Grupo Totem demonstra pesquisa sobre rituais e corpo

Foto: Fernando Figueirôa
Imerso na pesquisa "Rito Ancestral Corpo Contemporâneo", desde de junho de 2015, o Grupo Totem realiza a primeira demonstração pública nesta segunda-feira (30) às 16h30. A apresentação acontece na Escola Municipal de Arte João Pernambuco, bairro da Várzea, dentro da XVI Mostra de Artes Cênicas A Porta Aberta.

Como um verdadeiro work in progress, a pesquisa que resgata a ancestralidade e a importância do ritual para a contemporaneidade. Desde que surgiu na cena recifense, há 27 anos, o Totem busca quebrar as fronteiras entre as linguagens e passeia fluidamente pelo teatro, pela dança e pela performance, construindo uma poética híbrida. Nesse projeto, tem desenvolvido encontros com a alma, o corpo e a voz de povos indígenas pernambucanos.


O PROCESSO

Em agosto desse ano, o grupo visitou o Povo Pankararu, no município de Tacaratu. O primeiro ritual vivenciado com os indígenas foi o 'Menino do Rancho'. Através dessa residência, foi possível perceber o corpo em ritual. Em um ato único encontram-se a dança, a performance, o teatro, o ritual, em gestos, postura, olhar e canto, uma poética ritual em total consonância com a tradição indígena.

Com essa imersão, o grupo volta às raízes do teatro, que se conecta com o ritual, segundo o pensamento de Antonin Artaud. "Acreditamos na transformação do humano através da arte e do teatro. No Totem, há uma experiência sensitiva e subjetiva, trabalhamos muito com os simbolismos", conta Taína Veríssimo. 

Depois da visita ao Povo Pankararu, o grupo tem feito estudos de performance e antropologia, a partir de autores como Richard Schechner e Cassiano Sydow Quilici, e laboratórios vivenciais, nos quais cada membro buscou símbolos a partir das indumentárias pertencentes ao ritual destes índios. Cada um buscou o seu animal sagrado de poder e construiu a sua 'cinta sagrada’, descobertos a partir de laboratórios ritualísticos, que contaram com técnicas de relaxamento, respiração, interação com os sentidos, experiências corporais com os elementos da natureza (água, terra, ar e água) e pintura corporal.

Tendo o teatro de Antonin Artaud, espécie de guia espiritual, e nesta pesquisa, a performer americana  Meredith Monk, entre as principais referências, o Totem também tem realizado um potente trabalho de corpo e voz com o bailarino e performer Conrado Falbo.

O PROJETO

A pesquisa"Rito Ancestral Corpo Contemporâneo", com incentivo do FUNCULTURA, segue até 2016. Para vivenciar novas experiências ritualísticas, o Grupo TOTEM deve visitar mais dois povos indígenas pernambucanos onde farão intercâmbios culturais, que perpassam por trocas rituais, performáticas e espirituais. Ao final, haverá uma apresentação fruto de toda a investigação corporal-expressiva-ritual.

Serviço:
1ª Demonstração da pesquisa "Rito Ancestral Corpo Contemporâneo"
Escola Municipal de Arte João Pernambuco, bairro da Várzea
Segunda (30/11) 16h30
Gratuito


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife