Prêmio Expoentes da Fotografia Pernambucana, no curso de graduação em Fotografia. O primeiro nome escolhido foi Alcir Lacerda. Vinte e oito dias depois, ele faleceu. Então, resolvemos homenageá-lo intitulando o prêmio com seu nome. A cada ano, homenageamos quem contribui ou contribuiu com a fotografia em Pernambuco", conta Renata.

No ano seguinte, os contemplados do troféu foram Pedro Luiz e Gilberto Marcelino; em 2014, Rivaldo Varela e Edvaldo Rodrigues, e, no ano passado, as fotógrafas Teresa Maia e Roberta Guimarães. 

Neste ano, o prêmio, que acontecia na Livraria Cultura, faz sua estreia no Museu da Cidade do Recife. "Já temos uma parceria com o Museu, que já vem há algum tempo, com as exposições dos melhores trabalhos dos alunos de fotografia da Unicap. A cada final do primeiro semestre, a gente faz uma mostra, resultado da escolha do colegiado, que seleciona os dez melhores trabalhos que estarão no dia 19 de agosto", explica Renata.

No Dia da Fotografia, serão expostas imagens que estarão divididas em duas mostras: uma sem tema específico; a outra, sobre o Museu da Cidade do Recife. A exposição fica em cartaz no Museu até o dia 23 de setembro, com entrada franca. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 17h. 

Serviço:
Dia da Fotografia
Museu Cidade do Recife
Praça das Cinco Pontas, s/n - São José



Nenhum comentário:

Postar um comentário