Espetáculo Puro Lixo encerra temporada no Hermilo Borba

Foto: Ana Araújo
A peça “Puro lixo, o espetáculo mais vibrante da cidade” se despede do público do Teatro Hermilo Borba Filho com apresentações no sábado e domingo (3 e 4 de setembro), às 18h e 20h. O espetáculo é uma homenagem ao Grupo de Teatro Vivencial (GTV) coletivo de artes cênicas das décadas de 70 e 80 e que marcou época por sua inovação na linguagem, por abrir espaço para transformistas e oferecer espetáculos em horários até então inéditos. A montagem leva assinatura de Antonio Cadengue na direção com texto-roteiro de Luís Augusto Reis inspirado no artigo ‘Vivencial Diversiones apresenta frangos falando para o mundo’, publicado pelo jornal Lampião na Esquina, em 1979, por ocasião da inauguração do espaço próprio do grupo, o Vivencial Diversiones, que ficava nos limites entre Recife e Olinda.

No elenco, nomes como Stella Maris Saldanha (que também assina a produção), Paulo Castelo Branco e Eduardo Filho darão vozes a colagens e microcontos bem ao estilo que caracterizavam as encenações da companhia original, com procedimentos de poesia, paródia alta cultura misturada ao pop-chulo, Carnaval e política, crueldade, inocência e ingenuidade. Nos dias 20 e 21, os espetáculos contam com sessões de áudio-descrição.
 

O Vivencial - De vida curta, mas profícua, o Vivencial reuniu nomes míticos das artes cênicas como Guilherme Coelho (diretor do grupo), Fábio Coelho, Ivonete Melo, Suzana Costa, Américo Barreto e Henrique Celibi e legou à posteridade sua transgressão estética e ideológica. Confrontando as tensões culturais existentes da época, se caracterizou como um grupo de resistência avesso aos movimentos regionalista e armorial, ambos ancorados em marcos modernistas, mas fiéis a visões aristocratizantes.

Transgressão em 3 atos - a encenação de Puro Lixo coroa o projeto Transgressão em 3 atos, originado em 2008 através de uma vasta pesquisa dos professores Stella Maris, Alexandre Figueiroa e Cláudio Bezerra, que revisitaram três importantes coletivos para as artes cênicas locais: O Teatro Hermilo Borba Filho, O Teatro Popular do Nordeste e o Grupo de teatro Vivencial. A pesquisa resultou na publicação de um livro (2011) e na encenação dos espetáculos Os Fuzis da Senhora Carrar (2010) e O auto do Salão do Automóvel (2012) que dialogavam com as linguagens do Teatro Hermilo Borba Filho e do teatro Popular do Nordeste, respectivamente.

Serviço:
Puro lixo, o espetáculo mais vibrante da cidade
Sábado e domingo, 3 e 4 de setembro, às 18h e 20h.
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00
Indicação: Para maiores de 16 anos
Informações: 3355.3320

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife