Núcleo de Cultura Afro-Brasileira promove ações para celebrar o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha




Fotos: Acervo Afoxé Oxum Pandá / Divulgação
Em comemoração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Teresa de Banguela, o Núcleo de Cultura Afro Brasileira, promove nos dias 25 e 26 de julho (segunda e terça) ações educativas no Pátio de São Pedro. Na programação, exposição e roda de diálogo envolvendo temas ligados à cultura negra com entrada franca. O objetivo é fortalecer e estimular a reflexão acerca das discriminações e da vulnerabilidade social a que são expostas as mulheres negras e afrodescendentes na região latina.


Na segunda (25), data oficial do Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o Núcleo de Cultura Afro Brasileira convida o público, a partir das 18h, para conferir a abertura da exposição 21 Anos de Brilho do Sol e Resistência Negra. A mostra visa celebrar e divulgar as atividades do Afoxé Oxum Pandá ao longo dos anos, como espaço de militância e visibilidade da comunidade afrobrasileira. A noite também é uma homenagem à Sony Santos e Luiza Bairros, figuras do front no combate às desigualdades e discriminações contra mulheres negras, que carregam no currículo um histórico de resistência e luta pelo empoderamento feminino na sociedade.

No dia 26 (terça), a partir das 15h, o Núcleo recebe o Projeto Papo Som com o tema:Jovens Negras e a Saúde Reprodutiva. Participam da roda de diálogo como facilitadores, Rosimery Santos do setor de Políticas de Saúde da População Negra do Recife; Rosário Trindade, enfermeira sanitarista do CISAM/UPE; Helton Bruno, da Política de Saúde do Homem do Recife; e a secretária da Mulher do Recife, Elizabeth Godinho. O debate é promovido pela Política de Saúde da População Negra, Secretaria de Saúde do Recife e Núcleo de Cultura Afro-Brasileira.

Serviço:
Celebrações pelo Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Teresa de Banguela
Local: Núcleo de Cultura Afro-Brasileira, Casa 34, Pátio de São Pedro, bairro de São José
Informações: 3355.3199
Entrada Franca.

Programação:
Segunda-feira, dia 25 de julho
Abertura de Exposição 21 anos de Brilho do Sol e Resistência Negra Afoxé Oxum Pandá
Homenagem à Sony Santos e Luiza Bairros
Horário: 18h

Terça-feira, dia 26 de julho
Projeto: Papo Som
Tema: Jovens Negras e a Saúde Reprodutiva.
Facilitadores: Rosimery Santos - Política de Saúde da População Negra do Recife
Rosário Trindade – Enfermeira Sanitarista do CISAM/UPE
Helton Bruno – Política de Saúde do Homem do Recife
Elizabeth Severien – Secretaria da Mulher do Recife


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife