Cineclube INCITI realiza sessão com o tema “Cinema de Prédios”

O olho e o espírito 
O INCITI, grupo de Pesquisa e Inovação para as Cidades da UFPE, promove sessão cineclubista nesta quinta-feira (25/08), às 19h, com o tema “O Cinema de Prédios: uma heterotopia?” e curadoria da pesquisadora francesa Louise Bernard, mestranda em Estudos Cinematográficos na Universidade Paris 7 Diderot. Serão exibidos oito curtas-metragens que  traduzem o poder da arquitetura e do olhar cinematográfico, de maneira documental, estética, humorística, histórica e também plástica. Após a exibição, o público tem a oportunidade de conversar sobre os filmes com a pesquisadora Louise Bernard e os realizadores audiovisuais Amanda Beça, Gabriela Alcântara e Luiz Joaquim. O acesso ao cinelube é gratuito. O INCITI fica na Rua do Bom Jesus, 191, Bairro do Recife.

Filmes:
-  Retinianas / Luiz Henrique Leal / 2010 (7’);
-  Recife MD / Gabriela Alcântara e Marcelo Pedroso / 2011 (4’)
-  Menino Aranha / Mariana Lacerda / 2008 (13’)
-  Zip / Felipe Araújo, Marlon David e Túlio Bonagura / 2010 (5’)
-  Eiffel / Luiz Joaquim / 2008 (3’)
- Velho Recife Novo / Luiz Henrique Leal, Cristiano Borba, Caio Zatte, Lívia Nóbrega / 2012 (16’)
-  O Olho e o Espírito / Amanda Beça / 2016 (10’) 
- Solidão Publica / Daniel Aragão / 2008 (16’)
Serviço:
Cineclube INCITI
Tema: O Cinema de Prédios: “O Cinema de Prédios: uma heterotopia?”
Exibição de filmes, seguida de debate com Louise Bernard, Amanda Beça, Gabriela Alcântara e Luiz Joaquim
Quando: Quinta-feira, dia 25 de agosto, às 19h
Onde: INCITI - Rua do Bom Jesus, 191, Bairro do Recife.
Quanto: Entrada franca

Sobre Louise Bernard:
Mestranda em Estudos Cinematográficos na Universidade Paris 7 Diderot. Formada em Historia de Arte e Historia do Cinema, e pesquisadora da estética cinematográfica. Participa da bolsa “REFEB 2016”, da embaixada francesa no Brasil, que apoia os trabalhos de pesquisadores europeus no Brasil.
Integrante do l’Etna, um laboratório de criação de cinema analógico (16mm e Super 8) em Paris, aonde produz filmes. Atualmente, está preparando uma adaptação de um romance realista fantástico do argentino Adolfo Bioy Casares, chamado A invenção de Morel. Louise gostaria de filmar o Recife em 16mm, como uma ilha abandonada.

Sobre o INCITI

O INCITI - Pesquisa e Inovação para as Cidades é uma rede de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que tem como objetivo incitar, junto a diversos setores da sociedade, novos conhecimentos capazes de transformar a vida nas cidades. O grupo realiza pesquisas e projetos de desenvolvimento urbano, social e tecnológico. Empenhada na criação de soluções inovadoras para a cidade, a equipe INCITI/UFPE reúne pesquisadores nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Paisagismo, Sociologia, Psicologia, Tecnologia da Informação, Recursos Hídricos, Mobilidade e Transporte, Economia Urbana, Políticas Públicas, Comunicação, Melhoria Vegetal, Botânica, Biologia, Gestão Ambiental, Direito, Engenharias e Estatística, entre outras. A rede conta com a colaboração de laboratórios internacionais de pesquisas internacionais como o de Sustentabilidade Urbana da Oxford Brookes University, Desenho Urbano da University of Westminster, Sintaxe Espacial da University College of London, Sistemas de Paisagem da UPC da Espanha, Centro para Tecnologia e Sociedade – Technische Universität de Berlim e do Centro de Arquitetura de Amsterdam – Arcam, nos Países Baixos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil