Homenagem a Claude Chabrol na Aliança Francesa


Considerado um dos principais expoentes da 
Nouvelle Vague, com seu filme Le Beau Serge (1958) sendo eleito por muitos especialistas como o marco inicial do movimento cinematográfico francês, Claude Chabrol dirigiu, produziu, roteirizou e atuou em diversas vertentes do cinema ao longo de cinco décadas. Nos dias 22 e 23 deste mês, ele será homenageado em mostra promovida pela Aliança Francesa Recife, com entrada franca.

Focado em assuntos aparentemente triviais, o maior acerto de Chabrol ao longo de sua carreira foi demonstrar como o cuidado com a estética na sétima arte é eficaz para evidenciar a realidade do mundo em sociedade. Após as sessões na Aliança Francesa, haverá debate comandado por Catarina Andrade, Doutoranda em Comunicação e autora do livro “As fronteiras da Representação – Imagens periféricas no cinema francês contemporâneo”. Confira a programação:

2219h30
La Cérémonie:
(Não recomendado para menores de 14 anos)
Sophie (Sandrine Bonnaire) é contratada por Catherine Lelièvre (Jacqueline Bisset) para cuidar da rica mansão de sua família, no interior da França. Silenciosa e eficiente, Sophie logo faz amizade com Jeanne (Isabelle Huppert), responsável pelo correio local. O patriarca da família Lelièvre, Georges (Jean-Pierre Cassel), não aprova esta proximidade. Quando Melinda (Virginie Ledoyen), a filha mais velha, descobre o segredo de Sophie, o relacionamento cordial entre patrões e empregada acaba de vez.

23 19h30
La fleur du mal:
(Não recomendado para menores de 14 anos)
Anne, uma das integrantes mais jovens de uma tradicional família francesa, decide concorrer à prefeitura de sua cidade. No entanto, sua campanha sofrerá complicações quando um antigo caso de assassinato não solucionado durante a Segunda Guerra Mundial – cuja principal suspeita é uma antepassada de Anne – ressurge para assombrar a família.

* Informações da Assessoria de Comunicação

Serviço:
Mostra Claude Chabrol
Aliança Francesa
Rua Amaro Bezerra, 466 - Derby
22 e 23 de janeiro 19h30
3202 6262



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo