Circo Caravana por diversas cidadespernambucanas com espetáculo inclusivo

Foto: divulgação
Projeto liderado pelo Circo Caravana Tapioca põe nas ruas a magia do circo
 
Depois de passar por quatro cidades do interior de Pernambuco, com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o espetáculo Circo Caravana iniciou temporada no Recife. A atração, que tem foco na acessibilidade comunicacional para portadores de deficiência visual e auditiva, conta com os recursos de audiodescrição e libras. Ancorado na descentralização da cultura, promoção da tradição circense e fomento da cultura do chapéu, o coletivo leva as apresentações para espaços públicos. Olinda, Camaragibe, Betânia e Flores também estão na agenda do grupo.
 
A montagem é apresentada por um casal de artistas viajantes, Cavaco e Nina, interpretados pelos atores e artistas circenses Anderson Machado e Giulia Cooper, que sob uma encenação ludo-cômica apresenta seis números circenses, sempre rimando circo com música e teatro. O grande faquir encantador de serpentes, a mulher mais forte do mundo e a foca equilibrista são alguns dos números que prometem surpreender e encantar o público de todas as idades. Para tal, os atores aderem à estética da palhaçaria clássica.
 

Para o fundador do Caravana Tapioca e diretor do espetáculo, Anderson Machado, o projeto “Circo sem Fronteiras" faz parte do direcionamento do grupo em procurar levar a cultura e os seus desdobramentos, como o desenvolvimento social, para quem não tem acesso. “Não basta apenas incluir no que diz sentido ao acesso, mas a todas as outras inclusões que regem a sociedade”, pontua Anderson Machado.
 
Sobre o Circo Caravana Tapioca: O grupo foi fundado há seis anos no Recife pelos atores e artistas circenses Anderson Machado e Giulia Cooper, que há anos desenvolviam suas pesquisas e atuações separadamente. A união deu origem a um vasto repertório de números e espetáculos que mesclam circo, teatro, música, e riso no processo de investigação do grupo. O Circo Caravana Tapioca vem se apresentando em palcos e picadeiros de todo o Brasil, realizando também diversas turnês pelo agreste e sertão nordestino, optando por realizar espetáculos na rua, como forma de democratização da arte e formação de plateia, quebrando a rotinas das cidades e desenvolvendo a sensibilidade do público para as artes. 

Confira a agenda de apresentações:
8/5 – 17h
Praça do Carmo – Olinda
13/5 – 19h
Rua Severino Bernardino Pereira (em frente ao Caldinho do Biu)
Alto José do Pinho – Recife
14/5 – 17h
Parque Dona Lindu – Av. Boa Viagem – Recife
15/5 – 16h30
Parque Camaragibe – Camaragibe
21/5 – 19h
Praça Central da Vila de São Caetano – Betânia
22/5 – 18h

Academia das Cidades (próxima à Praça Padre Cícero) - Flores

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Silvério Pessoa é o primeiro convidado do projeto Sábado no Paço

Spok, Silvério Pessoa, Marron Brasileiro e diplomação de Patrimônios Vivos do Recife são atrações do Paço do Frevo neste fim de semana

Festival Reside Amaro promoverá performances, ações e cenas teatrais gratuitas no bairro de Santo Amaro