“In-di-ví-duo” estreia no palco do Teatro Arraial em curta temporada


Espetáculo será encenado nos dias 12 e 13 de agosto, às 20h.

Natural de São Paulo, a trupe Artemanha de investigação teatral comemora 20 anos de carreira, firma residência no Recife e entra em cena com elenco recifense. A dramaturgia e a encenação são assinadas por Luciano Santiago.

O universo temático de “In-di-ví-duo” existe como ideia desde 2011, quando tomei contato com o poema “Apfelböck” de Bertolt Brecht, a partir de estudos. Depois disso, foi reforçado com leituras do texto dramatúrgico “Woyzack” de Georg Büchner e o “Idiota” de Dostoievski. Personagens centrais que sofrem consequências duras por serem considerados “idiotas” dentro de uma sociedade exigente, punitiva e impiedosa e que influenciaram diretamente na criação da personagem central, o Indivíduo.” , diz Luciano Santiago.

A partir deste realismo fantástico, o grotesco aparece com o absurdo do cotidiano.
O espetáculo “In-di-ví-duo” se constrói através de uma narrativa performática acerca de uma figura que, apesar de repudiar o princípio ideológico de sua família, torna-se vítima do preconceito ideológico no então chamado “País Sem Nome”.


Decidido a abandonar definitivamente a herança ideológica de sua vida, Indivíduo, a referida figura, não só troca o seu nome por um código estabelecido pelo então governo totalitário vigente, como também passa a trabalhar para imprensa com a missão de encobrir todo tipo de injustiças e atrocidades realizadas por um governo que tudo monitora, inclusive questões existenciais e oníricas da figura.”, revela o artista.

Apesar de aparentemente densa, a trama do espetáculo se constrói com base em dois elementos que o fazem singular e atrativo: a inserção da atmosfera fantástica não linear em uma trama de cunho político-dialético (proporcionando ao público interpretações plurais acerca dos princípios ideológicos que serão apresentados) e a construção desta através de um teatro gestual.

O público terá a oportunidade de tomar contato com uma proposta de movimentação dos atores em cena, que tem como princípio o gesto e os recursos minimalistas, como do “exagero” cômico de algumas figuras do espetáculo. Assim como o investimento nos diversos ambientes criados pela luz, abrindo mão de um aparato cenográfico, além de proporcionar ao espectador momentos de reflexões devido ao texto rico em detalhes e em segredos que vão sendo revelados pouco à pouco, exigindo uma atenção redobrada para acompanhar os fatos narrados.”, ressalta.

Serviço:
12 e 13 de agosto – 20h
Teatro Arraial Ariano Suassuna
Rua da Aurora, 457, Boa Vista, Recife-PE
Recomendação a partir dos 18 anos de idade

Ingressos: R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife