Poéticas Latino-Americanas em Exibição no Amoeda Digital em Maio

Vitrais - Cecília Araújo
O Cineclube Amoeda Digital retoma as sessões da sua terceira temporada nesta quarta (4) com a presença da cineasta Cecília Araújo e a exibição do clássico filme latino-americano, Memórias do Subdesenvolvimento (1968), de Tomás Gutiérrez Alea. A sessão será a partir das 19h30, no Bar Teatro Mamulengo, com entrada gratuita.

Antes da exibição do longa, será projetado o curta Vitrais (1999), dirigido e roteirizado pela realizadora convidada, Cecília Araújo. Em Vitrais, a vida e a obra da vitralista franco-brasileira Marianne Peretti. Marianne foi a única mulher a integrar a comitiva de artistas que acompanharam o arquiteto Oscar Niemayer na construção da Capital Federal. Um caleidoscópio de imagens e cores com a fotografia de Jane Malaquias, montagem de Paulo Sacramento e direção musical de Otto e Pupilo.


Cecília é diretora, roteirista, produtora e continuísta. Trabalhou para diversos filmes da retomada do cinema brasileiro, em especial, como assistente de direção em Texas Hotel (1999), de Cláudio Assis, A História da Eternidade (2003), de Camilo Cavalcanti; e como assistente de produção em Baile Perfumado (1996), de Paulo Caldas e Lírio Ferreira. Estudou Cinema na EICTV, em Cuba, e de lá construiu uma carreira marcada pelos diversos sotaques latino-americanos com produções para TAL TV e TV Cultura. Em 2015 filmou Te Sigo, seu primeiro longa-metragem, em fase de finalização.

Como curadora da sessão de maio do Cineclube Amoeda Digital, Cecília selecionou para o público conferir o filme caribenho Memórias do Subdesenvolvimento. Ficção com passagens documentais sobre a revolução socialista cubana, inspirado no neo-realismo italiano. O filme é baseado no romance do escritor Edmundo Desnoes. O longa percorre as ruas da capital Havana, após a família do personagem Sérgio migrar para os Estados Unidos fugida do regime político instituído na ilha castrista.

O Cineclube tem o patrocínio do Funcultura, por meio da Fundarpe, Secretaria de Cultura do Estado e Governo de Pernambuco, e apoio do Bar Teatro Mamulengo.

Serviço:
CC Amoeda Digital exibe “Vitrais” e “Memórias do Subdesenvolvimento”
Quarta-feira, 4 de maio.
19h30
Bar Teatro Mamulengo - Praça do Arsenal, s/n. Recife Antigo
Entrada gratuita
Informações: E-mail: amoedadigital@gmail.com

Fanpage: http://www.facebook.com/pages/Cineclube-Amoeda-Digital/124667651021942 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2ª Edição do Quinta Cultural conta com artesanato, dança, teatro e poesia

Livro infantil “A Boneca Fuxiquita” aborda temas como finitude, resiliência e ancestralidade, a partir da relação entre avó e neta

Carna North Way promete muita folia e animação para os foliões