Coco Raízes do Capibaribe lança primeiro EP

Foto: Adriano Sobral
Grupo originado no Maracatu Real da Várzea, do Mestre Abissal, vê na modernização do coco uma possibilidade de resistência

O palco do Festival de Inverno da Várzea foi lugar escolhido pelo grupo Raízes do Capibaribe para lançar seu primeiro EP, o homônimo Raízes do Capibaribe. O show, marcado para noite de hoje (19), apresentará ao público composições do grupo e releituras de canções dos mestres da Várzea, como o Professor Pernã, que encerra o trabalho em uma gravação ao vivo no Casarão da Vázea de “Pra Tocar no Berimbau”.
 
Gravado pelo selo independente Quânticos em parceria com a Colabor@tiva PE, o EP investe em sonoridades contemporâneas para propor uma nova linguagem ao coco. “Esse trabalho é muito importante para a cena pernambucana, porque traz um coco experimental. Apesar de os integrantes serem de terreiro, pupilos do Mestre Zé Lasca Vara, percussor do Coco no estado, técnicas de captação das vozes e efeitos pouco usuais foram utilizados”, comenta Well Carlos, produtor do disco e guitarrista da Coisa Nostra.   

Apesar da ousadia dos arranjos, o EP conserva instrumentos típicos do coco: alfaia, caixa, ganzá, agbê, ilú, conga e pandeiro continuam sendo protagonistas das músicas, em sua maioria gravadas apenas com elementos percussivos, tendo a voz dos integrantes como único acompanhamento harmônico. A rabeca de Hans Santos só aparece na quarta faixa, seguida pelo berimbau do Professor Pernã, na quinta e última canção do disco. Os EP’s estão à venda nos shows e podem ser solicitados na página do grupo no Facebook (Raízes do Capibaribe). 

Serviço:
Show de Coco Raízes do Capibaribe
Praça da Várzea - Várzea
Sexta-feira, 19 de agosto, às 23h40
Gratuito


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife