Forró, fé e tradição no primeiro fim de semana do Ciclo Junino do Recife

Quadrilha Junina Tradição em apresentação no São João de 2015
Foto: arquivo PCR
Com uma programação que promete não deixar ninguém parado, o Sítio Trindade abre os festejos na cidade, que conta ainda com a Procissão dos Santos em Casa Amarela

Neste fim de semana o forró e a animação já tem endereço certo: o Sítio Trindade. O palco principal do Ciclo Junino 2016, promovido pela Prefeitura do Recife, abre seus portões para o arrasta pé com o 32º Concurso de Quadrilhas Juninas, o forró pé de serra do espaço Sala de Reboco, e o espetáculo “Sonho de Menino, Dominguinhos Tocador”. Completando a agenda deste fim de semana, tem ainda momento de fé e tradição na 10ª Procissão dos Santos Juninos. É o início de uma grande festa, que animará por 17 dias a cidade do Recife com muita tradição e alegria. Toda a programação é inteiramente grátis.

Na sexta (17) e no sábado (18), a partir das 19h, acontece o 32º Concurso de Quadrilhas Juninas. A cada noite, dez Quadrilhas Juninas se apresentam no Palhoção montado no Sítio da Trindade, dando início à disputa pelo título de campeã de 2016. A competição segue pelos dias 20, 21 e 22 e as quadrilhas campeãs serão conhecidas na grande final que acontece nos dias 24 e 25 de junho.

No espaço Sala de Reboco, montado especialmente para remeter ao típico cenário de interior, o Forró Pé de Serra reina absoluto até o último dia de festa. E nesta sexta (17), duas atrações abrem o espaço e convidam o público para gastar o chinelo da sandália: o forrozeiro Ronaldo do Acordeon, e o Trio Mandacratu. No sábado (18), quem comanda o forró no local é o Trio Cultural e o cantor Assisão. No domingo (19), fecha o primeiro fim de semana, o Trio de Forró Corisco do Sertão e Afarinhada. A Sala de Reboco começa a funcionar a partir das 20h. 

No domingo (19), a festa abre espaço para a fé e tradição. A comunidade de Casa Amarela, Zona Oeste do Recife, sedia a 10ª edição da Procissão dos Santos Juninos. A concentração será às 17h, no pátio da Igreja do Morro da Conceição, e o cortejo tem a saída prevista para as 18h. Os fieis seguirão pela Rua da Harmonia e Estrada do Arraial, com destino ao Sítio da Trindade. O cortejo será acompanhado por vinte bandeiras de vários municípios da Região Metropolitana, além de banda de música e trio pé de serra. 

No domingo (19) tem novidade na programação do Ciclo Junino do Recife. É a apresentação do espetáculo “Sonho de menino, Dominguinhos Tocador”, uma parceria para comemorar os 45 anos do Quinteto Violado e os 20 anos da Quadrilha Junina Raio de Sol que resultou num espetáculo que reúne música, dança e poesia. A trajetória de Dominguinhos será encenada e dançada por 120 brincantes da quadrilha, contada nos versos do poeta e escritor Jessier Quirino, e cantada ao vivo pelo Quinteto Violado. Com muita irreverência, as coreografias misturam movimentos da dança popular como o forró, coco, ciranda e o xaxado, com os movimentos típicos das quadrilhas juninas como, anavatus, anarriês, grandes rodas e passeios. Serão duas apresentações neste domingo, uma às 18h e outra às 20h.

Confira a programação:
Sexta, 17 de junho

PALHOÇÃO (Eliminatória do 32º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas)
19h  QUADRILHA JUNINA LUMIAR       
19h35  QUADRILHA JUNINA BRILHO DE OURO     
20h10  QUADRILHA JUNINA TERROR DO ALTO     
20h45  QUADRILHA JUNINA TRADIÇÃO  
21h20  QUADRILHA JUNINA XAPÉU DE PALHA     
22h00  QUADRILHA JUNINA MANDACARU   
22h35  QUADRILHA JUNINA MAGIA MATUTA     
23h10  QUADRILHA JUNINA DONA MATUTA
23h45  QUADRILHA JUNINA ZABUMBA  
00h20  QUADRILHA JUNINA TRADIÇÃO CITY
SALA DE REBOCO
20h    RONALDO DO ACORDEON
22h    TRIO MANDACRATU

Sábado, 18 de junho
PALHOÇÃO (Eliminatória do 32º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas)
19h    QUADRILHA JUNINA PÉ DE MOLEQUE    
19h35   QUADRILHA JUNINA CHICLETE COM BANANA    
20h10  QUADRILHA JUNINA VAI VAI NA ROÇA   
20h45  QUADRILHA JUNINA MISTURA MATUTA        
21h20  QUADRILHA JUNINA MARACABARRO   
22h00 QUADRILHA JUNINA 100 HORA MANIA NORDESTINA
22h35  QUADRILHA JUNINA ZÉ MATUTO    
23h10  QUADRILHA JUNINA MISTURA DE COR
23h45  QUADRILHA JUNINA TOM MAIOR   
0h20    QUADRILHA JUNINA ORIGEM NORDESTINA
SALA DE REBOCO
20h    TRIO CULTURAL
22h    ASSISÃO

- Domingo, 19 de Junho

PROCISSÃO DOS SANTOS JUNINOS
17h Concentração (Pátio da Igreja do Morro da Conceição)
18h Cortejo até o Sítio da Trindade.
PALHOÇÃO – SÍTIO TRINDADE
18h  ESPETÁCULO SONHO DE MENINO - DOMINGOS CANTADOR - QUINTETO VIOLADO E QUADRILHA RAIO DE SOL 
20h  ESPETÁCULO SONHO DE MENINO - DOMINGOS CANTADOR - QUINTETO VIOLADO E QUADRILHA RAIO DE SOL
SALA DE REBOCO
20h  TRIO DE FORRÓ COURISCO DO SERTÃO

22h  AFARINHADA

*Com informações da assessoria de imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife