Forró, romarias, cultura africana, construções históricas e muito mais no Olha! Recife deste fim de semana

O Olha! Recife entrou no clima junino e traz, neste fim de semana, passeio dedicado a um dos ritmos mais característicos da região Nordeste: o forró. Além dele, também haverá tour dedicado à cultura afro, às romarias e à história do Palácio do Campo das Princesas, construção do século XIX. O projeto de sensibilização turística da Prefeitura do Recife é realizado pela Secretaria de Turismo e Lazer e garante passeios gratuitos com acompanhamento de guias de turismo.

No sábado (18) serão duas opções de passeios. Com saída às 9h, da Praça do Arsenal, o primeiro ônibus vai levar os participantes para um circuito do Forró, que pretende contar o surgimento e a história deste estilo musical tão presente na cultura nordestina. Esse ritmo, que ganha ainda mais força no mês de junho por causa do São João, conta com variantes como xote, baião e xaxado e um representante absoluto como Luiz Gonzaga, conhecido mundialmente pelo trabalho realizado ao longo de sua vida.
O tour vai passar por locais como o Pátio de São Pedro, tradicional espaço para comemores de São João e é também local onde está o Memorial Luiz Gonzaga, espaço de pesquisa dedicado ao Mestre Lua. Os participantes também serão levados ao museu Cais do Sertão, que além de todo seu acervo histórico, também conta com equipamentos multimídia que apresentam a cultura sertaneja aos visitantes.

O outro ônibus sai mais tarde, às 13h, da Praça do Arsenal. O roteiro será o Circuito das Romarias, passando pelo convento de São Félix de Cantalice, no Pina, local que abriga a capela com o túmulo de Frei Damião. De lá, o passeio segue pela Avenida Norte, onde os inscritos desembarcarão nas imediações do Largo Dom Luís e farão a pé o percurso até o Santuário do Morro da Conceição. É importante que os participantes calcem sapatos confortáveis e roupas leves para realizarem o percurso com conforto. Após o passeio, todos serão levados de volta à Praça do Arsenal.
Quem optar por um passeio sob duas rodas não pode perder o Olha! Recife Pedalando deste domingo, que será dedicado à cultura africana. O Circuito Afro sai às 9h, da Praça do Arsenal. O roteiro vai passar pela Rua da Moeda, tradicional ponto de encontro de maracatus; pela Praça da República, onde está um dos mais antigos Baobás da cidade, árvore tradicionalmente africana; e então seguirá para a Rua Estreito do Rosário, onde será contemplada a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Recife, construída por irmandade de negros escravos, que abrigou cerimônias de corações de rainhas de maracatus. O tour passa ainda pelas estátuas de Zumbi dos Palmares e Abelardo da Hora e também pelo Pátio de São Pedro, que sedia a tradicional Terça-Negra, festival semanal de divulgação da cultura afro pernambucana.
No passeio a pé, que também tem saída às 9h deste domingo, os participantes vão conhecer o Palácio do Campo das Princesas. Sede do Governo de Pernambuco, o espaço abriga também uma rica história, inclusive a da Invasão Holandesa. O grupo tem como ponto de encontro a Praça do Arsenal.
Os passeios do Olha! Recife são todos gratuitos, mas é solicitado que os participantes levem um quilo de alimento não perecível que será doado para instituições de caridade. É necessário que os interessados se inscrevam no site www.olharecife.com.br, a partir das 9h desta sexta-feira (17).

Serviço: 
Olha! Recife de Ônibus - Manhã
Tema: Circuito do Forró
Quando: Sábado (18), às 9h
Saída: Praça do Arsenal - Posto de Informações Turísticas

Olha! Recife de Ônibus - Tarde
Tema: Circuito das Romarias
Quando: Sábado (18), às 13h
Saída: Praça do Arsenal - Posto de Informações Turísticas    
*Os participantes devem calçar sapatos confortáveis e roupas leves.

Olha! Recife Pedalando
Tema: Circuito Afro
Quando: Domingo (19), às 9h
Saída: Praça do Arsenal - Posto de Informações Turísticas    

Olha! Recife a Pé
Tema: Palácio do Campo das Princesas
Quando: Domingo (19), às 9h
Saída: Praça do Arsenal – Posto de Informações Turísticas

*com informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Turismo do Recife


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo