PUBLIQUE-­SE! Festival de Publicação Independente começa amanhã

A Livrinho de Papel Finíssimo Editora preparou com muito apuro a programação do PUBLIQUE-­SE! Festival de Publicação Independente, que acontece entre os dias 27 de outubro e 01 de novembro de 2015, no Museu da Cidade do Recife - MCR. As atividades foram pensadas para públicos com necessidades diversas e acontecem das 9 da manhã até a noite. O projeto conta com incentivo do Funcultura - Fundo de Incentivo à Cultura de Pernambuco.
Diante do grande crescimento da publicação independente no Brasil, das também crescentes dificuldades de posicionamento de mercado que enfrentam as pequenas editoras e da importância dessas editoras para a bibliodiversidade surgiu este projeto. Primeiro encontro realizado no Nordeste voltado especialmente para o tema, o PUBLIQUE-SE! pretende criar um ambiente em que artistas, editores e autores, além do público interessado, possam vivenciar esse mundo de modo intenso.
A programação (festivalpubliquese.com.br/programacao) envolve temas que interessam ao campo editorial independente, com atividades de formação, exposição, feira e ateliêde publicação. O Museu vai se transformar em um ambiente editorial com acesso gratuito ao público. O mote principal do PUBLIQUE-SE! é a autopublicação, ou publicação independente, desde a criação ao escoamento da produção. Para tanto, foram concebidos espaços para a reflexão e a prática, mas também o encontro e a troca de saberes entre elos de toda a cadeia produtiva do livro autoral.
Formação
As atividades voltadas para a formação são estruturadoras para o PUBLIQUE-SE! A elas será dedicada a maior parte do tempo de programação. As manhãs de segunda a sábado serão das oficinas, voltadas aos praticantes da publicação autoral que demandam aprendizagens potencializadoras da sua produção. São elas: Encadernação para Publicação de Livros, por Daniel Barbosa (PR); Autopublicação em Quadrinhos, Arte e Literatura, por S. Lobo (RS) e Publicar-se como Força da Natureza, por André Telles do Rosário (SP). As oficinas tiveram seleção prévia a partir de inscrições gratuitas.
Para as tardes, foram programadas palestras marcadas pelos percursos conceituais e metodológicos encampados em frentes tão variadas quanto a acessibilidade e rede cartonera. Participam como ministrantes Tatiana Martins (Fotolibras - PE), Thémis Lima (Editora Tribos - RN) e André Arribas (Pé de Letra – PE). Para apresentar sua caminhada desde os tempos dos fanzines autorais às grandes editoras, das HQs aos romances, com destaque para a importância do seu caderno de artista é Lourenço Mutarelli (SP).
Debates que podem atrair um público mais amplo, que se interessa por cultura e contemporaneidade irão ocupar as noites de terça a sábado. Direitos autorais, formas de financiamento, escoamento de produção e questionamentos sobre o fim do livro serão discutidos entre Fábio Andrade (UFPE - PE) e Alex Silva de Jesus (UFPE - PE), com mediação de Rodrigo Acioli; S. Lobo (RS) e Wellington Mello (Fundarpe - PE), com mediação de Sabrina Carvalho; Lívio Meireles (Casa - PE), Rogério Robalinho (Bienal do Livro - PE), João Varella (Lote 42 - SP) e Ana Rocha (Polvilho Editora - SP); Fred Cajú, da Editora Castanha Mecânica e Demétrios Galvão (Acrobata - PI), com mediação de Camilo Maia.
Exposição
O PUBLIQUE-SE! promove também exposição coletiva de livro de artista em duas modalidades: obras que estarão fisicamente expostas e liberadas para manuseio pelo público e vídeo realizado por Irma Brown a partir de fotografias de livros, que por qualquer razão não poderiam estar expostos. Cada categoria está concorrendo a prêmios no valor de R$ 2.942,55 (valor bruto de 3.000, com dedução de R$ 57,45, referentes aos tributos segundo a legislação de premiação).
Através do projeto expográfico assinado por Gustavo Albuquerque, pretende-se criar um ambiente propício à reflexão sobre as possibilidades do livro em estreito diálogo com as artes gráficas e visuais. A curadoria esteve a cargo de Betânia Corrêa de Araújo e Sabrina Carvalho (Livrinho de Papel Finíssimo), a partir da ideia de “Cadernos que viram livros que viram cadernos”.
Ateliê
Publicação na hora! Um ateliê editorial montado com todo o equipamento básico para publicação de livros: computadores, máquinas impressoras/fotocopiadoras, papel e material de montagem artesanal. Aberto à participação do público, os textos apresentados podem ser poemas, crônicas, minicontos e ilustrações. O autor pode acompanhar e participar ativamente de todo o processo editorial independente, ou seja, da edição, editoração, impressão e montagem de livros. No final do evento, serão lançados livretos com esses conteúdos.
O Ateliê PUBLIQUE-SE! esteve presente na X Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, no início deste mês, em atividade que culminou com o lançamento de dois volumes impressos. 
Feira 
Em resposta a convocatória lançada pelo Festival, 24 editoras independentes de diversos estados do Brasil foram selecionadas para compor a Feira PUBLIQUE-SE!, que acontece nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, na Praça D’Armas do Museu da Cidade do Recife.
O objetivo dessa ação é reunir e apresentar a Pernambuco a crescente produção de escritores, fanzineiros, ilustradores e artistas visuais que já circulam em feiras independentes de todo o Brasil (como as feiras Plana, Tijuana e Estampa).
Além das mesas destinadas a editoras com o mínimo de três títulos publicados, outras duas serão reservadas para comercialização por editoras independentes com até dois títulos e para distribuição gratuita de publicações autorais. Para alimentar além das almas, haverá feira de comida de rua. 
Serviço:
PUBLIQUE-­SE! Festival de Publicação Independente
27 de outubro a 01 de novembro de 2015
Museu da Cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas
Praça das Cinco Pontas, s/n - São José - Recife - PE
fcbk: festivalpubliquese

Acesso gratuito a todas as atividades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife