Circo Caravana por diversas cidadespernambucanas com espetáculo inclusivo

Foto: divulgação
Projeto liderado pelo Circo Caravana Tapioca põe nas ruas a magia do circo
 
Depois de passar por quatro cidades do interior de Pernambuco, com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o espetáculo Circo Caravana iniciou temporada no Recife. A atração, que tem foco na acessibilidade comunicacional para portadores de deficiência visual e auditiva, conta com os recursos de audiodescrição e libras. Ancorado na descentralização da cultura, promoção da tradição circense e fomento da cultura do chapéu, o coletivo leva as apresentações para espaços públicos. Olinda, Camaragibe, Betânia e Flores também estão na agenda do grupo.
 
A montagem é apresentada por um casal de artistas viajantes, Cavaco e Nina, interpretados pelos atores e artistas circenses Anderson Machado e Giulia Cooper, que sob uma encenação ludo-cômica apresenta seis números circenses, sempre rimando circo com música e teatro. O grande faquir encantador de serpentes, a mulher mais forte do mundo e a foca equilibrista são alguns dos números que prometem surpreender e encantar o público de todas as idades. Para tal, os atores aderem à estética da palhaçaria clássica.
 

Para o fundador do Caravana Tapioca e diretor do espetáculo, Anderson Machado, o projeto “Circo sem Fronteiras" faz parte do direcionamento do grupo em procurar levar a cultura e os seus desdobramentos, como o desenvolvimento social, para quem não tem acesso. “Não basta apenas incluir no que diz sentido ao acesso, mas a todas as outras inclusões que regem a sociedade”, pontua Anderson Machado.
 
Sobre o Circo Caravana Tapioca: O grupo foi fundado há seis anos no Recife pelos atores e artistas circenses Anderson Machado e Giulia Cooper, que há anos desenvolviam suas pesquisas e atuações separadamente. A união deu origem a um vasto repertório de números e espetáculos que mesclam circo, teatro, música, e riso no processo de investigação do grupo. O Circo Caravana Tapioca vem se apresentando em palcos e picadeiros de todo o Brasil, realizando também diversas turnês pelo agreste e sertão nordestino, optando por realizar espetáculos na rua, como forma de democratização da arte e formação de plateia, quebrando a rotinas das cidades e desenvolvendo a sensibilidade do público para as artes. 

Confira a agenda de apresentações:
8/5 – 17h
Praça do Carmo – Olinda
13/5 – 19h
Rua Severino Bernardino Pereira (em frente ao Caldinho do Biu)
Alto José do Pinho – Recife
14/5 – 17h
Parque Dona Lindu – Av. Boa Viagem – Recife
15/5 – 16h30
Parque Camaragibe – Camaragibe
21/5 – 19h
Praça Central da Vila de São Caetano – Betânia
22/5 – 18h

Academia das Cidades (próxima à Praça Padre Cícero) - Flores

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O espetáculo O Diário Quase Ridículo de Aurora chega em Quipapá

Programação de Carnaval do RioMar Recife conta com shows gratuitos para animar foliões de todas as idades

Paulino Moska chega ao Recife com o show "Os Violões Fênix do Museu Nacional"