O Tempo Perguntou ao Tempo: últimas apresentações no Marco Camaroti

Foto: Flora Pimentel
Espetáculo e dança para crianças dá novos ares às cantigas populares de Portugal e do Brasil

O Tempo Perguntou ao Tempo, montagem que leva a plateia a acessar as lembranças da infância, continua e cartaz no Sesc Santo Amaro. As últimas apresentações acontecem nos dias 16,17,18 e 19 de junho. Das brincadeiras populares à comida de vó, doces e cantigas de roda, o espetáculo de dança para crianças, faz uma viagem pelo imaginário infantil contando pequenas histórias de bichos e de gente, com uma trilha sonora que dá novos ares às canções populares já conhecidas do público.

Lançada em 2013, a montagem é resultado de uma residência artística do Grupo Acaso em Portugal e foi realizada em conjunto com artistas locais, numa troca entre os dois países. A residência trouxe à cabo as semelhanças musicais entre as duas culturas e a trilha sonora se tornou o ponto forte desse encontro. “Fizemos uma pesquisa baseada nas parlendas portuguesas (rimas infantis) e nas brincadeiras de roda. Procuramos levar nossas influências regionais, enquanto Narciso Fernandes - que montou a trilha junto com a gente – trouxe os ritmos portugueses, foi mesclando tudo. Nossa maior preocupação era fazer algo novo com essas músicas tradicionais, então trouxemos novos elementos, como as batidas eletrônicas, pra chamar mais atenção das crianças”, explica Bárbara Aguiar, diretora do grupo.
A pesquisa envolveu também a memória dos bailarinos-criadores, já que lembranças particulares da infância de cada um ganharam os corpos e formaram as coreografias. Alguns personagens surgem para costurar as cenas carregadas também de uma linguagem teatral dramática e bem-humorada, como o sapo – uma figura caricata e malandra que aparece a todo instante -, as lesmas – sempre tentando ganhar os holofotes – e uma criança que se diverte perdida nas roupas da mãe.

A iluminação cheia de cor e ludicidade, além dos recursos de audiodescrição e tradução em libras em todas as apresentações, contribui para tornar o espetáculo divertido e envolvente para todos os públicos, adultos e crianças, resgatando, inovando e reconhecendo a função cultural do universo das parlendas.

Serviço:
O Tempo Perguntou ao Tempo
Sesc Santo Amaro – Teatro Marco Camarotti - Rua Treze de Maio, 445 – Santo Amaro
Dias 16, 17, 18 e 19 de junho
Horários: Quinta, 10h | Sexta, 16h |Sábado, 11h e 16h | Domingo, 11h e 16h.
Ingressos: R$10 e R$ 5 (meia)
**À venda na bilheteria do teatro a partir da quinta-feira.
Mais informações: facebook.com/grupoacaso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo